Palestrantes do Salão UFRGS 2020:


Alan Alves Brito
Live Ciência na Escola e na Sociedade: novas redes de conhecimento, inovação e sustentabilidade no Rio Grande do Sul

Graduado em Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), com mestrado e doutorado em Ciências (Astrofísica Estelar) pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP). Foi pesquisador visitante em centros de pesquisa em Portugal e Alemanha, tendo realizado estágios de pós-doutorado no Chile e na Austrália. Atualmente é professor adjunto no Instituto de Física da UFRGS, onde pesquisa temas voltados à evolução química de diferentes populações estelares da Via Láctea e à educação e divulgação de Astronomia e Física, incluindo questões decoloniais, étnico-raciais, de gênero e suas intersecções nas ciências exatas. Membro da União Astronômica Internacional, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, da Sociedade Astronômica Brasileira, da Sociedade Brasileira de Física e da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as), foi eleito em 2014 Membro Correspondente da Academia de Ciências da Bahia. É diretor do Observatório Astronômico da UFRGS desde 2017. Coordena o Portuguese Language Office of Astronomy for Development (PLOAD) e é representante brasileiro no Office for Education, ambos da União Astronômica Internacional. É membro da diretoria da Sociedade Astronômica Brasileira e integra os Grupos de Trabalho para Questões de Gênero e Equidade Racial da Sociedade Brasileira de Física. 


Ana Paula Kloeckner
TalkDesenvolvendo competências para inovação: o Design Thinking além das ferramentas

Doutora em Engenharia de Produção pela UFRGS e pesquisadora sobre Gestão de Projetos, Agilidade, Inovação e Design Thinking. Autora do livro “Fast Startup Design”, desenvolveu o jogo Design Thinking Game ®️. É mentora da Winter School e da Maratona de Empreendedorismo da UFRGS e integra o Programa de Empreendedorismo da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico da UFRGS (Sedetec).

Link de transmissão: https://www.facebook.com/events/3489679101099791


Claudia Simone Antonello
Live Onde aTerrar? A potência da capacidade de criar novos modos de existência e convivência

Bolsista produtividade CNPq e doutora em Administração pela UFRGS. Professora e pesquisadora que desenvolve estudos acerca de abordagens críticas, não ortodoxas, relacionadas à constituição de saberes e do trabalho na sociedade contemporânea no PPG em Administração e na Escola de Administração da Universidade. Suas investigações contemplam as múltiplas realidades engendradas pela e na sociedade, bem como suas interfaces com as organizações nas seguintes linhas de pesquisa: Trabalho, saberes e práticas em organizações; Trajetórias de participação: diversidade e desigualdades; Topologias da mudança social; A vida social dos métodos; Formação e pesquisa em administração. Possui publicações nacionais e internacionais sobre aprendizagem nas organizações. Organizadora dos livros “Novos Horizontes da Gestão: Competências e Aprendizagem Organizacional” (2005) e “Aprendizagem Organizacional no Brasil” (Artmed/Bookman, 2011), obra que conquistou o primeiro lugar na Categoria Economia, Administração e Negócios do 54º. Prêmio Jabuti em 2012. Em 2019, recebeu o primeiro Prêmio Rolando Beulke de Melhor Docente da Escola de Administração. 


João Mattar
Live Ensino Remoto e EaD: aproximações possíveis

Pós-doutor pela Stanford University (EUA), doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), pós-graduado em Administração pela Fundação Getulio Vargas (FGV-SP), bacharel em Letras pela USP e em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), atualmente é professor, pesquisador e orientador no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD/PUC-SP), onde lidera o Grupo de Pesquisa em Tecnologias Educacionais (GPTED). É vice-presidente da Associação Brasileira de Tecnologia Educacional (ABT) e Diretor de Relações Internacionais da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Atua, também, como professor colaborador do Mestrado em Recursos Digitais em Educação, na Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Santarém (Portugal).


Patricia Alejandra Behar
Live Ensino Remoto e EaD: aproximações possíveis

Mestre e doutora em Ciência da Computação pela UFRGS, atua como professora titular da Faculdade de Educação (FACED) e dos Cursos de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) e em Informática na Educação (PPGIE) da UFRGS. Foi visitor profesor na Columbia University NY (EUA) e trabalha com desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), produção e avaliação de materiais educacionais digitais, arquiteturas pedagógicas, modelos pedagógicos para EAD, competências em EAD, recomendação pedagógica em EAD, formação de professores em AVAs. Desde 2000, coordena o Núcleo de Tecnologia Digital aplicada à Educação (NUTED/CNPq) da FACED, vinculado ao Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED). Desenvolveu o ambiente virtual ROODA, uma das plataformas de EAD da UFRGS em cursos presencias e totalmente a distância. Autora dos livros “Modelos pedagógicos em educação a distância” (ArtMed: Porto Alegre, 2009), “Competências em educação a distância” (Penso: Porto Alegre, 2013) e “Recomendação pedagógica em educação a distância” (Penso: Porto Alegre, 2019).


Pedro Rodrigues Curi Hallal
Live A Ciência no combate à pandemia de COVID-19 no Rio Grande do Sul

Reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), onde atua como docente associado no curso de graduação em Educação Física e nos programa de pós-graduação em Educação Física e Epidemiologia. Possui graduação em Educação Física e mestrado e doutorado em Epidemiologia pela UFPel. Realizou estágio pós-doutoral no Instituto de Saúde da Criança da Universidade de Londres. Atua como docente associado da UFPel no curso de graduação em Educação Física e nos programas de pós-graduação em Educação Física e Epidemiologia. É um dos sócios fundadores e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde. Foi membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências entre 2008 e 2013. É bolsista de produtividade do CNPq. Coordena uma das mais amplas pesquisas sobre COVID-19 no mundo, “Estudo da Evolução da Prevalência de Infecção por COVID-19 no Brasil (Epicovid-19)”, cujos resultados têm sido referenciais na formulação de estratégias governamentais para o combate à pandemia, além de ações e programas de prevenção. 


Roberto Lent
Live Educação tem Ciência

Graduado em Medicina com mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Realizou pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology (MIT). É pesquisador do Instituto D’Or de Ensino e Pesquisa e professor emérito da UFRJ, tendo dirigido por dois mandatos o Instituto de Ciências Biomédicas, no qual atualmente chefia o Laboratório de Neuroplasticidade. Atua na área de Morfologia, com ênfase em Neuro-embriologia. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências e um dos fundadores da Rede Nacional de Ciência para Educação. Atua também em Educação e Divulgação Científica para adultos e crianças, com livros publicados para ambos. No ano de 2000, recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico e, em 2007, o Prêmio para Entendimento Público e Popularização da Ciência, da Academia Mundial de Ciências (TWAS, na sigla em inglês).