Início

66ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC

A 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência será sediada, em 2014, na capital do estado do Acre, Rio Branco. A Universidade Federal do Acre (UFAC) realizará o evento, cujo tema central é “Ciência e Tecnologia em uma Amazônia sem Fronteiras”.

A realização da 66ª Reunião Anual coincide com os 50 anos de criação da UFAC e os 40 anos de sua federalização. Nesse meio século de existência, a universidade se consolidou como uma instituição estratégica para a o desenvolvimento do estado do Acre e da Amazônia. Fundada como Faculdade de Direito em março de 1964, por meio do Decreto Estadual nº 187, e federalizada dez anos depois, a UFAC se destaca hoje na região por sua atuação nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, atendendo as demandas sociais, formando professores de nível médio a fundamental e profissionais de saúde. A instituição também tem atuação importante em pesquisas sobre o manejo de recursos naturais da região.

Além disso, por sua localização geográfica, a UFAC tem também impacto na área da tríplice fronteira do Brasil, Peru e Bolívia, e penetração internacional crescente, com diversos acordos de cooperação com instituições de outros países. Hoje a universidade possui 45 cursos de graduação, dos quais 33 em Rio Branco e 12 em Cruzeiro do Sul; mais de 9.500 alunos matriculados e seis cursos de mestrado em funcionamento; além do Novo Campus Fronteira, que está sendo construído em Brasileia; e do Centro de Excelência em Energia em construção.

Em visita ao campus da UFAC, Helena e Malavasi reforçaram o planejamento geral da 66ª Reunião Anual da SBPC, que já está sendo realizado. Um passeio pelo local possibilitou a adesão de novas ideias ao projeto, que tornará possível a realização do evento. “O Acre é um pedaço do Brasil que nos emociona”, disse Helena, ao reforçar a expectativa gerada pela UFAC ao sediar o evento. “Tenho certeza que será incrível”.

Margarida, a reitora em exercício da UFAC, falou sobre a motivação que a equipe está manifestando, devido à magnitude de realizar um evento científico que é referência para o país e para o mundo. “O Acre está preparado”, declarou. “A UFAC também está preparada para realizar um trabalho que marque sua história”.

Malavasi se referiu à relação da UFAC com a comunidade externa. “Chegou o momento de a população perceber o quanto à universidade é importante, já que, em 2014, terá a presença de pesquisadores, estudantes e profissionais de todo o mundo, além de muitas outras novidades em seu cronograma”, disse.

Curiosidade:

Segundo Aldo Malavasi, secretário geral, o cartaz trará o tema do evento em três línguas: português, espanhol e inglês, pois o evento contará com a presença de pesquisadores de outros países, por isso a importância de conter o tema central da reunião nos três idiomas.

 

Fonte: Site SBPC com adaptações.

 

Arquivos