Edital aberto para seleção de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação

Edital aberto para seleção de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação

A Comissão Acadêmica Nacional do PROFNIT (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação) torna pública a realização do Exame Nacional de Acesso para ingressantes no PROFNIT no ano letivo de 2019.

O PROFNIT é um curso gratuito, presencial, com duração de 24 (vinte e quatro) meses. O PROFNIT é coordenado pelo Conselho Gestor (CG) e pela Comissão Acadêmica Nacional (CAN), que operam sob a égide da Diretoria do FORTEC e do Ponto Focal Sede, a Universidade Federal de Alagoas.

Ponto Focal é uma Instituição de Ensino Superior (IES) responsável pela disciplina acadêmica do discente e pela emissão do diploma de Mestre.

LOCAL

O PROFNIT é desenvolvido em diversas instituições de ensino superior do Brasil, no RS o Ponto Focal é o Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS.

PÚBLICO ALVO

– Poderão se inscrever candidatos graduados portadores de diploma de qualquer curso de nível superior – graduação – emitido por instituição oficial e reconhecida pelo MEC.

– Poderão também se inscrever concluintes do último semestre ou ano dos cursos de instituições oficiais e reconhecidas pelo MEC, porém para a efetivação da matrícula do candidato aprovado e classificado, será exigida a apresentação do respectivo diploma ou documento provisório.

INSCRIÇÕES

De 12h00 do horário oficial de Brasília de 13/ago/2018 até 18h00 do horário oficial de Brasília de 17/ago/2018.

REQUISITOS PARA A SELEÇÃO E DEMAIS INFORMAÇÕES ACESSE O EDITAL AQUI

.

Para mais informações e atualizações acesse o site profnit.org.br

.

.

Edital Bolsa PRAE | SEDETEC

Edital Bolsa PRAE | SEDETEC

A Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico – SEDETEC da UFRGS seleciona candidatos para bolsas PRAE.

Oportunidades:

1. Bolsa Aperfeiçoamento – Prospecção Tecnológica

  • Atividades: Prospecção tecnológica, análise de patentes e rotinas administrativas.
  • Graduação e conhecimentos técnicos nas áreas: Engenharias, Economia e Administração.
  • Local de exercício: SEDETEC, prédio Chateau – Campus Centro.

2. Bolsa Aperfeiçoamento – Comunicação Social

  • Atividades: Pesquisa de conteúdos relacionados à inovação e ao empreendedorismo, atualização de websites e redes sociais, cobertura de eventos e rotinas administrativas.
  • Graduação e conhecimentos técnicos nas áreas: Comunicação Social, Engenharias e Administração.
  • Local de exercício: SEDETEC, prédio Chateau – Campus Centro.

Acesse o edital AQUI

ATENÇÃO: Candidatos enviar currículo para o e-mail eap@ufrgs.br até o dia 15/07/2018.

Mais informações: https://www.ufrgs.br/bolsas/

Finep Startup – Programa de Investimento em Startups Inovadoras

Finep Startup – Programa de Investimento em Startups Inovadoras

PROGRAMA DE INVESTIMENTO EM STARTUPS INOVADORAS – EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA 2018 – 1ª RODADA

Fortalecer o Sistema de Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do apoio às empresas brasileiras nascentes de base tecnológica, que possuam papel fundamental na introdução de novas tecnologias e modelos de negócios no mercado.

Disponibilizar recursos financeiros para que startups com alto potencial de crescimento e retorno possam enfrentar com sucesso os principais desafios de seus estágios iniciais de desenvolvimento, contribuindo para a criação de empregos qualificados e geração de renda para o País.

Promover o crescimento do mercado de capital semente no Brasil, compartilhando com os investidores privados os riscos associados ao investimento em empresas nascentes de base tecnológica, sem substituir a iniciativa privada em seu papel como principal agente formador desse mercado.

PRAZO PARA ENVIO DE PROPOSTAS ATÉ: 03/08/2018

Mais informações no site http://finep.gov.br

Divulgação dos contemplados dos editais de Bolsas de Iniciação Tecnológica

Divulgação dos contemplados dos editais de Bolsas de Iniciação Tecnológica

A Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico – SEDETEC da UFRGS divulga as listas dos pesquisadores com projetos de pesquisa contemplados com bolsa de  Iniciação Tecnológica – IT, para o período de 01/08/2018 até 31/07/2019.

Contemplados para Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação – BIT – Ver AQUI

Contemplados para Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação apoiado pelo CNPq – PIBITI – Ver AQUI

Contemplados para Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação apoiado pela FAPERGS – PROBITI – Ver Aqui

.

*Prazo para enviar o pedido de reconsideração via Portal do Servidor: 03/07 a 04/07, até a meia noite.

AIMday UFRGS – Conectando membros da cadeia produtiva do leite à universidade

AIMday UFRGS – Conectando membros da cadeia produtiva do leite à universidade

O AIMday UFRGS é um evento que vai conectar a cadeia produtiva do leite à universidade!

Durante um dia inteiro, membros da cadeia produtiva do leite discutirão com pesquisadores da UFRGS as questões e os desafios para o desenvolvimento da produção de leite e seus derivados.

Mais informações sobre o evento AQUI.

Inscrições para a participação dos empreendimentos abertas até 09 de julho!

Confira AQUI o passo a passo para efetuar a sua inscrição. Faça já a sua inscrição AQUI!

 

Road Show busca soluções inovadoras

Road Show busca soluções inovadoras

Série de eventos regionais para geração de ideias, projetos ou produtos aplicados às necessidades do setor industrial, o Road Show Conexão Indústria + Startup ocorre na próxima quarta-feira (20), das 13h30min às 18h30min, na sede da FIERGS, em Porto Alegre.

O projeto surge a partir da interação entre startups e empresas industriais de pequeno, médio e grande portes, com a proposta de buscar soluções inovadoras que resultem em empreendedorismo, negócios e oportunidades.

Integrante do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) da CNI, na FIERGS o Road Show é executado pelo Conselho de Articulação Sindical e Empresarial e pelo Conselho de Inovação e Tecnologia, em parceria com a Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp).

Informações: (51) 3347-8990 ou 3347-8680, ou ainda pelos e-mails conase.@fiergs.org.brcitec@fiergs.org.br. O evento já passou por Santa Cruz do Sul, Pelotas e Caxias do Sul.

Após Porto Alegre, a última etapa ocorre em Santa Rosa, em 26 de junho.

Mais informações: http://www.fiergs.org.br

SEDETEC apoia a 3ª Semana Acadêmica do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia

SEDETEC apoia a 3ª Semana Acadêmica do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia

A Unidade da Uergs em Bento Gonçalves realizará, em junho, a 3ª Semana Acadêmica do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia.

Com o tema “A interdisciplinaridade do curso de Engenharia de BioBio”, o evento pretende discutir, através de palestras e minicursos, as diversas temáticas abordadas pela graduação.

“As semanas acadêmicas possibilitam o desenvolvimento de habilidades específicas, em muitos casos não trabalhadas em sala de aula e que são exigidas pelo mercado de trabalho, tais como comunicação, criatividade, proatividade, trabalho em equipe”, diz a professora Daiana Maffessoni, coordenadora da Semana.

As inscrições para a 3ª Semana Acadêmica do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia vão até o dia 31 de maio. As atividades acontecerão na Unidade da Uergs em Bento Gonçalves.

A Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico – SEDETEC da UFRGS será representada por Felipe Grando Brandão, que abordará o tema “Propriedade Intelectual em sintonia com a Universidade” no dia 14/06 às 15h. 

Serviço

3ª Semana Acadêmica do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia

Local: Unidade da Uergs em Bento Gonçalves

Data: de 11 a 15 de junho

Hora: das 13h30 às 21h

Inscrições: até o dia 31 de maio

Contato: daiana-maffessoni@uergs.rs.gov.br

Mais informações na página: http://www.uergs.edu.br/uergs-em-bento-goncalves-promove-semana-academica

Seminário de Inovação, Ciência e Tecnologia

Seminário de Inovação, Ciência e Tecnologia

Estão abertas as inscrições para o Seminário de Inovação, Ciência e Tecnologia: “Estratégias Nacionais e Internacionais de Inovação”.

O evento tem como objetivo apresentar os resultados dos programas desenvolvidos pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia – SDECT do RS, órgão promotor e organizador em parceria com o Grupo Banco Mundial – BIRD.

O Seminário será nos dias 12 e 13 de junho no teatro da PUCRS.

Através de recursos oriundos do BIRD, a SDECT apoia, 18 Arranjos Produtivos Locais, 11 Núcleos de Extensão Produtiva, em 16 projetos apoiados em Parques, 117 projetos apoiados em Polos Tecnológicos e 34 projetos apoiados em Incubadoras Tecnológicas.

Em sete anos de incentivos do banco mundial, o governo gaúcho  já recebeu mais de 100 milhões destinados para tais programas. 

Serão abordados, durante o Seminário, temas centrais para o crescimento da economia do Rio Grande do Sul, tais como: Sustentabilidade de ambientes de inovação, Novos formatos de captação de recursos e Novas estratégias de inovação.

Painéis:

-Modelos Internacionais Consolidados de Apoio à Inovação.

-Modelos de Apoio à Inovação em Países Emergentes.

Novas Estratégias de Inovação.

-A Inovação como Estratégia Para o Fortalecimento da Competitividade do Setor Produtivo.

Mais informações e inscrições no site: http://www.sdect.rs.gov.br/seminario-de-inovacao-ciencia-e-tencnologia

AVISO: Alterados os cronogramas dos editais de Bolsas de Iniciação Tecnológica 2018-2019

AVISO: Alterados os cronogramas dos editais de Bolsas de Iniciação Tecnológica 2018-2019

A Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico – SEDETEC da UFRGS informa que foram alterados os cronogramas dos editais de Bolsas de Iniciação Tecnológica 2018-2019. 

A divulgação dos resultados dos pedidos de bolsas será feita a partir do dia 15 de junho, na página da SEDETEC e por e-mail.

Dúvidas ou mais informações podem ser resolvidas pelo e-mail bolsasit@ufrgs.br 

Os editais estão disponíveis na página Bolsas de Iniciação Tecnológica – Editais abertos para o período de 2018 – 2019