Conversa: Extensão Entreolhares

Três encontros virtuais com temas de relevância e convidados especiais fazem parte da programação promovida pelo Departamento de Educação e Desenvolvimento Social para o 21º Salão de Extensão. Os debates ocorrerão sempre às 18h, nos dias 15, 16 e 17 de setembro, e reunirão representantes da UFRGS e de outras universidades do Brasil e da América Latina. A veiculação ocorrerá nos canais do DEDS e da Pró-Reitoria de Extensão no YouTube.

“Nesse tempo de experimentação do formato digital da principal Mostra de Extensão da UFRGS, as conversas Extensão Entreolhares multiplicam as lentes que focam o fazer extensionista na universidade, estabelecendo uma ponte entre a UFRGS e outras instituições”, ressalta a diretora do DEDS, Rita Camisolão.  “O encontro dos professores José Geraldo e Alan Brito, Juan Medina e Bruno Mello, Lisbeth Oliveira e Pedro Costa, configura um potente espaço de formação sobre diretrizes, princípios e desafios da extensão, sobretudo nesse período de distanciamento social, onde o contato humano se faz tão difícil”, completa.

A programação inicia na terça-feira do Salão (15/09), com o debate “Educação e formação cidadã”, reunindo José Geraldo de Sousa Júnior, professor da Faculdade de Direito e ex-reitor da Universidade de Brasília, e Alan Alves Brito, docente do Instituto de Física e diretor do Observatório Astronômico da UFRGS. No dia seguinte, o encontro será entre Juan Manuel Medina, da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidad Nacional de Rosario (Argentina) e Bruno César Euphrasio de Mello, docente da Faculdade de Arquitetura da UFRGS. A série se encerra na quinta (17), com o debate entre Lisbeth Oliveira, professora da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás, e Pedro de Almeida Costa, docente da Escola de Administração da UFRGS.

Rita também destaca que os encontros se propõem a deixar um legado de reflexão para o papel da Universidade: “os temas geradores das conversas foram os elementos que provocaram a reflexão sobre a Universidade que queremos, seu compromisso político e social e também sobre a importância da participação das comunidades na criação e realização de projetos. Sustentabilidade, tecnologias sociais, curricularização da extensão, direitos humanos, extensão e movimentos sociais, articulação entre extensão-ensino-pesquisa foram alguns dos tantos conceitos e temas que fizeram com  que a conversa que propusemos seja apenas o início de uma longa prosa que deve continuar, entre outros sujeitos, depois do Salão”, destaca.


PROGRAMAÇÃO – EXTENSÃO ENTREOLHARES

Terça, 15/09, 18h – Educação e formação cidadã
Com José Geraldo de Sousa Júnior (UnB) e Alan Alves Brito (UFRGS)

Quarta, 16/09, 18h – Ação e transformação social
Com Juan Manuel Medina (UNR) e Bruno César Euphrasio de Mello (UFRGS)

Quinta, 17/09, 18h – Inovação e sustentabilidade
Lisbeth Oliveira (UFG) e Pedro de Almeida Costa (UFRGS)

Plataformas de veiculação: canais do DEDS e da Pró-Reitoria de Extensão no YouTube.