Saúde da População Negra e Covid-19

Curso controle social e Covid-19: Estratégias para o enfrentamento das iniquidades raciais na saúde

Inscrição: 01/06/2020 até 05/06/2020

Formulário de inscrição:  Clique aqui

Este curso na modalidade à distância tem o objeto é fortalecer a gestão participativa e controle social no enfrentamento das desigualdades étnico-raciais em tempos de COVID-19, através da capacitação dos/as usuários/as como agentes multiplicadores/as contra o racismo institucional, na luta por direito a saúde e pelo enfrentamento à Covid-19 nas regiões periféricas. Busca capacitar lideranças comunitárias, movimentos sociais e usuários do SUS em geral, no que tange gestão participativa na perspectiva da governança no SUS, para atuar junto às suas comunidades e Comitês Técnicos de Saúde da População Negra luta por direito a saúde, contra o racismo institucional e o enfrentamento à Covid-19 nas regiões periféricas e junto às populações em situação de vulnerabilidade social.

Público alvo: Lideranças comunitárias, movimentos sociais e usuários do SUS em geral.

A relevância na execução do Curso está no fato de, na modalidade on line, oportunizar às pessoas em situação de vulnerabilidade social a possibilidade de participar de um curso de formação que atenda às necessidades de acesso às políticas públicas como a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, bem como para terem os critérios para integrar grupos de trabalho com foco no Controle Social, tornando-se agentes de transformação e difusão de conhecimento em sua comunidade. Além disso, tendo em vista a pandemia causada pelo Covid19, o curso auxilia no combate ao vírus nas regiões periféricas e junto às populações em situação de vulnerabilidade social, uma vez que informa a população sobre formas de transmissão, prevenção e cuidado, demonstrando a relevância e a finalidade do controle social na garantia do cuidado e saúde da população negra em meio a pandemia.

O curso será realizado através de aulas on line, sendo dividido em 5 módulos: 1. Controle Social e COVID-19: A importância social da cidadania e da identificação de lideranças e da solidariedade nos territórios e serviços de saúde tendo como pano de fundo a pandemia causada pelo Covid-19; 2. Histórico das Políticas de Saúde no Brasil: Direitos Humanos e Saúde: Linha de tempo das políticas nacionais de saúde: histórico das políticas em saúde com foco na Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN), que tem possibilitado que a temática racial seja pautada para a promoção da equidade em saúde; 3. Diretrizes do SUS e gestão participativa: Apresentação das diretrizes do SUS, abrangendo o artigo 198, da Lei 8.142, da Constituição Federal de 1988; Ação coletiva com foco no território por meio da consolidação; 4. Equidade Étnico Racial no SUS: Apresentação das políticas voltadas para atender às populações em situação de vulnerabilidade socioespacial como a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) no sentido de combater as iniquidades socioeconômicas e o racismo no SUS; 5. Direito à saúde e controle social em ato: aprofundamento das análises das discussões sobre os conteúdos teóricos, para a compreensão de como se dão as transformações socioespaciais a partir dos processos e intervenções políticas.

Covid-19 e cuidado às populações residentes em comunidades quilombolas do Rio Grande do Sul.

1) Orientação às populações quilombolas sobre COVID-19
2) Identificação das demandas das populações quilombolas frente à pandemia de COVID-19
3) Identificação de parceiros da sociedade civil e do poder público em municípios com comunidades quilombolas
4) Estabelecimento de canais de diálogo com o poder público para a efetivação das ações
5) Orientação aos gestores e profissionais de saúde sobre políticas públicas e atenção à saúde das comunidades quilombolas em tempo de covid-19
6) Realização de reuniões para o planejamento de ações comuns;
7) Mapeamento de ofertas voltadas para as PSR no decorrer da pandemia;
8) Acompanhamento do impacto da pandemia nas comunidades quilombolas do RS.

Parcerias: Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Estadual de Saúde, Emater-RS.

Coordenação:  Profa. Fernanda Bairros