16ª Conferência Anpei de Inovação

16ª Conferência Anpei de Inovação

O maior evento de inovação multisetorial do país ancorado em geração de negócios

Conferência Anpei de Inovação: conhecimento, negócios e vivências

.

Realizada desde 2001, a Conferência Anpei de Inovação tem se consolidado como fórum privilegiado para o encontro de representantes de empresas, agências do governo e instituições de C,T&I para discussão e encaminhamentos de políticas e práticas voltadas à inovação nas empresas e no país.

Nesse ano, a Conferência acontece nos dias 31 de outubro e 1º de novembro no ExpoMinas, em Belo Horizonte – MG, com visita técnica a empresas e institutos de C,T&I no dia 30 de outubro e atividade cultural no dia 2 de novembro.

Com o tema “Vivendo a inovação em um mundo em transformação”, a 16ª edição da Conferência Anpei de Inovação irá discutir novos caminhos para a inovação em um mundo em constante e rápida transformação nas relações e nos modelos de negócio usualmente conhecidos.

Para tanto, serão realizadas palestras com especialistas nacionais e internacionais que irão abordar tendências e movimentos no Brasil e no mundo que podem auxiliar o país nas políticas e práticas para o setor de P,D&I e o ambiente de negócios.

O tema deste ano está ancorado na tríade Tecnologia – Comportamento – Negócios, que, a partir das seis rotas de inovação, norteará todas as atividades, palestras, cases e conteúdo da Conferência.

Programação e inscrições no site: http://www.anpei.org.br/conferencia2017

Programação e inscrições no site: http://www.anpei.org.br/conferencia2017 

Parque Zenit lança Programa de Mobilidade Profissional Internacional da UFRGS

Parque Zenit lança Programa de Mobilidade Profissional Internacional da UFRGS

Na manhã desta segunda-feira (02), foi lançado o Programa de Mobilidade Profissional Internacional da UFRGS, o Orion. O Programa foi apresentado pelo Prof. Dante Barone, do Instituto de Informática – UFRGS e pelo vice-diretor do Zenit, Prof. Rafael Roesler, na Semana de Inovação Suécia-Brasil, realizada no Prédio Centenário da Escola de Engenharia.

O Orion tem como objetivo trazer estudantes internacionais para uma experiência profissional de curta duração – de três a seis meses – no Brasil. Os estudantes poderão realizar estágios em empresas parceiras do Programa, com tutoria de professores, doutorandos e egressos da UFRGS. O Zenit, em conjunto com as unidades parceiras na UFRGS, será o elo entre estudantes internacionais e as empresas. Será oferecido aos participantes curso de português, além de uma disciplina transversal, em inglês, de inovação e empreendedorismo, aberta ao público interno da Universidade.

O Programa engloba os objetivos de internacionalização da UFRGS e do Zenit – Parque Científico e Tecnológico e será uma oportunidade para empresas gaúchas terem projetos discutidos por estudantes internacionais, com tutoria da UFRGS, além da oportunidade de fazerem network global, com empresas e universidades estrangeiras.

A previsão é que o começo das atividades do Orion ocorra no início de 2018.

NANORESTART – Inscrições Abertas!

NANORESTART – Inscrições Abertas!

O Simpósio NANORESTART que está vinculado ao Projeto NANORESTART, busca solucionar a questão da conservação de obras de arte, através do desenvolvimento de novos produtos químicos e meios para melhorar o estado da arte da ciência da conservação.

O Simpósio promoverá a disseminação dos conhecimentos de produtos e técnicas do “Estado da Arte” para a conservação e restauração de obras de arte, tendo um foco especial na nanotecnologia. Esse processo será promovido através da realização de palestras e workshops, em conjunto com uma sessão de pôsteres. Contará com a participação do Coordenador do Projeto Piero Baglione (Itália) e de palestrantes membros do Projeto NANORESTART oriundos da Itália e França, bem como palestrantes nacionais.

A pré-inscrição deverá ser realizada através do envio de um e-mail para nanorestart.ufrgs.2017@gmail.com. 

Quando: 9 e 10 de novembro

Onde: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Campus Centro

 Mais informações AQUI

FINOVA promove relato de experiências

FINOVA promove relato de experiências

Venham participar! 

Relato de Experiências de participantes da Maratona de Empreendedorismo, Start Ups e Empresas Juniores da UFRGS.

O objetivo é contar um pouco da experiência destes alunos, motivar o público com o espírito empreendedor e conhecer os erros e acertos destes empreendedores.

.

  • Victor Dellorto CEO Flimbo – Campeão Maratona de Empreendedorismo da UFRGS – ed.2016
  • Henrique Knorst, PRINTUP 3D, Participou da Maratona em 2014, a PrintUp 3D é uma empresa que busca a vanguarda tecnológica aplicada no serviço de prototipagem rápida, capacitando a criação de objetos com sofisticação, facilidade e liberdade criativa.
  • Henrique Bandeira,  Diretor-Presidente CATALISA, Empresa Júnior formada por graduandos do curso de Engenharia Química da UFRGS.

.

Quando: 17/10 às 14:00 no Auditório do ILEA (Campus do Vale).

Inscrições: https://goo.gl/forms/An7zqqL3yCdrH1Za2

Pocket INOVA – INSCRIÇÕES ABERTAS!

Pocket INOVA – INSCRIÇÕES ABERTAS!

A Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico – SEDETEC da UFRGS convida para uma tarde de desafios em inovação com a edição especial do POCKET INOVA no Salão UFRGS 2017.

O Pocket INOVA é um workshop que busca aproximar a formação acadêmica dos alunos de graduação da UFRGS com os desafios da sociedade com base na abordagem do Design Thinking, estimulando o pensamento inovador, a resolução de problemas e o aprendizado por experiência.

A proposição de solução do desafio é única de cada edição e está alinhada com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos na Agenda 2030 do PNUD da ONU.

A ação faz parte de um conjunto de atividades realizadas com o apoio do SEBRAE e será a última edição do Pocket INOVA deste ano. Aproveite e se inscreva!

Quando: 18/10 – 14h

Onde: Sala 108 – Prédio 43123 Instituto de Química

Inscrições vão até o dia 11 de outubro no site: https://goo.gl/forms/MJ1mGLeAMm914z932

A inscrição não garante a participação na atividade. Após o período de inscrições, haverá uma seleção dos inscritos com base nas respostas do formulário.

Mostra de Tecnologias VII FINOVA

Mostra de Tecnologias VII FINOVA

Neste ano será disponibilizado espaço na FINOVA, no Hall do Prédio 43123, para apresentação de tecnologias desenvolvidas na UFRGS, com o objetivo de contribuir para o intercâmbio de experiências entre pesquisadores em formação, permitindo uma visão mais abrangente das pesquisas da universidade.

Convidamos os pesquisadores a participar expondo sua tecnologia e solicitamos enviar email para finova@ufrgs.br, até o dia 29/09/2017, informando o tipo de material que será exposto, com relação a tamanho, acesso, necessidades de energia e segurança durante a feira, para verificarmos as possibilidades.

 

Instituto Serrapilheira abre chamada pública

Instituto Serrapilheira abre chamada pública

O instituto Serrapilheira, instituição privada sem fins lucrativos, promove sua primeira chamada para projetos de pesquisa científica nas áreas de ciências da computação, ciências da terra, ciências da vida, engenharias, física, matemática e química.

O Serrapilheira vai financiar um total máximo de 70 jovens pesquisadores, com aporte de até cem mil reais pelo período de 1 ano. Ao fim deste período, os 70 projetos serão reavaliados por membros do Conselho Científico. Essa segunda avaliação será baseada nas ideias e nos resultados produzidos ao longo dos 12 meses anteriores. Maiores detalhes sobre a segunda etapa de avaliação serão informados aos candidatos no momento oportuno.

Os projetos devem ser escritos em inglês e precisam ser enviados dentro do prazo determinado (15 de setembro de 2017, às 15h, horário de Brasília). Todos os campos obrigatórios do formulário de inscrição devem ser devidamente preenchidos.

As inscrições podem ser feitas através de formulário online disponível em: https://serrapilheira.org/chamada-publica/

Para acessar o edital completo CLIQUE AQUI

Programa de Inovação Aberta Fibria Insight

Programa de Inovação Aberta Fibria Insight

A Fibria é uma das líderes mundiais do setor de celulose e papel no quesito investimentos em inovação e tecnologia. O Fibria Insight tem o compromisso de buscar novas ideias, soluções inovadoras e novas tecnologias no setor de celulose e papel e no desenvolvimento de novos negócios, selecionando e apoiando projetos e empreendimentos (“startups”) que possuam soluções em duas vertentes, direcionadas aos segmentos de celulose microfibrilar e embalagem dos fardos de celulose.

O programa conta com um suporte para amadurecimento dos projetos selecionados para seu melhor desenvolvimento por meio de mentorias de alta qualidade nos quesitos técnicos, comerciais e de modelo de negócio. Os projetos selecionados poderão, ainda, ter acesso à infraestrutura e receber investimentos da Fibria.

Inscrições e informações AQUI

Universidade Sustentável: projetos de impacto para a sociedade

Universidade Sustentável: projetos de impacto para a sociedade

A Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico – SEDETEC e a Escola de Engenharia da UFRGS convidam para uma tarde de discussão sobre a Universidade Sustentável.
.

A ação faz parte de um conjunto de atividades realizadas com o apoio do SEBRAE e contará com uma palestra do Gustavo Loiola e um painel de discussão sobre o tema com convidadas muito especiais.

Participe deste debate e descubra como você pode ser protagonista em projetos de impacto na comunidade a partir da universidade.

.

Dia: 19/09/2017.

Horário: 14:30h – 17h.

Local: Auditório Nascente (Prédio Centenário da Escola de Engenharia).

Inscrições AQUI

.