Maratona de Empreendedorismo da UFRGS 2017 | Inscrições Abertas!

Maratona de Empreendedorismo da UFRGS 2017 | Inscrições Abertas!

Estão abertas as inscrições para a Maratona de Empreendedorismo da UFRGS | edição 2017

A Maratona é uma das ações de incentivo ao empreendedorismo mais tradicionais do Brasil, o curso para a criação de startups é promovido pela UFRGS desde o ano 2000.

Sobre a Maratona de Empreendedorismo da UFRGS  

A Maratona de Empreendedorismo é um curso de extensão transversal a várias áreas do conhecimento e aberto aos membros das comunidades interna e externas à UFRGS que tenham uma proposta de startup de impacto.

Promovido anualmente pela Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico – SEDETEC da UFRGS, através de seu Programa de Empreendedorismo, o objetivo do curso é capacitar e desenvolver o potencial de empreendedores, contribuindo para a criação de startups que atendam a demandas da sociedade.

Buscando integrar as ações de incentivo à inovação e ao empreendedorismo promovidas pela UFRGS, a Maratona prospecta projetos de startups relacionados as áreas de algumas das incubadoras tecnológicas da Universidade e assim estimula o desenvolvimento de um Caminho Empreendedor, contribuindo para a conexão dos membros do ecossistema empreendedor universitário.

Novidade desta edição – Agenda 2030 da ONU: Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 

A edição de 2017 da Maratona de Empreendedorismo da UFRGS quer incentivar o desenvolvimento de startups de impacto, capazes de impactar o maior número de pessoas. Portanto, os projetos participantes devem estar alinhados com a Agenda 2030 da ONU, que propõe Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ou a um objetivo aberto (caso a sua proposta não se enquadre a nenhum dos 17 ODS).

Mais informações e inscrições no site: ufrgs.br/maratona

.

Divulgados contemplados com Bolsas IT 2017-2018

Divulgados contemplados com Bolsas IT 2017-2018

Acesse os resultados: https://www.ufrgs.br/sedetec/?page_id=1079

Aos orientadores contemplados com bolsas BIT, PIBITI e PROBITI salienta-se que o propósito dos programas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação visa a formação e inserção de estudantes em atividades de pesquisa voltadas para o desenvolvimento tecnológico e a inovação. O programa procura formar recursos humanos, dos quais se espera venham a se dedicar ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas e demais segmentos da atividade humana no País. Ou seja, que desenvolvam condições de participar de forma criativa, empreendedora e direta no desenvolvimento social e econômico do País.

 

Winter School – Transformando Pesquisas em StartUps

Winter School – Transformando Pesquisas em StartUps

A UFRGS através da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico – SEDETEC, do Parque Zenit e da Escola de Engenharia promovem a Winter School, evento que ajudará a transformar pesquisas acadêmicas em Startups.

.


O que é?

A Winter School é uma atividade que tem como principais objetivos transformar pesquisas acadêmicas em modelos de negócio. Queremos desenvolver o olhar empreendedor e inspirador nos pesquisadores da UFRGS para aproximar a pesquisa da Universidade ao Mercado, por meio de uma imersão para novas experiências.

Quando?

21 a 25 de agosto de 2017.

Onde?

Prédio Centenário da Escola de Engenharia da UFRGS.

Para quem?

Estudantes de Graduação e Pós-Graduação (mestrados e doutorados) da UFRGS.

Como?

Imersão de 1 semana, das 9h às 18h.

Durante esse período serão realizadas palestras, bate-papos, mentorias e muita mão-na-massa.

Mais informações e inscrições no site: ufrgs.br/empreendedorismo

.

Lean Startup Day – UFRGS

Lean Startup Day – UFRGS

No dia 21 de junho a UFRGS será palco da primeira edição do Lean Startup Day – UFRGS: minimizando os riscos da inovação.

Participe e entenda por que este movimento está revolucionando o universo das startups, auxiliando empreendedores e inovadores a construir produtos e serviços melhores e de forma ágil.

Nesta primeira edição, nós teremos um dia repleto de ações!

.

Confira a programação:

.

 

 

Gostou e quer se inscrever?

.

.


 

Mais informações sobre o Lean Startup Day – UFRGS:

Entrar em contato com o Programa de Empreendedorismo da SEDETEC: empreendedor@ufrgs.br ou (51) 3308-4231 / 3308-4229

 

Incubadora Héstia oferece curso gratuito de Pesquisa de Mercado

Incubadora Héstia oferece curso gratuito de Pesquisa de Mercado

A Incubadora Tecnológica Héstia oferece curso de “Pesquisa de Mercado”, nos dias 7 e 8 de junho, de 13h30 às 17h30, no Auditório Poente – Prédio Centenário da Escola de Engenharia.

O curso tem a proposta de discutir formas de levantamento de informações de marketing, como ferramentas do sistema de informações de marketing e técnicas de pesquisa de mercado. A atividade é gratuita e as inscrições são realizadas pela Internet.

A ministrante é a docente na Escola de Administração da UFRGS Daniela Callegaro. Ela é coordenadora da especialização em Marketing da Escola de Administração da UFRGS e atua nos seguintes temas: marketing de relacionamento, fidelização, cocriação de valor, comportamento de consumo consciente, economia criativa e agronegócios.

Fonte: ufrgs.br/ufrgs/noticias/

Professores e alunos da UFRGS concorrem ao II Prêmio Cientistas e Empreendedor do Ano do Instituto Nanocell

Professores e alunos da UFRGS concorrem ao II Prêmio Cientistas e Empreendedor do Ano do Instituto Nanocell

O Prêmio Cientistas e Empreendedor do Ano do Instituto Nanocell tem como objetivos valorizar, incentivar e divulgar trabalhos de inovação em ciências, educação e saúde pública. Além de revelar talentos, impulsionar a pesquisa no país e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios da sociedade brasileira.

Dois professores da Famed/UFRGS estão entre os selecionados no II Prêmio Cientistas e Empreendedor do Ano Instituto Nanocell: a Profª Sandra Fuchs, indicada na categoria “Doenças Emergentes: novas estratégias terapêuticas e alvos letais” e  o Prof. Flavio Pereira Kapczinski,  na categoria “Saúde Mental: descobertas que facilitam a vida”. Nesta última, dentre os alunos, concorrem  Arthur Caye , Eduardo Rigon Zimmer e Thiago Botter Maio-Rocha.  Na categoria “Produtos naturais: novos fármacos e abordagens terapêuticas” concorre Renata Biegelmeyer da Silva Rambo e na categoria ”Química fina de materiais: Rotas sustentáveis e novos (nano)materiais”, Fernanda Fiegenbaum.

No momento, a premiação está na fase de votação popular on-line  (no site www.institutonanocell.org.br) e segue aberta até  dia 01/06/2017 os mais votados seguem para a terceira fase, onde uma comissão de avaliação selecionará os vencedores. A divulgação dos resultados ocorrerá até setembro.

 Fonte: ufrgs.br/propesq 

Anunciado o vencedor do Concurso Cultural: Crie a Arte da Maratona de Empreendedorismo da UFRGS

Anunciado o vencedor do Concurso Cultural: Crie a Arte da Maratona de Empreendedorismo da UFRGS

 

A Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico – SEDETEC, informa que o vencedor do Concurso Cultural: Crie a Arte da Maratona de Empreendedorismo da UFRGS é:

Monica Figueiredo Dawud – estudante do curso de  Comunicação Social – Habilitação Publicidade e Propaganda. Conheça a arte vencedora: Peça 1Peça 2

.

Sobre o Concurso Cultural

O Concurso Cultural “Crie a Arte da Maratona de Empreendedorismo da UFRGS”, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico – SEDETEC, tem como objetivo incentivar a colaboração e reconhecer o talento dos discentes da UFRGS na a criação da identidade visual da Maratona de Empreendedorismo, uma das ações de extensão mais tradicionais da Universidade.

.

Sobre a Maratona de Empreendedorismo da UFRGS

A Maratona de Empreendedorismo é um curso de extensão transversal a todas as áreas do conhecimento e aberto aos membros das comunidades interna e externas à UFRGS que tenham uma proposta de startup de impacto.

Promovido anualmente pela Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico – SEDETEC da UFRGS, através de seu Programa de Empreendedorismo, o objetivo do curso é capacitar e desenvolver o potencial de empreendedores, contribuindo para a criação de startups que atendam a demandas da sociedade.

As inscrições para a 18º Maratona de Empreendedorismo abrem na segunda quinzena de junho.

.

Agradecimento

A Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico – SEDETEC, agradece a participação de todos os candidatos deste concurso cultural.    

.

.

.

Estudante da UFRGS vence Prêmio Destaque na Iniciação Científica do CNPq

Estudante da UFRGS vence Prêmio Destaque na Iniciação Científica do CNPq

Aluna Laura Olguins de Moura, do Design Visual, concorreu na área de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes

A aluna da UFRGS Laura Olguins de Moura, estudante do curso de Design Visual, venceu a 14º Prêmio Destaque na Iniciação Científica do CNPq, na área de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes. O anúncio foi realizado nesta semana e a entrega da premiação será durante a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais, em julho.

A bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) concorreu com o trabalho: O uso da tecnologia de digitalização tridimensional na documentação e preservação de bens materiais instalados em espaços públicos, orientada pelo professor Fabio Pinto da Silva. A pesquisa é vinculada ao Laboratório de Design e Seleção de Materiais (LdsM/UFRGS).

Entenda a pesquisa

Sobre o prêmio

O Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica é atribuído anualmente e tem como objetivos contemplar bolsistas de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica do CNPq que se destacaram durante o ano sob os aspectos de relevância e qualidade do seu relatório final, bem como as instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), que contribuíram de forma relevante para o alcance dos objetivos do Programa.

Confira mais informações no site do CNPq

*Fonte: ufrgs.br/noticias/

UFRGS e Fórum da IES promovem conferência sobre Smart Cities

UFRGS e Fórum da IES promovem conferência sobre Smart Cities

A UFRGS e o Fórum das Instituições de Ensino Superior promoveram a Conferência A Evolução de Porto Alegre Enquanto Smart City – Unindo as Perspectivas Sociais e Tecnológicas.

Na tarde de quarta-feira, dia 24, a UFRGS e o Fórum das IES promoveram o debate sobre Smart Cities, o evento ocorreu no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS. 

A Conferência foi aberta com as manifestações do professor José Luis Duarte Ribeiro, Secretário de Desenvolvimento Tecnológico da UFRGS, da professora Gabriela Cardozo Ferreira da PUCRS e da professora Daniela Horta da UniRitter, que ressaltaram a atualidade do tema e a importância das instituições públicas e privadas articularem-se para o desenvolvimento de políticas e ações que contribuam para que Porto Alegre torne-se referência de cidade inovadora, criativa e sustentável.

.

3

A conferência discutiu como Porto Alegre pode utilizar a tecnologia em seu processo de planejamento e oferta de soluções inteligentes aos seus cidadãos, os conferencistas também destacaram o papel fundamental das pessoas e das organizações civis no desenvolvimento de uma smart city.  

A conferência contou com as exposições de: 

  • Eran Shavit, fundador da IDEA – International Development Accelerator;
  • Alberto Levy, fundador da startup Plentie;
  • Mery Blanck da UFRGS, que abordou o papel das incubadoras em smart cities;
  • Luis Felipe Nascimento da UFRGS, que falou sobre a Zona de Inovação Sustentável de Porto Alegre;
  • Edson Moreno da PUCRS, que tratou sobre a internet das coisas: potenciais aplicações em Porto Alegre.