SBCTA

A SBCTA – Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos é uma sociedade multi-profissional, sem fins lucrativos, sediada no ITAL – Instituto de Tecnologia de Alimentos, em Campinas, São Paulo. Sua missão é promover o avanço da pesquisa e desenvolvimento da área de alimentos no país e estimular o progresso profissional de técnicos e pesquisadores da área.

Considerada uma das primeiras sociedades científicas do país – foi criada em 1967, a sbCTA tem uma atuação expressiva no setor acadêmico, industrial, governamental e de pesquisa. Suas inúmeras ações ao longo desses anos, contribuíram, de modo decisivo para a consolidação da academia e do segmento agroindustrial no país.

A contribuição da Sociedade foi essencial para os caminhos solidificados do agronegócio brasileiro bem como no fortalecimento da carreira profissional e no florescimento de milhares de empresas de Norte a Sul do país. A sbCTA também teve uma importante contribuição técnico-científica para formulação de legislações e normas técnicas.

Possui em seu quadro de associados alunos de graduação e pós-graduação, professores universitários, pesquisadores e profissionais de diversas áreas de atuação entre eles, engenheiros de alimentos, engenheiros agrônomos, químicos, biólogos, bioquímicos, farmacêuticos, veterinários, nutricionistas entre outros.

A divulgação e o debate do conhecimento técnico-científico produzido por instituições de pesquisa, universidades, indústrias e órgãos governamentais é outra frente de ação da sbCTA. São várias as estratégias. Desde de janeiro 1981, a Sociedade é responsável pela Revista Ciência e Tecnologia de Alimentos – Food Science and Technology da sbCTA que faz parte das bases de dados do Institute for Scientific Information (ISI).

Outra estratégia bem consolidada é o Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos – CBCTA. Em 1977, nascia a primeira edição do CBCTA, realizado na USP e que hoje é um dos mais importantes congressos da área na América Latina, com papel de destaque no cenário científico e tecnológico nacional e internacional.