Rede Gaúcha de Propriedade Intelectual

pi

A RGPI

A Rede Gaúcha de Propriedade Intelectual (RGPI)  é uma associação sem fins lucrativos, que visa apoiar centros de conhecimento, instituições científicas e tecnológicas de ensino e pesquisa, públicas ou privadas, empresas, associações, pessoas físicas e outras instituições atuantes nas áreas da propriedade intelectual e gestão da inovação no Rio Grande do Sul, tendo como objetivo fortalecer o desenvolvimento da proteção do conhecimento científico e tecnológico e da inovação no Estado.

Finalidade da RGPI

A RGPI tem por finalidade promover a gestão da propriedade intelectual como um instrumento da inovação tecnológica nos diversos segmentos do Rio Grande do Sul, incentivando a inovação, transferência de tecnologia, capacitação de recursos humanos, consultoria, assessoria e uso do sistema de propriedade intelectual, contribuindo, assim, para a ampliação da competitividade da economia gaúcha.

Coordenação Geral de RGPI

A RGPI iniciou suas atividades através do Acordo de Cooperação Técnica com o INPI – ACT INPI RS (18/12/2009), onde reuniu diversas instituições no RS para a realização de atividades de disseminação da importância da propriedade intelectual no Estado.

A primeira coordenação geral da RGPI foi realizada pelo IEL-RS, no período de 2009 a 2011. No dia 17 de junho de 2011, por unanimidade dos sócio-fundadores da RGPI, foi repassada a coordenação à UFRGS, através da SEDETEC (Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico da UFRGS).

Atualmente, a RGPI possui um Comitê Gestor composto pela Coordenação Geral (UFRGS/SEDETEC) + Conselheiros (IEL-RS, UFCSPA, PUCRS e UPF) e um Conselho Fiscal  composto pela FEEVALE, UNIJUÍ e UFSM.

Atividades Realizadas pela RGPI

A RGPI, através de recursos do Edital MCT/CNPq 013/2009, realizou diversos cursos e seminários no ano de 2010. Entre eles estão: Curso Básico de Propriedade Intelectual (Passo Fundo/RS); 1ª, 2ª e 3ª Edições do Seminário de Valoração e Negociação de Tecnologia (Ijuí/RS,  Caxias do Sul/RS e Santa Cruz do Sul/RS), Seminário Empresarial de Indicação Geográfica (Porto Alegre/RS), entre outros. O Edital previa a realização de eventos na área de Propriedade Intelectual, com o objetivo de sensibilizar, conscientizar e mobilizar empresários e sociedade para a importância da inovação e da propriedade intelectual.

Outras atividades também foram realizadas através do Acordo de Cooperação Técnica com o INPI – ACT INPI RS (18/12/2009), com o objetivo de capacitar gestores de tecnologia na proteção e na informação tecnológica contida em documentos de patente. Entre essas atividades podemos destacar: Cursos Básico, Intermediário e Avançado de Capacitação em Propriedade Intelectual, Seminários de Sensibilização, Palestras sobre Indicações Geográficas, Oficina de Redação de Patentes, Programas de Orientação Presencial no CEDIN/INPI/RJ, entre outras.

Inscrições RGPI

As inscrições para novas associações estão abertas.

Cadastro para Adesão à RGPI

Estatuto

Informativo

Para mais informações sobre a Rede Gaúcha de Propriedade Intelectual entre em contato pelo e-mail: rgpi@ufrgs.br.