Publicado em 18 de outubro de 2019 0

Foto: Secom/UFRGS

Ponto UFRGS, presente!

0

Na semana de 21 a 25 de outubro, durante o Salão UFRGS 2019, a loja Ponto UFRGS Institucional estará no Solarium do Instituto de Letras, no Campus do Vale. O projeto de levar produtos artísticos a eventos da Universidade é uma proposta de aproximação da loja, cuja sede fica no Anexo I da Reitoria, com o corpo universitário. “Sempre tivemos a preocupação de estar mais perto da comunidade acadêmica em outros locais da Universidade, uma vez que nosso objetivo é estabelecer contato e valorizar questões como o pertencimento com a marca UFRGS”, explica Eduardo Cardoso, diretor do espaço. Ele conta que a ideia de participar de maneira itinerante em eventos surgiu tanto de convites da própria Universidade quanto da vontade da loja de comparecer em diferentes ambientes – estar presente.

Além de expor produtos elaborados e produzidos por bolsistas, funcionários e estudantes do curso de Design, a Ponto UFRGS Itinerante proporcionará quatro oficinas criativas. Os encontros, que ocorrerão nos dias 22, 23 e 24 a partir das 9h, no Solarium, abordam temas como a colorização de fotografias e pinturas com aquarela, a caligrafia chinesa e colagens com flores.

As duas primeiras oficinas contam com a produção de pinturas. A “Colorização de Fotografias com Aquarela” trata da aplicação da técnica de aquarelas especiais sobre fotografias em preto e branco. Já a “Pintura com Pigmentos Naturais” traz o processo de extração de pigmentos a partir de elementos como chás e flores e, depois, a prática em pinturas criadas pelos alunos. A “Arte da Caligrafia Chinesa”, parceria com o instituto Confúcio, aborda a história, estilos e técnicas básicas da cultura em questão. Por fim, a oficina “Colagem de Flores” iniciará com uma visita guiada pelos jardins do Campus do Vale, em que os participantes aprenderão curiosidades sobre as espécies de plantas. Depois, com as flores escolhidas, colagens artísticas serão desenvolvidas.

Juliana Motta, produtora cultural da Ponto UFRGS, afirma que diversos produtos vendidos na loja são oriundos das oficinas e vice-e-versa. A de Colagem de Flores, por exemplo, é inspirada pelo herbário da universidade, localizado no Campus do Vale. Suas plantas já são estampa de cadernos e agendas da loja e, agora, viraram tema de oficina. “São momentos muito ricos de troca e de criação que abrem oportunidade para que os participantes gerem produtos que podem vir a ser utilizados”, comenta Cardoso.

A Ponto UFRGS Institucional é um projeto de vivência acadêmica e influência artística dentro da Universidade. Vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (PROREXT), é totalmente autossuficiente, e os trabalhos comercializados sustentam as novas produções. A iniciativa busca a valorização cultural e o reforço da identidade da marca para – e com a universidade.

 

Por Mariana Bier

Tags: , ,




Comments are closed.

Voltar ao topo ↑