Histórico

k.

Foto do Livro de Atas da SBCTA-RS com o Termo de Criação

A Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos – Regional RS foi criada em Sessão Solene no dia 14 de dezembro de 1973, na Sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, sob a presidência do Vice-Presidente da SBCTA, Dr. Horst Beck.

Dr. Horst instalou a Regional RS e empossou a primeira Presidente eleita pelos associados, para dirigir a Regional RS no Biênio 1973/1975 foi a Profa. Ruth Veloso, da UFRGS, tendo como Vice-Presidente o Prof. Isaac Jeffman, Prof. Quires Pereira como Tesoureiro e Químico-Tecnologista Judith Lang Ohres como Secretária.

Em agosto de 2002, sob a Presidência da Profa. Isa Beatriz Noll, a Regional RS sediou, pela primeira vez o Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, em sua XVIII edição. O evento foi realizado no Hotel Plaza São Rafael, de 04 a 07 de agosto de 2002. Professores das diversas faculdades de alimentos do estado participaram na organização do Congresso, que foi um sucesso, com cerca de 1400 participantes e 24 palestrantes estrangeiros. O Congresso teve, também, um excelente resultado financeiro, o que impulsionou significativamente a Regional.

A Presidente do XVIII CBCTA, Isa Beatriz Noll (UFRGS), e a equipe de coordenação (da esquerda para a direita): José Carlos Daudt (UFSM), Julio Alberto Nitzke (UFRGS), Alex Gonçalves (UFRGS), Plinho Herz (UFRGS), Luiz Carlos Gutkoski (UPF), Lina Oliveras (CIENTEC), Sônia Martinelli (CIENTEC), Claire Vendrúscolo (UFPel) e João Vendrúscolo (EMBRAPA)