Série Educação a Distância

Neste espaço, você tem acesso aos livros publicados no âmbito da Série Educação a Distância.

2014

Referência Bibliográfica

NOVAK, Silvestre; ARAGÓN, Rosane; ZIEDE, Mariangela; MENEZES, Crediné. (Org.). Aprendizagem em rede na educação a distância : práticas e reflexões. Porto Alegre: Evangraf, 2014.

Resumo:

O livro “Aprendizagem em Rede na Educação a Distância: Práticas e Reflexões”, registra e discute um modelo de EAD, a partir de iniciativa pioneira na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com a oferta do Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância, no período de 2006 a 2011, primeiro curso de graduação a distância da Universidade, dentro de uma perspectiva da inovação pedagógica e da aprendizagem em rede, com o intenso uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs). Os resultados alcançados evidenciam novas possibilidades no campo educacional, no modo como se ensina e se aprende, constituindo importantes subsídios para projetos educativos inspirados numa concepção de educação que se pretende transformadora e que também se transforma.

Link para acesso ao livro no Lume: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/127729

2013

Referência Bibliográfica

CARNEIRO, Mára Fernandes; TURCHIELLO, Luciana Boff. (Org.). Educação a Distância e Tutoria: considerações pedagógicas e práticas. Porto Alegre: Evangraf, 2013.

Resumo:

Como a história das tecnologias influenciaram os modelos e gerações de cursos a distância?  Quais os diferentes conceitos e atribuições do tutor a distância? Como o tutor pode organizar-se na gestão do tempo em um curso online? Quais as competências necessárias para o exercício da tutoria a distância? Quais dinâmicas e estratégias potencializam interações no ambiente virtual de aprendizagem? Como a linguagem e a escrita do tutor no ambiente virtual produzem interações discursivas? Quais são as diretrizes legais para o funcionamento da educação a distância e do sistema Universidade Aberta do Brasil? Quais os fundamentos pedagógicos que envolvem o papel e função do tutor?

Link para acesso ao livro no Lume: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/109246

2012

Referência Bibliográfica

BÚRIGO, Elisabete Zardo (org.). A Matemática na Escola: novos conteúdos, novas abordagens. Porto Alegre: Editora UFRGS. 2012. 304 p.

Resumo:

Este é um livro que apresenta relatos e discussões sobre propostas de ensino experimentadas em salas de aula de matemática do ensino fundamental ou médio. Na primeira parte do livro, são apresentadas novas abordagens para tópicos usualmente ensinados na escola. Na segunda parte, são apresentadas experimentações de ensino de novos conteúdos. Em todos os relatos, transparece o ambiente vivo das salas de aula, onde as questões, as conjecturas e descobertas dos alunos surpreendem o(a) professor(a) a todo momento. As sequências ou abordagens apresentadas neste livro podem ser reproduzidas, com as adaptações que forem consideradas necessárias a cada sala de aula. Mas elas são publicadas, antes de tudo, como provocações, como convites para que cada professor reflita e inove sua própria didática docente e para que comunique suas aprendizagens aos colegas e à comunidade mais ampla de educadores matemáticos.

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Referência Bibliográfica

NUNES, Helena de Souza (org). EAD na Formação de Professores de Música: Fundamentos e Prospecções. Tubarão: Copiart, 2012. 320 p.

Resumo:

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Referência Bibliográfica

GRAVINA, Maria Alice (org.). Matemática, Mídias Digitais e Didática: tripé para formação do professor de Matemática. Porto Alegre: Evangraf. 2012. 180 p.

Resumo:

Este livro discute possibilidades de inovações na matemática escolar e na formação continuada de professores. Relatos destas experiências de ensino, tendo como recursos didáticos diferentes mídias digitais, são apresentados nos diferentes capítulos do livro, junto com sugestões de uso de softwares, vídeos e objetos de aprendizagem que podem ser experimentadas por professores inquietos e interessados em provocar mudanças em suas práticas de ensino.

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Referência Bibliográfica

MORAIS, Carlos Tadeu Queiroz de. LIMA, José Valdeni de. FRANCO, Sérgio Roberto Kieling. Conceitos sobre Internet e Web. Porto Alegre: Ed. Da UFRGS, 2012. 112 p.

Resumo:

O presente livro reúne os conteúdos da disciplina Internet e Web (INF007) oferecida no curso de especialização Informática Instrumental para Professores da Educação Básica promovido pelo Instituto de Informática da UFRGS, na modalidade a distância. Esta obra busca esclarecer questões conceituais e elucidar a diferença entre os conceitos e os principais serviços que a Internet disponibiliza para auxiliar tanto o professor no processo de ensino quanto os demais integrantes das escolas. Nesse sentido, são abordados temas como rede de computadores, surgimento da internet e web e Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

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Referência Bibliográfica

NEVES, Iara Conceição Bitencourt, MORO, Eliane Lourdes da Silva e ESTABEL, Lizandra Brasil (Org.) Mediadores de Leitura na Bibliodiversidade. Porto Alegre: Evangraf/SEAD/UFRGS, 2012. 216 p.

Resumo:

A presente publicação resulta da produção textual dos docentes que atuaram na equipe coordenadora e executora do projeto Curso de Extensão Mediadores de Leitura na Bibliodiversidade, na modalidade EAD. Os capítulos deste livro constituem-se na trajetória dos autores envolvidos no curso acerca dos temas desenvolvidos nos cinco Módulos do conteúdo programático, na sequência de seu desenvolvimento. Os conteúdos desenvolvidos objetivaram desenvolver competências para a fruição da literatura, da construção estética dos textos em suas diferentes linguagens e em diferentes ambientes; identificação de práticas leitoras; a reflexão e o debate sobre os aspectos teóricos, políticos e metodológicos da leitura e da mediação da leitura.

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2011

Referência Bibliográfica

CARDOSO, Susana; de LIMA BECK, Fábio; BASTOS de MELO, Fernanda; KESSLER DAL SOGLIO, Fábio. Estágio Supervisionado em Unidades de Produção Agrícola. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011. 100 p. (Série Educação a Distância).

Resumo:

Este livro restitui a experiência de alunos, professores e tutores a distância envolvidos na disciplina Estágio Supervisionado en Unidades de Produção Agrícola (DERAD 18) do Curso de graduação Tecnológica Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural (PLAGEDER/UFRGS), na modalidade a distância. O Estágio Supervisionado em Unidades de Produção Agrícola visa oportunizar aos docentes uma vivência junto a agricultores de sua região, permitindo relacionar esse experiência aos conteúdos didáticos. Além de aspectos legais, operacionais e pedagógicos, este livro procura apresentar uma reflexão acerca da experiência vivenciada pelos diferentes atores sociais envolvidos na preparação e realização desta atividade de estágio.

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Referência Bibliográfica

PHILIPPE PALMA RÉVILLION, Jean; SILVEIRA BADEJO, Marcelo. Gestão e Planejamento de Organizações Agroindustriais. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011. 100 p. (Série Educação a Distância).

Resumo:

Este livro aborda tópicos fundamentais relacionados ao planejamento estratégico e desenvolvimento das agroindústrias brasileiras. Na dimensão externa à organização, são tratadas temáticas emergentes relacionadas aos principais fenômenos balizadores das suas definições estratégicas: concorrência vertical entre o setor varejista e a agroindústria e, a crescente busca pelo alinhamento entre a oferta de produtos diferenciados e as demandas dos consumidores. Também é discutida a importância da consolidação de arranjos produtivos cooperativos para qualificar as agroindústrias de menor porte para esses desafios. De forma complementar, são apresentadas abordagens pertinentes à gestão agroindustrial: implementação de estratégias de qualidade e diferenciação de produtos, administração financeira e gestão estratégica de custos, gestão da produção e logística.   Esses conteúdos são desenvolvidos na disciplina Gestão e Planejamento de Organizações Agroindustriais (DERAD 19) oferecida no eixo temático “Organizações Agroindustriais” do Curso de Graduação Tecnológica Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural (PLAGEDER) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na modalidade à distância.

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Referência Bibliográfica

ALMEIDA, Jalcione. A Modernização da Agricultura. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011. 94 p. (Série Educação a Distância).

Resumo:

Este manual didático reúne os conteúdos didáticos da disciplina Seminário Integrador II (DERAD 14) oferecida no terceiro módulo do Curso de Graduação Tecnológica Desenvolvimento Rurall (PLAGEDER) da UFRGS, na modalidade ensino a distância. Pretende-se, neste manual didático, relacionar os conteúdos estudados em disciplinas oferecidas no âmbito do curso PLAGEDER (DERAD 06 – Organização social e movimentos sociais rurais; DERAD 07 – Etnodesenvolvimento e mediações político-culturais do mundo rural; DERAD 08 – Agricultura e sustentabilidade; DERAD 10 – Estado e políticas públicas; e DERAD 11 – Questão agrária e legislação ambiental). Além de proporcionar a possibilidade de aprofundar a compreensão de abordagens teórico-metodológicas de interesse compartilhado, busca-se incentivar a produção de uma reflexão original e crítica acerca das políticas públicas e de seu impacto sobre a realidade agrária local e regional. Por fim, almeja-se, com este manual, proporcionar um espaço para discussão de aspectos relacionados à problemática agrária local e regional.

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Referência Bibliográfica

FRÖHLICH, Egon Roque e DORNELES, Simone Bochi (Org.). Elaboração de Monografia na Área de Desenvolvimento Rural. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011. (Série Educação a Distância).

Resumo:

Este manual reúne os conteúdos didáticos da disciplina Elaboração de Monografia na Área de Desenvolvimento Rural (DERAD 23) oferecida no sexto módulo do Curso de Graduação Tecnológica Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural (PLAGEDER) da UFRGS, na modalidade a distância. Com base em uma perspectiva multidisciplinar, este material didático disponibiliza os elementos básicos e indispensáveis para as diferentes etapas da elaboração do trabalho de conclusão de curso.

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Referência Bibliográfica

WAGNER, Saionara Araújo (Org.). Métodos de Comunicação e participação nas atividades de extensão rural Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011. (Série Educação a Distância).

Resumo:

Este manual aborda os conteúdos didáticos da disciplina Métodos de Comunicação e Participação nas Atividades de Extensão Rural (DERAD 24) do curso de graduação tecnológica em desenvolvimento rural (PLAGEDER) da UFRGS, na modalidade a distância. Busca-se apresentar, de maneira sintética, a relação entre a educação e a prática extensionista no Brasil, relatando suas origens, métodos e consequências para o desenvolvimento rural do país. Igualmente é realizada uma análiseda utilização das metodologias participativas na extensão rural.

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Referência Bibliográfica

COELHO DE SOUZA, G. (Org.) Transformações no Espaço Rural . Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011. (Série Educação a Distância).

Resumo:

Este livro apresenta, de forma acessível, os temas abordados na disciplina Tópicos Especiais (DERAD 25), oferecida no Curso de Graduação Tecnológica Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural (PLAGEDER) da UFRGS, na modalidade a distância. Dividida em quatro partes, esta obra apresenta as bases do conhecimento sobre impacto ambiental, etnoecologia, educação do campo, segurança alimentar e nutricional e turismo rural, bem como as ferramentas aplicáveis à gestão do espaço rural. Busca-se, assim, contribuir para as transformações que conduzam à diversificação das atividades, à valorização dos saberes e práticas locais e ao fortalecimento dos agricultores familiares e das populações tradicionais, ações essas que fortalecem a multiculturalidade brasileira.

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Referência Bibliográfica

SCHULTZ, Glauco e WAQUIL, Paulo Dabdab (Org.). Políticas públicas e privadas e competitividade das cadeias produtivas agroindustriais. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011. (Série Educação a Distância).

Resumo:

Este manual didático reúne os conteúdos da disciplina Seminário Integrador III (DERAD 26) oferecida no sexto módulo do Curso de Graduação Tecnológica Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural (PLAGEDER) da UFRGS, na modalidade a distância. A partir da articulação de diferentes abordagens, descritivas, analíticas e propositivas, tem-se a expectativa de contribuir com instrumentos voltados para o planejamento e a gestão do desenvolvimento rural. Considera-se que as abordagens e os instrumentos propostos ao longo deste material didático poderão contribuir para a esperada articulação interdisciplinar e para o diálogo entre as diferentes áreas de conhecimento abrangidas pelo tema do desenvolvimento rural, sob o viés das políticas públicas e privadas voltadas para a competitividade das cadeias produtivas agroindustriais.

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Referência Bibliográfica

OSTERMANN. Fernanda e CAVALCANTI. Cláudio José de Holanda. Epistemologia. Porto Alegre: Evangraf. 2011. 108 p.

Resumo:

Este livro mostra um panorama das visões mais modernas sobre o desenvolvimento da ciência. Problematizando a visão empirista-indutivista, busca mostrar alternativas para a concepção do pensamento científico. No livro é discutida a implicação das raízes históricas na definição do método científico, e são apontados caminhos para a sua atualização.

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Referência Bibliográfica

BETZ. Michel E. Marcel e TEIXEIRA. Rejane M. Ribeiro. Métodos Computacionais no Ensino da Física. Porto Alegre: Evangraf. 2011. 174 p.

Resumo:

Este livro apresenta uma coletânea de atividades envolvendo o uso de softwares úteis no ensino da Física. Cada capítulo inicia com um problema exemplo de Física para expor os principais recursos de cada um dos softwares e demonstrar a sua utilização. Os dois capítulos iniciais tratam do estudo da planilha eletrônica, nos dois capítulos seguintes é estudado o software Modellus e, a seguir, nos dois capítulos finais, são apresentados os softwares HotPotatoes e CmapTools. Cada capítulo é finalizado com a sugestão de uma tarefa.

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Referência Bibliográfica

PIERES, Adriano e DALT, Silvana de. Raios Catódicos. Porto Alegre: Evangraf. 2011. 96 p.

Resumo:

Os tubos de raios catódicos são um bom exemplo de como a Ciência e a Tecnologia andam juntas e se auxiliam mutuamente. Este livro procura explorar tanto do ponto de vista histórico quanto científico as conexões entre as descobertas e as ideias que permearam e pesquisa dos tubos de raios catódicos. Por outro lado, relata também seu impacto na sociedade, fato não menos importante do que a pesquisa científica em si. Procura também preencher uma lacuna, pelo menos em nossa língua materna, sobre a divulgação científica em nossa área, a Física.

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Referência Bibliográfica

GARCIA, Vera Clodilde Vanzetto (org.). Reflexão e Pesquisa na Formação de Professores de Matemática. Porto Alegre: Evangraf. 2011. 230 p.

Resumo:

Este livro traz parte da produção dos alunos do Curso de Especialização em Matemática, Mídias Digitais e Didática para Educação Básica, em capítulos que resumem Trabalhos de Conclusão (TCC), elaborados em conjunto com docentes orientadores. Os alunos são profissionais que atuam em diferentes escolas e municípios do Estado do Rio Grande do Sul e os trabalhos foram selecionados para exemplificar diferentes caminhos trilhados, na sua formação como professores pesquisadores e reflexivos, com o uso e para o uso das tecnologias no ensino. O livro também descreve o desenvolvimento dessa proposta, o plano pedagógico, as hipóteses prévias, a sequência didática, a seleção de recursos – privilegiando o uso das mídias – o relato da prática, as análises posteriores e a avaliação final.

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Referência Bibliográfica

OSTERMANN, Fernando e CAVALCANTI, Cláudio José de Holanda. Teorias de Aprendizagem. Porto Alegre: Evangraf/ UFRGS, 2011. 58 p.

Resumo:

Esse texto trilha um percurso no sentido de indicar a gênese da pesquisa em educação em ciências do ponto de vista de seus referenciais teóricos. Inicialmente, essa área mostra-se orientada por referenciais behavioristas; nos anos 80 há uma ênfase cognitivista e, mais recentemente, se reconhece o crescimento de perspectivas socioculturais, materializadas nas ideias de autores, como Paulo Freire, Vygotsky e Wertsch. Esses são teóricos que são estudados e discutidos no texto.

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Referência Bibliográfica

TONINI, Ivaine Maria e KAERCHER, Nestor André (Org.) Curso de Aperfeiçoamento Produção de Material Didático para Diversidade. Porto Alegre: Evangraf, UFRGS, 2011. 160 p.

Resumo:

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Referência Bibliográfica

KULPA, Cinthia Costa (org.). MOODLE Institucional: Recursos e Procedimentos – Passo a Passo. Porto Alegre: UFRGS/SEAD. 2011. 55 p.

Resumo:

Este livro foi concebido com a intenção de facilitar a navegação dos alunos/usuários iniciantes no MOODLE UFRGS, orientando-os sobre o uso dos recursos e procedimentos para a participação em cursos a distância. Para tanto, foi empregada uma linguagem simples, rápida e com muitas imagens, a fim de permitir a identificação e a utilização de ferramentas existentes, possibilitando ao usuário transitar pela plataforma computacional com maior conhecimento e segurança. No primeiro capítulo é indicada a forma de acesso ao ambiente virtual e ao curso em que o usuário está vinculado. Além disso, é feita uma apresentação da interface principal e do perfil do aluno. Do segundo capítulo em diante, são abordados temas como calendário; interatividade entre participantes, através de mensagens, fóruns e chats; direcionamento a links; utilização do glossário da disciplina; envio de arquivos; e questionário, entre outros.

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Referência Bibliográfica

CARDOSO, S. e RÜBENSAN, J. M. Elaboração e Avaliação de Projetos para Agroindústrias. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011. (Série Educação a Distância).

Resumo:

Este livro busca documentar e divulgar a experiência de criação, estruturação e desenvolvimento da disciplina Estágio Supervisionado II (DERAD 22) do Curso de Graduação Tecnológica Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural (PLAGEDER), oferecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na modalidade a distância. Ao restituir uma experiência pioneira na área de estágios em cursos superiores oferecidos na modalidade de ensino a distância, espera-se contribuir para o aperfeiçoamento de experiências pedagógicas similares.

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Referência Bibliográfica

CARDOSO, S. e RÜBENSAN, J. M. Elaboração e Avaliação de Projetos para Agroindústrias. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011. (Série Educação a Distância).

Resumo:

Esta obra apresenta os conteúdos didáticos da disciplina Elaboração e Avaliação de Projetos para Agroindústrias (DERAD 21), do curso de graduação tecnológica Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural (PLAGEDER) da UFRGS, na modalidade a distância. Busca, de uma maneira direta e objetiva, disponibilizar o instrumental teórico-conceitual para a concepção, a elaboração, a análise e a avaliação de projetos agroindustriais ligados à agricultura familiar. Além das etapas que antecedem a elaboração de projetos para agroindústrias e os principais elementos a serem considerados em sua elaboração, este manual didático apresenta as noções básicas sobre a transformação de alimentos e os diferentes aspectos relacionados à qualidade dos produtos agroindustriais. Igualmente, são apresentadas as legislações (sanitária, ambiental e tributário-fiscal) e os programas governamentais relacionados à implantação de projetos para agroindústrias. Por fim, são fornecidos subsídios para a montagem de projetos bem como para a avaliação da viabilidade da agroindústria.

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2010

Referência Bibliográfica

XAVIER DA SILVA, Leonardo. Estado e Políticas Públicas. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2010. 72 p. (Série Educação a Distância).

Resumo:

Este livro reúne os conteúdos didáticos da disciplina Estado e Políticas Públicas (DERAD 10) oferecida no terceiro módulo do Curso de Graduação Tecnológica Desenvolvimento Rurall (PLAGEDER) da UFRGS, na modalidade a distância. Parte-se do pressuposto que os governos, através do uso de políticas públicas, influenciam e, muitas vezes, procuram direcionar o comportamento das pessoas, no sentido de garantir o bem comum. A partir de uma argumentação fortemente ancorada na Ciência Econômica, esta obra apresenta aspectos relevantes acerca da lógica da ação pública e os instrumentos de política pública na inter-relação entre as várias instâncias de governo.

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Referência Bibliográfica

MAZZINI FONTOURA, Luiz Fernando; VERDUM, Roberto. Questão Agrária e Legislação Ambiental. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2010. 120 p. (Série Educação a Distância).

Resumo:

Este livro aborda as dinâmicas fundamentais da questão agrária brasileira no processo de expansão e modernização da agricultura e suas relações com as transformações ambientais. Nesse sentido, são abordados aspectos relacionados às manifestações e mobilizações diante da defesa do ambiente e a necessidade de criação de instrumentos de normatização das atividades agrícolas do ponto de vista ambiental. São reunidas neste livro os conteúdos da disciplina Questão Agrária e Legislação Ambiental (DERAD 11) oferecida no terceiro módulo do Curso de Graduação Tecnológica Desenvolvimento Rurall (PLAGEDER) da UFRGS, na modalidade a distância.

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Referência Bibliográfica

ADALBERTO MIELITZ NETTO, Carlos Guilherme; MANOEL DE MELO, Lenivaldo; MACHADO MAIA, Cláudio. Políticas Públicas e Desenvolvimento Rural no Brasil. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2010. 82 p. (Série Educação a Distância).

Resumo:

Este manual reúne os conteúdos didáticos da disciplina Políticas Públicas e Desenvolvimento Rural no Brasil (DERAD 12) oferecida no terceiro módulo do curso de graduação tecnológica Desenvolvimento Rurall (PLAGEDER) da UFRGS, na modalidade a distância. Neste material didático pretende-se apresentar a temática da expansão do desenvolvimento capitalista no meio rural e seus impactos socioeconômicos a partir da revisão da discussão sobre a questão agrária brasileira, bem como da análise dos padrões de desenvolvimento da agricultura, desde a década de 1950 até os nossos dias. A partir de uma argumentação fortemente ancorada da lógica da ação pública e os instrumentos de política pública na inter-relação entre várias instâncias de governo.

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Referência Bibliográfica

BRACAGIOLI, Alberto; GEHLEN, Ivaldo; LÚCIO DE OLIVEIRA, Valter. Planejamento e Gestão de Projetos para o Desenvolvimento Rural. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2010. 82 p. (Série Educação a Distância).

Resumo:

Organizado no formato de manual, este livro reúne os conteúdos da disciplina Planejamento e Gestão de Projetos para o Desenvolvimento Rural (DERAD 13) oferecida no terceiro módulo do Curso de Graduação Tecnológica Desenvolvimento Rurall (PLAGEDER) da UFRGS, na modalidade a distância. Indubitavelmente, os projetos de desenvolvimento são o principal instrumento para promover processos de melhoria econômica e socioambiental. Busca-se, neste livro, apresentar as principais ferramentas conceituais e operacionais necessárias à elaboração e à análise de projetos de desenvolvimento rural.

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Referência Bibliográfica

ARAÚJO WAGNER, Saionara; GIASSON, Elvio; ANDRADE MIGUEL, Lovois; DESSIMON MACHADO, João Armando. Gestão e Planejamento de Unidades de Produção Agrícola. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2010. 128 p. (Série Educação a Distância).

Resumo:

Este livro reúne os conteúdos didáticos da disciplina Gestão e Planejamento de Unidades de Produção Agrícola (DERAD 15) oferecida no quarto módulo do Curso de Graduação Tecnológica Desenvolvimento Rurall (PLAGEDER) da UFRGS, na modalidade a distância. Parte-se do pressuposto que a compreensão da estrutura e funcionamento das unidades de Produção Agrícola (UPA) e as particularidades que envolvem os agentes diretamente envolvidos neste processo são condições fundamentais e insdispensáveis para a realização de ações de palnejamento e gestão. Pretende-se, com esta obra, apresentar o instrumental teórico-metodológico necessário para o entedimento da organização e funcionamento de unidades de produção agrícola. Além disso, busca-se apresentar, de maneira objetiva e direta, as etapas e as condições necessárias para a realização de um diagnóstico e de uma avaliação crítica do sistema produtivo implementado em nível da unidade de produção agrícolal.

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Referência Bibliográfica

DABDAB WAQUIL, Paulo; MIELE, Marcelo; SCHULTZ, Glauco. Mercado e Comercialização de produtos Agrícolas. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2010. 71 p. (Série Educação a Distância).

Resumo:

Concebido no formato de manual didático, este livro reúne os conteúdos da disciplina Mercados e Comercialização de Produtos Agrícolas (DERAD16) oferecida no quarto módulo do Curso de Graduação Tecnológica Desenvolvimento Rurall (PLAGEDER) da UFRGS, na modalidade a distância. A partir da apresentação de uma base teórica e metodológica, busca-se compreender a estrutura, conduta e desempenho das mercados de produtos agrícolas, bem como os canais de comercialização e as especificidades destes mercados. Igualmente, são apresentadas as grandes tendências dos mercados e tópicos sobre economia solidária e redes de cooperação.

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Referência Bibliográfica

LÚCIO DE OLIVEIRA, Valter. Elaboração e Avaliação de Projetos para a Agricultura. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2010. 80 p. (Série Educação a Distância).

Resumo:

Este manual reúne os conteúdos didáticos da disciplina Elaboração e Avaliação de projetos para a Agricultura (DERAD 17) oferecida no quarto módulo do Curso de Graduação Tecnológica Desenvolvimento Rurall (PLAGEDER) da UFRGS, na modalidade a distância. Neste material didático, busca-se disponibilizar ferramentas conceituais e operacionais para a elaboração e avaliação de projetos voltados para a Unidade de Produção Agrícola na sua integralidade, buscando apontar alternativas viáveis como forma de apoio à melhoria nas condições de produção e de vida da família agricultora.

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Referência Bibliográfica

CAREGNATO, Célia Elizabete (Org.) Curso de Aperfeiçoamento em Educação para a Diversidade. Módulo I Introdução ao Curso e ao uso do Ambiente Virtual Moodle. Porto Alegre: Ed. Gráfica Benvenutti, 2010.

Resumo:

Neste módulo você conhecerá a proposta pedagógica do curso, a organização do trabalho, os objetivos e as ferramentas a serem utilizadas. Dedicaremos atenção especial ao tema do ambiente virtual de aprendizagem, uma vez que se trata de um curso de educação a distância. O objetivo é que obtenha o melhor aprendizado e convívio com os professores e os colegas, bem como com as ferramentas e materiais disponibilizados.

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Referência Bibliográfica

CAREGNATO, Célia Elizabete (Org.) Curso de Aperfeiçoamento em Educação para a Diversidade. Módulo II Educação Escolar: Conhecendo “Direito” o Direito à Escola. Porto Alegre: Ed. Gráfica Benvenutti, 2010.

Resumo:

Neste módulo você conhecerá a proposta de compreender a importância de saber viver e valorizar a diversidade no ambiente escolar. Dedicaremos atenção em especial ao direito à educação, que não pode ser apenas um direito legal e formal, mas deve ser efetivo no acesso, na permanência dos alunos em escolas que proporciona a qualidade no processo de aprendizagem.  Também será abordado o tema da desigualdade e da diversidade na realidade do ambiente escolar, com a contribuição especial da visão antropológica e da arte.

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Referência Bibliográfica

CAREGNATO, Célia Elizabete (Org.) Curso de Aperfeiçoamento em Educação para a Diversidade. Módulo III Diversidade ética, de gênero e sexualidade. Porto Alegre: Ed. Gráfica Benvenutti, 2010.

Resumo:

Neste módulo serão apresentados dois objetivos de estudo. O primeiro será a discussão conceitual de diversidade e desigualdade. O segundo será a compreensão da aplicação desses conceitos em quatro cenários diferentes: a diversidade e a desigualdade envolvendo a populações indígenas; a diversidade e a desigualdade envolvendo a afrodescendência e quilombolas; a diversidade e a desigualdade envolvendo questões de gênero e a diversidade e a desigualdade envolvendo questões de sexualidade.

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Referência Bibliográfica

CAREGNATO, Célia Elizabete (Org.) Curso de Aperfeiçoamento em Educação para a Diversidade. Módulo IV Movimentos Sociais, Ação Política e atualizações da LDB. Porto Alegre: Ed. Gráfica Benvenutti, 2010.

Resumo:

Este módulo enfocará as questões relacionadas ao papel dos movimentos sociais na transformação de problemas sociais em políticas públicas. Mostrará  o ordenamento legal referente aos direitos sociais, em especial a educação.

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Referência Bibliográfica

CAREGNATO, Célia Elizabete (Org.) Curso de Aperfeiçoamento em Educação para a Diversidade. Módulo V Educação em e para direitos humanos. Porto Alegre: Ed. Gráfica Benvenutti, 2010.

Resumo:

Neste quinto módulo examinará com atenção o campo dos direitos humanos e articulará este campo com o tema da diversidade. Trabalhar com o propósito de que é possível educar para o respeito aos direitos humanos e que a escola pode fazer parte desse empreendimento educativo. O módulo segue duas linhas de trabalho. Na prime ira será no sentido de ler, se informar, estudar e debater o tema dos direitos humanos e como estabelecer um processo de educação em direitos humanos no âmbito da escola. Na segunda será conhecer o que já existe no Brasil e em alguns países do mundo em termos de legislação e de investigação que lidam com o tema direitos humanos.

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Referência Bibliográfica

CAREGNATO, Célia Elizabete (Org.) Curso de Aperfeiçoamento em Educação para a Diversidade. Módulo VI Educação Ambiental. Porto Alegre: Ed. Gráfica Benvenutti, 2010.

Resumo:

O módulo seis a argumentação e as atividades se encontram organizadas em três unidades. Na primeira tomará como ponto de partida o alerta sobre o poder das palavras, onde propomos uma discussão acerca dos significados atribuídos a dois termos em particular: ambiente e natureza. Na segunda unidade, a proposta de uma revisão dos caminhos, mediante os quais os pensamentos ecológicos brasileiros e gaúcho se constituíram e seguem se desenvolvendo. E na terceira unidade, apontará caminhos possíveis para a construção de um processo educativo ambiental mais sensível e atento aos diferentes modos de ser e estar neste planeta.

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Referência Bibliográfica

CAREGNATO, Célia Elizabete (Org.) Curso de Aperfeiçoamento em Educação para a Diversidade. Módulo VII Intervenção no ambiente escolar do professor. Porto Alegre: Ed. Gráfica Benvenutti, 2010.

Resumo:

Este módulo está organizado em três unidades. Na primeira, abordará o chamado Estudo do Ambiente Escolar e Construção de uma Proposta de Intervenção; na segunda, retoma de forma sintética, os temas planejados para a intervenção na realidade da escola. E na terceira será a escolha da metodologia.

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2009

Referência Bibliográfica

CARNEIRO, Mára Lúcia Fernandes. Instrumentalização para o ensino a distância. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 72 p. (Série Educação a Distância).

Resumo:

Concebido no formato de Manual Didático, este livro reúne os conteúdos da disciplina Instrumentalização para o Ensino a Distância (DERAD001) oferecida no primeiro módulo do Curso de Graduação Tecnológica Desenvolvimento Rurall (PLAGEDER) da UFRGS, na modalidade a distância. Organizado de maneira objetiva e concisa, este livro apresenta os procedimentos e orientações necessárias aos alunos para a participação em um curso a distância via Internet. São abordados temas relacionados com a plataforma Moodle, a comunicação em ambientes virtuais de aprendizagem, a Internet como ferramenta de comunicação e pesquisa, a educação a distância e seus recursos, o papel do aluno e o processo de avaliação no ensino a distância.

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Referência Bibliográfica

MIGUEL, Lovois de Andrade (org). Dinâmica e diferenciação de sistemas agrários. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 152 p. (Série Educação a Distância).

Resumo:

Esta obra aborda os conceitos e a aplicação da teoria sistêmica para o estudo e compreensão de realidades agrárias complexas, com ênfase especial no conceito de sistema agrário em suas diferentes abordagens. Busca, através do conceito de sistemas agrários, apresentar os grandes momentos que marcaram o surgimento, a expansão e diferenciação das grandes formas de agricultura do mundo. Em especial, aborda a caracterização, a evolução e a diferenciação dos sistemas agrários no estado do Rio Grande do Sul. Este livro reúne os conteúdos da disciplina Dinâmica e Diferenciação de Sistemas Agrários (DERAD002) oferecida no primeiro módulo do curso de graduação tecnológica na modalidade a distância Desenvolvimento Rurall (PLAGEDER) da UFRGS.

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Referência Bibliográfica

CONTERATO, Marcelo Antonio; FILIPPI, Eduardo Ernesto. Teorias do desenvolvimento. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 56 p. (Série Educação a Distância).

Resumo:

Este livro reúne os conteúdos didáticos da disciplina teorias do Desenvolvimento (DERAD003) oferecida no curso de graduação tecnológica na modalidade a distância Desenvolvimento Rurall (PLAGEDER) da UFRGS. A partir de um enfoque multidisciplinar, este livro introduz o tema do desenvolvimento agrário brasileiro em seu aspectos mais amplos: históricos, sociais, econômicos e demográficos. Busca-se contribuir para a compreensão de como, institucionalmente, distintas teorias do desenvolvimento, abordadas a partir das referências bibliográficas propostas, auxiliam na explicação do caráter desigual do desenvolvimento rural brasileiro no período republicano.

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Referência Bibliográfica

VERDUM, Roberto; FONTOURA, Luiz Fernando Mazzini. Temáticas rurais: do local ao regional. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 48 p. (Série Educação a Distância).

Resumo:

Este livro reúne os conteúdos da disciplina Temáticas Rurais: do local ao regional (DERAD004) oferecida no primeiro módulo do curso de graduação tecnológica na modalidade a distância Desenvolvimento Rurall (PLAGEDER) da UFRGS. Esta obra objetiva problematizar as questões relacionadas ao desenvolvimento rural e à realidade agrária em suas escolas especiais: o local e o regional. Para tanto, este livro destaca o estudo da problemática do desenvolvimento rural, a caracterização da realidade agrária e a identificação dos fatores limitantes e das potencialidades locais e regionais.

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Referência Bibliográfica

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 120 p. (Série Educação a Distância).

Resumo:

Esta obra aborda os princípios fundamentais da pesquisa científica, do tema ao problema, a revisão da literatura, a classificação das pesquisas e o planejamento da pesquisa. Ao longo desta obra são apresentados os enfoques específicos de pesquisas quantitativas e qualitativas, os aspectos relacionados ao desenvolvimento e a aplicação dos instrumentos e técnicas de pesquisa assim como o uso das novas tecnologias de informação e comunicação. São reunidos neste livro os conteúdos da disciplina Métodos de Pesquisa (DERAD005) oferecida no primeiro módulo do curso de graduação tecnológica na modalidade a distância Desenvolvimento Rurall (PLAGEDER) da UFRGS.

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Referência Bibliográfica

GEHLEN, Ivaldo; MOCELIN, Daniel Gustavo (orgs). Organização social e movimentos sociais rurais. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 96 p. (Série Educação a Distância)

Resumo:

Organizado no formato de manual, este livro reúne os conteúdos da disciplina Organização Social e Movimentos Sociais Rurais (DERED006) oferecida no segundo módulo do curso de graduação tecnológica na modalidade a distancia Desenvolvimento Rurall (PLAGEDER) da UFRGS. Partindo do pressuposto que a sociedade em que vivemos é complexa e dinâmica, este livro busca, através de conceitos teóricos, proporcionar elementos para uma reflexão acerca do desenvolvimento rural, da organização da vida social, bem como da operacionalização de estratégias de transformação da realidade.

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Referência Bibliográfica

ANJOS, José Carlos dos; LEITÃO, Leonardo. Etnodesenvolvimento e mediações político-culturais no mundo rural. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 64 p. (Série Educação a Distância).

Resumo:

Este livro apresenta os conteúdos da disciplina Etnodesenvolvimento e Mediações Político-Culturais no Mundo Rural (DERAD007) oferecida no segundo módulo do curso de graduação tecnológica na modalidade a distância Desenvolvimento Rurall (PLAGEDER) da UFRGS. Esta obra tem como objetivo fornecer instrumentos conceituais para a análise das relações entre complexas tessituras culturais, das formas de ocupação ecológico-econômica de espaços rurais, da estruturação de identidades minoritárias e lutas sociais correlatas ao processo de emergência político-institucional das comunidades tradicionais no mundo rural brasileiro. Assim, aborda-se a questão da mediação em circunstâncias de grande distanciamento cultural entre aquele que se apresenta como agente estimulador do desenvolvimento e aqueles reduzidos à condição de público-alvo de políticas, programas e projetos.

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Referência Bibliográfica

DAL SOGLIO, Fábio; KUBO, Rumi Regina (orgs). Agricultura e sustentabilidade. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 152 p. (Série Educação a Distância).

Resumo:

Este livro reúne o conteúdo didático da disciplina Agricultura e Sustentabilidade (DERAD008) oferecida no segundo módulo do curso de graduação tecnológica na modalidade a distância Desenvolvimento Rurall (PLAGEDER) da UFRGS. Os textos apresentados abordam as diversas crises que hoje afetam o espaço rural, fortemente ligado à agricultura. Assim, são abordadas as crises ambiental, tecnológica e social, que hoje se encontram estreitamente vinculadas aos espaços rurais. Com isso, pretende-se demonstrar que o modelo atual de desenvolvimento para o espaço rural está em crise, crise essa estreitamento vinculada às demais crises da civilização atual.

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Referência Bibliográfica

BEROLDT, Leonardo. et al (orgs). Seminário Integrador I. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 88 p. (Série Educação a Distância).

Resumo:

São reunidos neste livro os conteúdos da disciplina Seminário Integrador I (DERAD009) oferecida no segundo módulo do curso de graduação tecnológica na modalidade a distância Desenvolvimento Rurall (PLAGEDER) da UFRGS. Os diferentes textos apresentados buscam promover uma reflexão de cunho multidisciplinar acerca da problemática do desenvolvimento local e regional, seus fatores limitantes e suas potencialidades. Amparando-se fortemente em conteúdos didáticos das disciplinas até então oferecidas no âmbito do curso PLAGEDER, busca-se colocar em evidência a dimensão da ação dos atores sociais nas diversas instâncias dos processos de desenvolvimento.

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