Workshop – Redação de patentes, além dos guias.

Workshop – Redação de patentes, além dos guias.

Workshop básico/intermediário, com 6 horas de duração, promovido pela Axonal e pela UFRGS, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico – SEDETEC e com apoio do IFRS – Ponto Focal do PROFNIT, Fortec Sul e RGPI.

  • Objetivo: capacitar os participantes a darem os primeiros passos na redação de patentes, incluindo a realização de buscas, identificação e leitura de documentos relacionados, definição do escopo da invenção, decisão das melhores formas de proteção, “rascunho” de quadros reivindicatórios e relatórios descritivos.
  • Quando: 01 de Outubro de 2018, das 8:30 às 16:30.
  • Local: Prédio Centenário da Faculdade de Engenharia da UFRGS (Ver mapa).

>>> MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES AQUI


Programação:

  • 01/OUT 08:30-09:00
    – Credenciamento dos inscritos.
  • 01/OUT 09:00-12:00
    – Revisão de fundamentos sobre patentes e sua implicação no processo de redação e tramitação.
  • 01/OUT 13:30-16:30
    – Guias e Diretrizes para redação e análise de patentes.
    – Erros comuns em redação e tramitação de patentes.
    – Estratégias de redação de descrições de invenções, reivindicações e relatórios descritivos.

Ministrante:
Henry Suzuki: Sócio Diretor da Axonal Consultoria Tecnológica. Principal Consultant da Innovalyst (US), Consultor Colaborador da Questel Consulting (FR). Agente da Propriedade Industrial. Especialista em bases de dados, técnicas patentárias e científicas. Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo e pósgraduado em administração de empresas pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Agente do Questel Orbit no Brasil e na América do Sul. Titular da Cadeira nº 2 da Academia Nacional de Farmácia. Empreendedor, Inventor, Membro Fundador da Mentores do Brasil.

>>> MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES AQUI


Realização:

 

 

 

Apoio:

.

Leite em evidência!

Leite em evidência!

Com o intuito de trazer a discussão a respeito da qualidade do leite, o evento Leite em Evidência contará com três painéis com questões centrais a respeito do leite.

Painel 1 – Como avaliar a qualidade do leite?
Painel 2 – Diagnóstico e capacitação dos produtores e qualidade do leite.
Painel 3 – Produtos lácteos e a saúde do consumidor.

O evento acontecerá dia 29 de novembro de 2018, na Faculdade de Agronomia – Av. Bento Gonçalves, 7712. Serão 3 lotes de inscrições, havendo a possibilidade de se inscrever no dia do evento.

A inscrição é feita pelo e-mail: inscriçõesnuplac@gmail.com

Para mais informações, acesse: https://nuplacufrgs.wixsite.com/leiteemevidencia

Comida de Rua, lançamento de livros e sessões de cinema integram a programação da III AgUrb

Comida de Rua, lançamento de livros e sessões de cinema integram a programação da III AgUrb

3ª Conferência Internacional Agricultura e Alimentação em uma Sociedade Urbanizada – que acontece na UFRGS, de 17 a 21 de setembro – terá atividades abertas ao público geral, com destaque para a Edição Especial da Feira doComida de Rua, na Redenção

A III AgUrb – 3ª Conferência Internacional Agricultura e Alimentação em uma Sociedade Urbanizada –  que acontecerá na UFRGS, em Porto Alegre/RS, entre os dias 17 e 21 de setembro de 2018, vai reunir cerca de 170 especialistas de 36 países para discutir o tema central Alimentos saudáveis, sociobiodiversidade e sistemas agroalimentares sustentáveis: inovações do consumo à produçãoNa intensa programação da Conferência, três atividades são abertas ao público em geral: a Edição Especial da Feira do Comida de Rua – que terá 15 bancas gastronômicas na Redenção durante todo o período do evento, lançamento de livros e sessões de cinema, que acontecem nos dias 18 e 19 de setembro, na UFRGS. Saiba os detalhes da Conferência e das atividades culturais no serviço abaixo.

Edição Especial do Comida de Rua será um espaço de convivência e alimentação para promover a integração entre os participantes da Conferência, produtores locais e a população de Porto Alegre, em uma experiência aberta ao público para estimular o debate sobre práticas alimentares. Mobilizada pela parceria entre a Comissão Organizadora da AgUrb e o Comida de Rua, conta com a participação e protagonismo de chefs, agricultores e empreendimentos locais, trazendo uma amostra da diversidade dos alimentos regionais e sazonais. O espaço funcionará entre os dias 17 e 21 de setembro no Parque da Redenção (atrás do Espelho d’água), ofertando almoços e lanches que abrangem a diversidade de estilos alimentares e contemplando o público com qualidade e diversidade. Nos dias 19 e 20 de setembro, a FEIRA se estende até às 22h, promovendo uma festa com a participação de DJ’s locais, tornando-se um espaço de lazer a céu aberto para a população. Ao longo do dia 20, A Feira traz uma série de atividades abertas: YogaDanças Circulares  e oficina de identificação de PANCS – Plantas Alimentícias Não Convencionais são algumas das atrações. Confira os horários de funcionamento no serviço abaixo e a programação completa em https://goo.gl/GYvTa3.

A escolha dos parceiros gastronômicos se deu em função da relevância da sua atuação e contribuição no meio gastronômico local, trazendo uma diversidade de alimentos regionais e sazonais. São eles: chefs Patrick VargasMathura e Rodrigo PazPitanga BistrôChica – Parrilla y BarCozinha TimbleraEl Toro BurgerCadeia Solidária de Frutas NativasBá KombuchaRede EcovidaTerra Amor Temperos NaturaisFrida PeppersAraxáZapata – Cervejaria Rural e Cervejaria Oito.

A programação cultural da 3ª AgUrb também inclui o lançamento de doze livros relacionados aos temas da Conferência, com sessões de autógrafos que serão realizadas nos dias 18 e 19 de setembro, às 18h30, na Sala II do Salão de Atos da UFRGS. Confira a programação e os títulos no serviço abaixo.

Ainda nos dias 18 e 19 de setembro, a Conferência vai apresentar o Cine AgUrb, trazendo uma mostra de curtas e médias metragens ficcionais e documentais sobre os temas em questão no evento. As exibições acontecem na Sala Redenção, abertas ao público em geral, com entrada franca. Confira os horários no serviço abaixo.

AIMday – UFRGS | Produção de leite e derivados é debatida em evento

AIMday – UFRGS | Produção de leite e derivados é debatida em evento

AIMday UFRGS reúne pesquisadores da universidade com representantes da indústria do leite para discutir os desafios do setor.

Nesta quarta-feira, 12, pesquisadores da UFRGS e representantes da cadeia produtiva do leite, de órgãos governamentais e não governamentais participam do AIMday UFRGS – Conectando membros da cadeia produtiva do leite à universidade

Promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e pelo Parque Zenit, o evento tem como objetivo integrar a cadeia do leite à universidade, discutindo questões e desafios para o desenvolvimento da produção de laticínios.

O secretário de Desenvolvimento Tecnológico, José Luis Ribeiro, destacou a importância da aproximação entre universidade e indústria. “A partir do debate de questões de interesse da indústria, a universidade pode direcionar pesquisas e trabalhos futuros e colaborar na busca de soluções”, afirmou.

Durante todo o dia, serão discutidas questões como combate à tuberculose e brucelose bovina, intolerância à lactose e uso de tecnologia para o aprimoramento da qualidade e da sanidade do leite.

Os temas em debate foram definidos em conjunto com representantes da cadeia produtiva do leite e as sessões de trabalho ocorrem com a participação de professores e pesquisadores da UFRGS.

O AIMday é um formato de evento criado pela Universidade de Uppsala (Suécia).

Tem como objetivo aproximar empresas e universidades, a partir da discussão de questões específicas, elaboradas pelas empresas, em sessões com uma hora de duração.

Confira imagens do AIMday UFRGS AQUI

Fonte: http://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/producao-de-leite-e-derivados-e-debatida-em-evento

Oportunidade de Bolsa!

Oportunidade de Bolsa!

Bolsa para atuar na área de comunicação institucional da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico – SEDETEC.

.

  • Atividades: Criação de materiais gráficos e apoio em rotinas administrativas.
  • Requisitos: Estudante de Design ou Comunicação Social a partir do 3º semestre e ter conhecimentos de Illustrator.
  • Carga horária: 20 horas semanais, em horário flexível.
  • Local de atuação: SEDETEC – Campus Centro – Prédio Chateau (ao lado da Escola de Engenharia).
  • Bolsa (valor inicial): R$700,00.

Processo seletivo:

  • Enviar currículo, histórico escolar, portfólio de projetos realizados para o e-mail vinicio@ufrgs.br até o dia 23 de setembro de 2018.
  • Entrevistas ocorrerão de 25 à 28 de setembro de 2018 na SEDETEC.

.

.

Encontro para impulsionar à inovação e o empreendedorismo no RS

Encontro para impulsionar à inovação e o empreendedorismo no RS

Encontro na Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico – SEDETEC da UFRGS reúne representantes do grupo Amanhã e pró-reitores de instituições federais de ensino superior do RS.

Em mais uma ação da campanha #inovaçãoUFRGS, nesta quarta-feira, 29/08, o Secretário de Desenvolvimento Tecnológico, José Luis Duarte Ribeiro e o Pró-Reitor de Pesquisa, Luis da Cunha Lamb, receberam representantes do grupo Amanhã e pró-reitores de instituições federais de ensino superior do RS.

Na ocasião o presidente do grupo Amanhã, Jorge Polydoro, apresentou o projeto Plataforma da Transformação, que tem como objetivo exibir e conectar as iniciativas de pesquisa, inovação e empreendedorismo promovidas pelas instituições de ensino superior do RS.

Objetivos da Plataforma da Transformação

1 – Mostrar as qualidades do RS invisível – Não é de hoje que o Rio Grande amarga uma grave crise em suas contas públicas que impacta negativamente sua imagem interna e externamente, cria um ambiente hostil ao empreendedorismo, e provoca êxodo de talentos. A Plataforma da Transformação vai mostrar o Estado invisível, ou seja, tudo o que é criado e produzido com qualidade, grande potencial transformador, e contribuir para gerar uma nova visão de futuro.

2 – Conectar iniciativas de pesquisa e inovação – Apresentar e conectar iniciativas de pesquisa e inovação que estão sendo desenvolvidas pelas universidades públicas, comunitárias e privadas, Institutos Federais, Centros Tecnológicos e de Inovação do SENAI, Hospitais Escola, unidades da Embrapa, empresas públicas e privadas.

Os próximos passos do projeto visam o desenvolvimento de ações para a captação de mais instituições para apoiar a iniciativa.

Palestra “Boas Práticas para Apresentações Orais”

Palestra “Boas Práticas para Apresentações Orais”

A Pró-Reitoria de Pesquisa – PROPESQ e a Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico- SEDETEC promovem seminários de Iniciação Científica e Tecnológica. 

Nos dias 14 de setembro às 10h30 no Auditório do Instituto de Informática, campus do vale, o Professor Manuel Menezes de Oliveira Neto apresentará o seminário Boas Práticas Para Apresentações Orais.

A atividade é direcionada para os alunos bolsistas de iniciação científica e iniciação tecnológica da UFRGS.

Inscrições aqui.

Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica

Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica

A Pró-Reitoria de Pesquisa – PROPESQ e a Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico – SEDETEC promovem seminário de Iniciação Científica e Tecnológica.

No dia 10 de setembro às 15:30 horas no Auditório do Instituto de Informática, campus do vale, o Professor Luis Lamb apresentará o seminário Boas Práticas Para Publicação de Artigos

A atividade é direcionada para os alunos bolsistas de iniciação científica e iniciação tecnológica da UFRGS.

Inscrições aqui.