Publicado em 25 de outubro de 2019 0

Foto: Gustavo Diehl/UFRGS

Cerimônia no Salão de Atos premia os destaques do XIV Salão UFRGS Jovem

99 trabalhos de escolas públicas e privadas apresentados nesta edição foram premiados. Evento tem como objetivo estimular o interesse dos jovens pela ciência
0

A manhã desta sexta-feira, 25, foi marcada pela cerimônia de encerramento do XIV Salão UFRGS Jovem. Durante o evento, realizado no Salão de Atos da Universidade, foram premiados 99 trabalhos de escolas públicas e privadas de Educação Básica e Profissional Técnica de Nível Médio, em quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

O XIV UFRGS Jovem ocorreu ao longo desta semana, no Campus do Vale, e contou com a apresentação de 410 trabalhos desenvolvidos por alunos de 77 escolas públicas e privadas, de Porto Alegre, Região Metropolitana e interior do Estado. Uma comissão composta por 68 pessoas, entre professores, técnicos-administrativos e pós-graduandos, avaliou os trabalhos e selecionou os Destaques, premiados na cerimônia de hoje.

Um dos trabalhos destacados na categoria Ciências da Natureza e suas Tecnologias foi Ansiedade na performance acadêmica de estudantes do 3º ano do ensino médio, desenvolvido por alunas do Colégio Santa Inês, de Porto Alegre, sob orientação do professor Maurício Campos. A partir de leituras e entrevistas com profissionais, as estudantes do 2º ano do Ensino Médio Diana Cela, Juliana Carraro, Maria Eduarda Macedo e Rafaela Bergman aplicaram um formulário para discentes do 3º ano inquirindo sobre quatro aspectos: hábitos alimentares, atividade física, sono e perfil psicológico. Não é a primeira participação delas no UFRGS Jovem: em 2017, as estudantes apresentaram um trabalho sobre ergonomia cervical. Para elas, a melhor parte de participar do evento é iniciar o contato com a pesquisa e aprender a fazer trabalhos acadêmicos. Essa aproximação com o ambiente acadêmico já está trazendo resultados: Diana conta que quer estudar Medicina e trabalhar com pesquisa na área de infectologia.

Nós seguimos as pegadas dos nossos ancestrais é o título de outro trabalho premiado, dessa vez na categoria Ciências Humanas e suas Tecnologias. Os alunos da turma Alfa 4 do Colégio de Aplicação da UFRGS trabalharam questões como racismo e ancestralidade a partir de entrevistas com avós das crianças, lideranças e pessoas da comunidade. A professora que orientou os estudantes, Tanise Müller, ressaltou o apoio dos pais ao projeto e conta como o trabalho ajudou as crianças a ampliar a visão sobre o tema. “Agora elas começam a problematizar coisas como: quantos professores negros nós temos? Quantos alunos negros tem aqui?”, exemplifica. A turminha já é bicampeã no UFRGS Jovem: ano passado, os alunos foram premiados por um trabalho sobre o sistema solar revisitado, em que aprendiam como os quilombolas e os indígenas viam o céu.

O pró-reitor de Pesquisa da UFRGS, Rafael Roesler, afirmou que o UFRGS Jovem é, dos eventos que integram o Salão UFRGS, o mais bonito e emocionante. “É um orgulho receber esses jovens cientistas que, talvez, sejam nossos alunos daqui a alguns anos”, disse. Roesler ressaltou o alto nível da produção acadêmica da UFRGS e que o evento proporciona que os jovens comecem a vivenciar essa realidade. “Se fazemos balbúrdia, é a balbúrdia que vocês viram nesta semana, a balbúrdia da ciência e do conhecimento”, afirmou, arrancando aplausos calorosos da plateia. “Mesmo com as dificuldades de financiamento, seguiremos trabalhando para que esse bem público da sociedade gaúcha, a UFRGS, siga atuante”, concluiu.

Sobre o UFRGS Jovem – O Salão UFRGS Jovem é uma atividade de cunho científico-tecnológico-cultural promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa. O evento busca promover a interlocução entre os alunos da Educação Básica e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio e a comunidade em geral a partir da exposição das pesquisas desenvolvidas no ambiente educacional. Confira a relação com todos os trabalhos premiados. O UFRGS Jovem integra o Salão UFRGS, juntamente com os salões de Iniciação Científica, Extensão, EDUFRGS e Ensino e a FINOVA. A cerimônia de premiação do Salão UFRGS ocorre hoje, às 16h, também no Salão de Atos da Universidade.

Tags: , , ,




Comments are closed.

Voltar ao topo ↑