Fóruns EaD abordaram aspectos legais e pedagógicos da "Educação a Distância nos cursos de graduação presenciais da UFRGS"

1ª e 2ª edição do Fórum EaD de 2022  foram motivadas pela publicação da nova Instrução Normativa sobre o oferecimento e registro de Atividades de Ensino na modalidade a distância em cursos de graduação presenciais.

Os eventos, promovidos pela Secretaria de Educação a Distância (SEAD), em parceria com a Escola de Desenvolvimento de Servidores (EDUFRGS), Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) e Secretaria de Avaliação Institucional (SAI), ocorreram nos dias 09 e 10 de maio, com a  mediação do Secretário de Educação a Distância da UFRGS, Professor Leandro Krug Wives .

O primeiro encontro contou com a participação da Coordenadora Acadêmica da Secretaria de Educação a Distância, Silvia de Oliveira Kist e da Secretária de Avaliação Institucional, Soraya Tanure, e tratou dos aspectos legais da EaD, destacando a Instrução Normativa 04 PROGRAD/SEAD/UFRGS e os indicadores que constam no instrumento de avaliação de cursos presenciais que ofertam disciplinas (integral ou parcialmente) na modalidade a distância.

A conferência do dia 10/05 foi conduzida pela Professora do Instituto de Matemática e Estatística, Manuela Longoni de Castro, com vasta experiência em EaD, e discutiu aspectos pedagógicos e os caminhos para a docência na EaD nos cursos de graduação presenciais.

Realizados de forma totalmente on-line, via Mconf UFRGS, os eventos foram transmitidos ao vivo através do canal da SEAD no YouTube. Para aqueles que não puderam participar, as gravações estão disponíveis no link. Mais informações, apresentações e conteúdos sobre o evento acesse a aba Fóruns EaD.

Sobre o Fórum EaD 2022:

O objetivo dos Fóruns de 2022 é promover a discussão sobre as perspectivas para a Educação a Distância considerando as possibilidades trazidas pela cultura digital, o marco legal e as experiências vivenciadas durante a pandemia. Também se constitui como um espaço para compartilhamento de pesquisas relacionadas à educação online e de práticas com experimentação de diferentes formas de aprender em rede, de modo que eles possam inspirar o fazer pedagógico de outros docentes, qualificando a educação universitária.

#Paratodosverem: Dois cards em laranja e azul anunciando o 1° e 2º Fórum EaD Online, respectivamente, com o seguinte texto: Educação a Distância nos cursos de graduação presenciais da UFRGS: aspectos legais, com Silvia de Oliveira Kist (SEAD/UFRGS) e Soraya Tanure (SAI/UFRGS). No segundo lê-se: Educação a Distância nos cursos de graduação presenciais da UFRGS: aspectos pedagógicos, com Manoela Longoni de Castro (IME/UFRGS).