Fóruns EaD abordarão o tema da "Educação a Distância nos cursos de graduação presenciais da UFRGS"

As inscrições podem ser feitas até o dias 05 e 08 de maio, via Portal do Servidor

A Secretaria de Educação a Distância (SEAD), em parceria com a Escola de Desenvolvimento de Servidores (EDUFRGS), Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) e Secretaria de Avaliação Institucional (SAI) realizará, nos próximos dias 09 e 10 de maio, a 1ª e 2ª edição do Fórum EaD de 2022.

Os eventos têm como objetivo debater com a comunidade acadêmica os aspectos legais e pedagógicos da Educação a Distância nos cursos de graduação presenciais na UFRGS, à luz da publicação da nova Instrução Normativa sobre o oferecimento e registro de Atividades de Ensino na modalidade a distância em cursos de graduação presenciais.

O primeiro encontro (09/05) será conduzido pela Coordenadora Acadêmica da Secretaria de Educação a Distância, Silvia de Oliveira Kist e pela Secretária de Avaliação Institucional, Soraya Tanure, e abordará os aspectos legais da EaD, destacando a Instrução Normativa 04 PROGRAD/SEAD/UFRGS e os indicadores que constam no instrumento de avaliação de cursos presenciais que ofertam disciplinas (integral ou parcialmente) na modalidade a distância.

A palestrante convidada para o segundo encontro (10/05) é a Professora do Instituto de Matemática e Estatística, Manuela Longoni de Castro. O objetivo desta conferência é discutir aspectos pedagógicos e os caminhos para a docência na EaD nos cursos de graduação presenciais.

Os fóruns serão realizados totalmente on-line, via Mconf, das 16h às 18h. As inscrições são somente para servidores da Universidade e podem ser feitas pela EDUFRGS, através do Portal do Servidor (em Serviços > Agendamento > Inscrições em capacitações/treinamentos), até os dias 05 e 08 de maio. Para o público externo à UFRGS haverá transmissão ao vivo e não há necessidade de inscrição.

Os selecionados deverão acompanhar a transmissão dos eventos pelo Mconf UFRGS, na comunidade Fórum EaD da SEAD, como forma de registro de frequência e possibilidade de interações entre participantes. Já o público externo e/ou os que não foram selecionados via Capacitação da EDUFRGS poderão acompanhar os Fóruns pela transmissão do canal da SEAD, nos links:

1º Fórum EaD online – 09/05 às 16h;

2º Fórum EaD online – 10/05 às 16h.

Para docentes da UFRGS em estágio probatório, a participação será válida para o módulo III do Programa de Atividades de Aperfeiçoamento Pedagógico para Docentes em Estágio Probatório (PAAP). Para técnico-administrativos, será válido para progressão funcional por capacitação.

Sobre o Fórum EaD 2022:

O objetivo dos Fóruns de 2022 é promover a discussão sobre as perspectivas para a Educação considerando as possibilidades trazidas pela cultura digital, o marco legal e as experiências vivenciadas durante a pandemia. Também se constitui como um espaço para compartilhamento de pesquisas relacionadas à educação online e de práticas com experimentação de diferentes formas de aprender em rede, de modo que eles possam inspirar o fazer pedagógico de outros docentes, qualificando a educação universitária.

#Paratodosverem: Dois cards em laranja e azul anunciando o 1° e 2º Fórum EaD Online, respectivamente, com o seguinte texto: Educação a Distância nos cursos de graduação presenciais da UFRGS: aspectos legais, com Silvia de Oliveira Kist (SEAD/UFRGS) e Soraya Tanure (SAI/UFRGS). No segundo lê-se: Educação a Distância nos cursos de graduação presenciais da UFRGS: aspectos pedagógicos, com Manoela Longoni de Castro (IME/UFRGS).

Última atualização em 03/05 As datas limites para as inscrições foram prorrogadas para 05/05 (1º Fórum) e 08/05 (2º Fórum).