PITCH DAY da Maratona de Empreendedorismo da UFRGS

PITCH DAY da Maratona de Empreendedorismo da UFRGS

Venha conhecer os projetos de negócios de impacto desenvolvidos na Maratona de Empreendedorismo da UFRGS – ed.2018

Após quatro meses de intensas capacitações e networking, 15 projetos de negócios de impacto desenvolvidos ao longo do curso de extensão Maratona de Empreendedorismo da UFRGS serão apresentados no PITCH DAY.

O PITCH DAY é um evento aberto ao público, no qual os alunos-empreendedores apresentarão seus projetos para uma banca de investidores e acadêmicos.

  • Quando: 3 dezembro.
  • Local: Sala II do Salão de Atos da UFRGS.

Programação:

  • 17h: Abertura e início dos pitches.
  • 21h: Cerimônia de premiação.

Sobre a Maratona

A Maratona é uma “coopetição” de propostas de novos negócios de impacto, aberta aos membros das comunidades interna e externas à UFRGS.

Promovida anualmente pela Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico – SEDETEC da UFRGS, através de seu Programa de Empreendedorismo, o objetivo é capacitar e desenvolver o potencial de empreendedores, contribuindo para a criação de negócios de impacto. Saiba mais!

Novidades desta edição

Websérie: todos os encontros da Maratona 2018 estão sendo filmados, dando origem a primeira websérie que acompanha uma ação de empreendedorismo promovida pela UFRGS! Assista aqui os episódios!

Maratona itinerante: os encontros desta edição ocorrem nas sedes de parceiros da Maratona, ou seja, cada “episódio” possui um cenário diferente!

Uergs deposita seu primeiro pedido de patente de invenção, em parceria com a Ufrgs

Uergs deposita seu primeiro pedido de patente de invenção, em parceria com a Ufrgs

*Texto original do site http://www.uergs.edu.br

A Uergs depositou em outubro o seu primeiro pedido de patente de invenção, intitulado “Uso da Biomassa de Briófita como Agente Fitorremediador em Soluções Contaminadas por Metais e Nutrientes e Método de Obtenção das Biomassas Seca e Úmida”.

A invenção é fruto da pesquisa para o Trabalho de Conclusão de Curso da estudante Therrésse Torresa, do curso de Ciências Biológicas ofertado em parceria pela Uergs e Ufrgs no Litoral Norte orientado pela professora Juçara Bordin. A pesquisa também envolve os técnicos Cacinele Mariana da Rocha (Ceclimar/Ufrgs), e Alan da Silva (Instituto de Química/Ufrgs).

Efetuado junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), o depósito é fruto do convênio entre as duas universidades públicas para a oferta em parceria o curso de Bacharelado em Ciências Biológicas. “Esse depósito representa também um marco para o Núcleo de Inovação Tecnológica da Uergs, que desde sua implantação, em junho de 2017, imprime esforços no sentido de estimular a pesquisa tecnológica e a proteção dos inventos gerados pelos membros da comunidade acadêmica da Universidade”, ressalta o professor Clódis Andrades Filho, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uergs na época em que foi realizado o registro.

*Fonte: http://www.uergs.edu.br/uergs-registra-seu-primeiro-pedido-de-patente-de-invencao-em-parceria-com-a-ufrgs

Divulgação de seleção | Oportunidade de Bolsa para Pós-Doutorado!

Divulgação de seleção | Oportunidade de Bolsa para Pós-Doutorado!

A Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico – SEDETEC da UFRGS, divulga a seleção de candidato para atuar como bolsista de pós-doutorado para pesquisa e colaboração para Programa de Empreendedorismo.

Conforme a chamada pública divulgada em 19 de outubro de 2018, na página web: https://www.ufrgs.br/sedetec/?p=4596 torna-se público o resultado da seleção.

VIII FINOVA premia os melhores trabalhos

VIII FINOVA premia os melhores trabalhos

Na tarde de sexta-feira (19/10) foram divulgados os projetos destaques e premiados do Salão UFRGS 2018.

O Salão UFRGS 2018 envolveu ações de ensino, pesquisa, desenvolvimento tecnológico, extensão, internacionalização, desenvolvimento de servidores e inclusão e acessibilidade.

A oitava edição da Feira de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico – FINOVA contou com 121 trabalhos inscritos.

A FINOVA tem como objetivo acompanhar, promover e divulgar as produções técnico-científicas e artístico-culturais de estudantes de graduação da UFRGS que atuam em pesquisas voltadas ao desenvolvimento tecnológico.

O Secretário de Desenvolvimento Tecnológico, José Luis Duarte Ribeiro e o Diretor do Parque  Zenit, Marcelo Lubaszewski, entregaram as premiações da VIII FINOVA.

VIII FINOVA – Os premiados deste ano foram:
  
Ciências Agrárias – FERNANDA FONTOURA DA SILVA
Ciências da Vida – BÁRBARA BERTRAND KALIL NICHELE
Tecnologia Sociais – NINA DE FREITAS XAVIER RECKZIEGEL
Engenharias – FELIPE TOMAZONI DA SILVA
Ciências Exatas e da Terra – ANA PAULA SOARES ZANATTA
 
VIII FINOVA – Na categoria Destaques, os vencedores foram:
 
Ciências Agrárias – MARIANA CRISTINA MORAES CORSO
Ciências da Vida – EDUARDA MALLET DA SILVA
Ciências da Vida – ITAMAR JOSÉ GUIMARÃES NUNES
Tecnologias Sociais – WILLIAM YAMASHITA BRIZOLA
Engenharias – DANIELA EDUARDA SCHNEIDER
Engenharias – MARIANE DA ROSA LOUREIRO
Ciências Exatas e da Terra – ARTHUR EXNER
Ciências Exatas e da Terra – CAMILA ANGELA GONZATTI
.
.
Oportunidade de Bolsa para Pós-Doutorado

Oportunidade de Bolsa para Pós-Doutorado

A Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico – SEDETEC da UFRGS seleciona bolsista pós-doutorado para pesquisa e colaboração para Programa de Empreendedorismo.

Requisitos:

  1. Recém doutor (doutorado finalizado após 31/10/2015).
  2. Doutorado em áreas afins a gestão de negócio, como Administração, Engenharia de Produção e Economia.
  3. Experiência em docência em universidades.
  4. Experiência em formação de empreendedores.
  5. Experiência com Design Thinking ou práticas de aprendizagem ativa.
  6. Currículo Lattes e evidências que comprovem a experiência desejada.

Pontuação do processo seletivo:

  • Doutorado em área diretamente afim a gestão de negócio: 10 pontos, pontuação proporcionalmente menor para menor aderência.
  • Experiência em docência em universidades: 10 pontos para dois anos de docência plena, pontuação proporcionalmente menor para menor experiência.
  • Experiência em formação de empreendedores: 10 pontos para dois anos de experiência na formação empreendedora, pontuação proporcionalmente menor para menor experiência.
  • Experiência com Design Thinking ou práticas de aprendizagem ativa: 10 pontos para dois anos de experiência nessas práticas, pontuação proporcionalmente menor para menor experiência.

*Será selecionado o candidato que obtiver a maior pontuação nesses quesitos.

Outras informações:

  • Previsão de início das atividades da bolsa: 1º de dezembro de 2018.
  • Tempo de bolsa: 12 meses, prorrogável por igual período se houver interesse de ambas as partes.
  • Carga horária de dedicação: 30 horas semanais.
  • Valor da bolsa: R$ 4.000,00 por mês.

Interessados enviar Currículo Lattes e evidências até o dia 5 de novembro para o e-mail: eap@ufrgs.br

VIII FINOVA – Acontece na UFRGS

VIII FINOVA – Acontece na UFRGS

A FINOVA é destaque na programação da UFRGS TV.

No Salão UFRGS 2018, a Feira de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico chega a sua oitava edição. Seu objetivo é estimular e divulgar pesquisas e trabalhos estudantis de caráter tecnológico-científico e artístico-cultural.

Assista!

Começa a VIII FINOVA!

Começa a VIII FINOVA!

A VIII Feira de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico – FINOVA recebe seus primeiros visitantes nesta segunda-feira, 15/10.

Promovida anualmente pela SEDETEC, a FINOVA integra as atividades do Salão UFRGS e tem como objetivo acompanhar, promover e divulgar as produções técnico-científicas e artístico-culturais de estudantes de graduação da UFRGS que atuam em pesquisas voltadas à inovação e/ou desenvolvimento tecnológico.

De segunda até quinta-feira, 18/10, os bolsistas de iniciação tecnológica apresentam seus projetos de pesquisa para avaliadores e visitantes da feira, as apresentações ocorrem no hall do prédio 43123.

Na sexta-feira à tarde, 19/10, ocorre no campus do vale a cerimônia de encerramento do Salão UFRGS, ocasião que serão conhecidos os projetos destaques da FINOVA e dos demais eventos que integram o Salão UFRGS.

Saiba mais sobre o Salão UFRGS no site: https://www.ufrgs.br/salaoufrgs