Uergs deposita seu primeiro pedido de patente de invenção, em parceria com a Ufrgs

Uergs deposita seu primeiro pedido de patente de invenção, em parceria com a Ufrgs

*Texto original do site http://www.uergs.edu.br

A Uergs depositou em outubro o seu primeiro pedido de patente de invenção, intitulado “Uso da Biomassa de Briófita como Agente Fitorremediador em Soluções Contaminadas por Metais e Nutrientes e Método de Obtenção das Biomassas Seca e Úmida”.

A invenção é fruto da pesquisa para o Trabalho de Conclusão de Curso da estudante Therrésse Torresa, do curso de Ciências Biológicas ofertado em parceria pela Uergs e Ufrgs no Litoral Norte orientado pela professora Juçara Bordin. A pesquisa também envolve os técnicos Cacinele Mariana da Rocha (Ceclimar/Ufrgs), e Alan da Silva (Instituto de Química/Ufrgs).

Efetuado junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), o depósito é fruto do convênio entre as duas universidades públicas para a oferta em parceria o curso de Bacharelado em Ciências Biológicas. “Esse depósito representa também um marco para o Núcleo de Inovação Tecnológica da Uergs, que desde sua implantação, em junho de 2017, imprime esforços no sentido de estimular a pesquisa tecnológica e a proteção dos inventos gerados pelos membros da comunidade acadêmica da Universidade”, ressalta o professor Clódis Andrades Filho, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uergs na época em que foi realizado o registro.

*Fonte: http://www.uergs.edu.br/uergs-registra-seu-primeiro-pedido-de-patente-de-invencao-em-parceria-com-a-ufrgs