Salão UFRGS começa segunda-feira

Conferência de abertura reunirá alunos e ex-alunos que falarão sobre a importância da UFRGS em suas trajetórias

*Conteúdo original UFRGS Notícias

Na próxima semana, de 21 a 25 de outubro, o Campus do Vale sedia o maior evento anual da UFRGS. Integrado pelos salões de Ensino, Iniciação Científica, Extensão, UFRGS Jovem, Finova e EDUFRGS, o Salão UFRGS reúne o que é produzido nos laboratórios e nas salas de aula da Universidade, as experiências de interação com a comunidade e as iniciativas de gestão e de inovação, além de ser espaço de estímulo ao interesse pela ciência, com a apresentação de trabalhos de estudantes do ensino básico. “O Salão é a grande festa do conhecimento”, enfatiza a vice-reitora e pró-reitora Acadêmica Jane Tutikian, coordenadora da atividade. E, como não poderia deixar de ser, esse conhecimento, bem como toda a Universidade, está diretamente vinculado às demandas da sociedade e às condições socioeconômicas do Brasil. Como já é de tradição, o tema do Salão UFRGS busca estimular o debate sobre questões da atualidade.

“A universidade vem vivenciando um ataque muito grande, desde o governo passado”, afirma Tutikian, salientando a ofensiva sem precedentes contra as instituições federais de ensino. “A universidade pública federal vem sendo desqualificada. É como se tivesse sido escolhida como inimiga do Estado, quando não é isso. A universidade é um elemento de crescimento do país. O desenvolvimento nacional depende da universidade, já que 99% da pesquisa brasileira é produzida nessas instituições”, ressalta. Para responder aos ataques, que têm ocorrido por meio dos cortes no orçamento e nas bolsas e pela difusão de campanhas de difamação, a vice-reitora reforça ser preciso mostrar à comunidade o que é produzido aqui. O tema Universidade presente, portanto, reflete o objetivo de deixar mais evidentes as várias maneiras pelas quais a UFRGS se insere na sociedade e colabora para o progresso econômico e social do Brasil.

Universidade presente é também o mote da conferência de abertura, que ocorre no dia 21 de outubro, às 11 horas, no auditório do Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (ILEA). A primeira indígena diplomada em odontologia pela UFRGS, o fundador de um clube de assinatura de livros, uma professora de robótica do ensino básico e a CEO de uma empresa de biotecnologia falarão sobre a influência da Universidade em suas trajetórias. “Os palestrantes são todos jovens e muito bem-sucedidos. São pessoas para quem a universidade teve um papel fundamental. Então essa mesa vai ser extremamente interessante. Eles irão dar o seu testemunho da importância de terem passado pela UFRGS, do que ela significou em suas vidas”, comenta Tutikian.

Saiba mais em: http://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/salao-ufrgs-comeca-segunda-feira

115 trabalhos inscritos na IX FINOVA 

Promovida anualmente pela Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico – SEDETEC da UFRGS, a Feira de Iniciação Tecnológica – FINOVA, que integra o Salão UFRGS, contará com a apresentação de 115 trabalhos no decorrer dos dias 21 a 25 de outubro no saguão do prédio 43123 no Campus do Vale da UFRGS. A cerimônia de premiação da FINOVA e dos demais salões que integram o Salão UFRGS, ocorre no dia 25 de outubro às 16 horas no Salão da Atos da UFRGS no Campus Centro. 

Acesse aqui a lista de apresentação dos trabalhos da FINOVA 2019 

 

By |2019-10-21T09:41:59+00:00outubro 21st, 2019|Eventos, Notícias|
EnglishPortuguese