Salão de Iniciação Científica promove trabalhos de estudantes de graduação

Foto: Gustavo Diehl

O Salão de Iniciação Científica iniciou no dia 27 de setembro, segunda-feira. A edição deste ano recebeu 1.914 inscrições de trabalhos, que estão distribuídos em diversas áreas do conhecimento e disponíveis para acesso no site do 33.º Salão de Iniciação Científica.

Para José Antônio Poli de Figueiredo, Pró-Reitor de Pesquisa, a temática deste ano, Conectando Vidas e Construindo Conhecimento, é a melhor forma de apresentar o Salão de Iniciação Científica. “Não existe construção de conhecimento sem a pesquisa”, afirma o Pró-Reitor.

Para o pró-reitor de Pesquisa, o Salão UFRGS mostra para a sociedade porque a UFRGS se tornou uma das universidades de pesquisa mais importantes no mundo: a pesquisa em todos os níveis de conhecimento, desde a graduação até o pós-doutorado. Poli destacou também a importância de acompanhar a todos os Salões que compõem a edição deste ano. Para ele, as particularidades de cada Salão expressam a essência da Universidade.

“Este ano, a gente espera que as pessoas, mais ambientadas com esse modelo virtual, possam ainda mais desfrutar do que a UFRGS tem a proporcionar em termos de conhecimento para si própria e também para o cidadão”, completa o Pró-Reitor.

Na área de Ciências Sociais, Nicole de Souza Wojcichoski, graduanda do curso de Administração, apresenta a pesquisa A mercantilização do ensino superior brasileiro e os desafios à implementação do ensino remoto em um contexto de pandemia. Assista a apresentação:

Também na área de Ciências Humanas, Luciane Marilei Pereira Stepanski, graduanda do curso de Filosofia, apresenta a pesquisa Ensino Remoto Emergencial em uma escola pública sob o ponto de vista dos discentes. Assista a apresentação:

O 33.º Salão SIC ainda conta com trabalhos nas seguintes áreas: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias, Linguística, Letras e Artes e Multidisciplinar. Para facilitar a localização dos trabalhos, a PROPESQ criou um buscador especialmente para esta edição do evento. Disponível para computadores e dispositivos móveis, a ferramenta de busca filtra os trabalhos por área permite filtrar os trabalhos por temática e por título, autor ou escola. Acesse aqui o buscador.

Acesse aqui a programação completa do 33º. Salão de Iniciação Científica.