Desafios da área de defesa e segurança são debatidos em evento

AIMday UFRGS – Área de Defesa e Segurança reúne pesquisadores da universidade com representantes do Exército Brasileiro,  Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul e organizações empresariais para discutir os desafios do setor.

Nesta quarta-feira, 06/11, pesquisadores da UFRGS e representantes do Exército Brasileiro e organizações empresariais participam do AIMday UFRGS – Área de Defesa e Segurança.

Promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico – SEDETEC, Parque Zenit e pelo Comando Militar do Sul – CMS, o evento tem como objetivo integrar instituições públicas e privadas à universidade para discutir os desafios da área de defesa e segurança.

A cerimônia de abertura do evento ocorreu no auditório Nascente do prédio Centenário da Escola de Engenharia da UFRGS, e contou com as presenças do secretário de Desenvolvimento Tecnológico da UFRGS, José Luis Ribeiro, do general do Exército Brasileiro, Adhemar da Costa Machado Filho, do secretário adjunto de Segurança Pública do RS, Marcelo Frota e do representante da Federação das Indústrias do Estado do RS – FIERGS, José Luiz Bozzetto. Em sua fala, o secretário, Ribeiro, destacou a importância da aproximação entre Universidade, Exército Brasileiro, Secretaria de Segurança Pública e organizações empresariais. “A partir do debate de questões de interesse das instituições que atuam na área de defesa e segurança, a universidade pode direcionar pesquisas e trabalhos futuros e colaborar na busca de soluções”, afirmou.

O evento também conta com o apoio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Polícia Civil do RS  e FIERGS.

Discussões em busca de soluções

Durante todo o dia, serão discutidas questões como sistemas de proteção para blindados do Exército, banco de dados de georreferenciado, defesa antiaérea e ferramentas de busca e geração automática de relatórios.

Os temas em debate foram definidos em conjunto com representantes do Exército, Polícia Civil e empresas e as sessões de trabalho ocorrem com a participação de professores e pesquisadores da UFRGS.

O AIMday é um formato de evento criado pela universidade de Uppsala (Suécia). Tem como objetivo aproximar instituições públicas e privadas às universidades, a partir da discussão de questões específicas previamente elaboradas, em sessões com uma hora de duração.

Veja mais fotos do evento aqui.

 

By |2019-11-06T12:49:19+00:00novembro 6th, 2019|Notícias|
EnglishPortuguese