SEDETEC completa 18 anos

SEDETEC completa 18 anos

Em seu aniversário, a Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico – SEDETEC da UFRGS reafirma seu compromisso com a promoção da inovação e do empreendedorismo.
 
Criada em 03 de outubro de 2000, a SEDETEC é o Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT da UFRGS, órgão responsável pela promoção da inovação, do empreendedorismo e do desenvolvimento tecnológico gerado na Universidade.
 
Na SEDETEC são articuladas e desenvolvidas as seguintes áreas:
 .
    • Propriedade Intelectual.
    • Aproximação Universidade-Sociedade.
    • Empreendedorismo.
    • Iniciação Tecnológica.
    • Interações acadêmicas.

O Secretário de Desenvolvimento Tecnológico da UFRGS, José Luis Duarte Ribeiro, destaca que “Ao longo desses 18 anos, a SEDETEC tem apoiado o desenvolvimento de ações de inovação e empreendedorismo na UFRGS, pois acredita que desta forma contribui para que a Universidade cumpra um de seus papeis mais relevantes, que é a transferência de conhecimento para a sociedade”.

Conheça algumas ações promovidas pela SEDETEC:

MARATONA DE EMPREENDEDORISMO

A Maratona de Empreendedorismo é uma “coopetição” de propostas de novos negócios de impacto e é aberta aos membros das comunidades interna e externas à UFRGS.

Promovida anualmente pela Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico – SEDETEC da UFRGS, através de seu Programa de Empreendedorismo, o objetivo é capacitar e desenvolver o potencial de empreendedores, contribuindo para a criação de negócios de impacto.

Saiba mais em: ufrgs.br/maratona

FINOVA

A Feira de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico – FINOVA, evento promovido anualmente durante o Salão UFRGS, tem como objetivo acompanhar, promover e divulgar as produções técnico-científicas e artístico-culturais de estudantes de graduação da UFRGS que atuam em pesquisas voltadas ao desenvolvimento tecnológico.

Saiba mais em: ufrgs.br/ProgramacaoSalao

VITRINE TECNOLÓGICA

A Vitrine Tecnológica da UFRGS é um website que apresenta projetos de base tecnológica desenvolvidos na Universidade. Os projetos apresentados constituem ativos intangíveis da UFRGS, tais como patentes recentemente depositadas e demais tecnologias passíveis de transferência.

Saiba mais em: ufrgs.br/vitrinetecnologica

VITRINE DE STARTUPS DA UFRGS

A vitrine de startups da UFRGS é um website que exibe empreendimentos criados e desenvolvidos na UFRGS. O portfólio inclui empreendimentos vinculados às incubadoras, laboratórios de pesquisa, atividades de extensão, disciplinas e demais ações de incentivo ao empreendedorismo oferecidas pela UFRGS.

A vitrine de startups foi concebida para mostrar empreendimentos que atualmente atendem a diferentes demandas da sociedade e que contaram com o fundamental apoio da UFRGS nas suas criações e desenvolvimentos.

Saiba mais em: ufrgs.br/startups

CAMPANHA #inovaçãoUFRGS

A SEDETEC é um dos órgãos da administração central da UFRGS que articulam a campanha #inovaçãoUFRGS.  A campanha tem como objetivo consolidar o papel da UFRGS como instituição inovadora e empreendedora. 

A campanha #inovaçãoUFRGS pretende ampliar e divulgar os impactos e potencialidades das ações de inovação e empreendedorismo desenvolvidas pela Universidade.

Saiba mais em: ufrgs.br/inovacao

APOIO AS EMPRESAS JUNIORES DA UFRGS

A SEDETEC é um dos órgãos da administração central da UFRGS que apoiam a criação de empresas juniores na Universidade. As empresas juniores são associações sem fins lucrativos, formada e gerida por alunos de um curso superior, cujos principais objetivos são: fomentar o aprendizado prático do universitário, aproximando-o a situações reais de sua área de atuação.

Atualmente a UFRGS conta com 26 iniciativas de empresas juniores.

***

Para saber mais sobre essas e outras ações promovidas pela SEDETEC, acompanhe os canais da Secretaria:

ufrgs.br/sedetec

facebook.com/sedetecufrgs

twitter.com/sedetec_ufrgs

youtube.com/sedetec

linkedin.com/sedetec