Transferência de Tecnologia

As tecnologias geradas na UFRGS podem ser licenciadas para empresas e outras entidades públicas e privadas para que as invenções ou criações da universidade possam resultar em benefícios à sociedade por meio de produtos e serviços efetivamente ofertados.

A SEDETEC é o órgão responsável por articular esses acordos, negociando, formalizando e acompanhando os contratos de licenciamento e de transferência de tecnologias. A equipe de transferência de tecnologia da SEDETEC trabalha em colaboração com os inventores e com a indústria para que cada tecnologia licenciada e transferida seja formalizada em instrumento contratual adequado, no qual as expectativas, direitos e obrigações das partes estejam claramente estabelecidas, favorecendo, finalmente, a geração de produtos e processos inovadores acessíveis à população.

Se você representa uma empresa interessada em utilizar uma destas tecnologias para desenvolvimento e comercialização ou tem interesse em desenvolver uma nova tecnologia em parceria com a UFRGS, entre em contato conosco.

Licenciamentos e Transferências na UFRGS

Portfólio de Tecnologias

Banner 1 vitrine

http://www.lume.ufrgs.br/

Legislação

PROPRIEDADE INTELECTUAL

CONSTITUIÇÃO FEDERAL

LEIS E DECRETOS

DISPÕE SOBRE O REGIME JURÍDICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS CIVIS DA UNIÃO, DAS AUTARQUIAS E DAS FUNDAÇÕES PÚBLICAS FEDERAIS.

DISPÕE SOBRE A CONTRATAÇÃO POR TEMPO DETERMINADO PARA ATENDER A NECESSIDADE TEMPORÁRIA DE EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO, NOS TERMOS DO INCISO IX DO ART. 37 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

DISPÕE SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE AS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR E DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E AS FUNDAÇÕES DE APOIO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

ALTERA A LEGISLAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA DAS PESSOAS FÍSICAS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

DISPÕE SOBRE INCENTIVOS À INOVAÇÃO E À PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NO AMBIENTE PRODUTIVO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

REGULAMENTA A LEI Nº 10.973, DE 2 DE DEZEMBRO DE 2004.