Winter School UFRGS apresenta projetos da edição 2021

Nesta sexta-feira, 30/07, ocorreu o Pitch da Winter School UFRGS, evento virtual que apresentou 11 projetos inovadores que participaram da edição 2021 da Winter 

As apresentações dos projetos foram transmitidas ao vivo no canal da PROIR no Youtube

Promovida pela PROIR – Pró-Reitoria de Inovação e Relações Institucionais, por meio de sua Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico – SEDETEC, a Winter School é uma atividade de imersão de uma semana que busca transformar pesquisas acadêmicas da UFRGS em potenciais produtos, serviços ou processos para o mercado..

No evento virtual desta sexta-feira, 30/07, foram apresentados 11 projetos inovadores que possuem como base, pesquisas científicas desenvolvidas em diferentes programas de pós-graduação da Universidade.

A banca avaliadora dos projetos foi composta por Roberta Bussamara, Diretora do Parque Tecnológico da UFRGS – Zenit, Filipi Garcia, Head do Programa de Aceleração da WOW e Alexandre Caputo, Head de investimentos na Associação Gaúcha de Startups (AGS).

O Pitch da Winter School foi transmitido ao vivo no canal da PROIR no Youtube, a gravação está disponível para ser assistida no link https://bit.ly/PROIR_Youtube

Conheça os projetos destaque da Winter School UFRGS – edição 2021

1º Lugar 

Empate técnico para os seguintes projetos:

CogVida – Desenvolvimento um teste para avaliar déficits cognitivos pós-COVID para profissionais da saúde realizarem avaliações neuropsicológicas ágeis, práticas e eficientes!

Meumicrobioma – Desenvolvimento de diagnóstico do estado das bactérias do intestino e tratamento para ajudar pessoas com problemas de saúde diversos ocasionados por desbalanço da flora intestinal com a reestruturação personalizada dele.

2º Lugar 

TrackerBody – Desenvolvimento de um wearable para ajudar Fisioterapeutas a resolver a Impossibilidade de capturar o movimento de forma tridimensional e com precisão, com a captura e possibilita análise do movimento em 3D por um fisioterapeuta, voltado para a prevenção e/ou reabilitação de lesões.

Projeto Miss Simpatia (projeto escolhido pela audiência que assistiu aos pitches) 

SimulaENF – Desenvolvimento de uma plataforma digital em simulação clinica para a enfermagem, inovando estratégias de ensino para o desenvolvimento em habilidades em saúde.

Projetos apresentados no Pitch da Winter School UFRGS – edição 2021

OxyTeam – Desenvolvimento de soluções de medição de oxigênio dissolvido para ajudar empresas de tratamento de efluentes (água e esgoto) a reduzir custos de energia e incrementar a eficiência nos seus processos com o uso de nanotecnologia, matéria-prima e know-how de origem nacional.”

Meee – Desenvolvimento de um serviço de avaliação da eficiência produtiva de ovelhas para ajudar pequenos e médios produtores de ovinos, que produzem cordeiros, a identificar quais ovelhas são mais produtivas e possuem potencial de serem mais rentáveis com uma tecnologia baseada em pesquisa, com recursos humanos qualificados e com uma experiência profissional no setor de longa data.

MINERALTech – Desenvolvimento de uma plataforma entre pesquisas inovadoras de produtos para ajudar a resolver problemas socioambientais gerados pelos rejeitos da mineração, com uma equipe com expertise acadêmica e profissional.

Jardins de Pampa – Desenvolvimento de um serviço de oferta de mudas e consultoria para ajudar Paisagistas a criar jardins baratos, belos e resilientes com a flora nativa do Bioma Pampa

UVBox – Desenvolvimento de um método para desinfecção de máscaras para ajudar profissionais da saúde ao oferecer uma alternativa sustentável e econômica ao consumo e descarte de máscaras com tecnologia UV.

Incubadora ECO – Desenvolvimento de uma plataforma digital que sirva como um Hackathon on demand para ajudar, principalmente, os empreendedores com a resolução do problema inicial, de forma mais ampla e escalável, a responder as primeiras perguntas chaves sobre o seu próprio negócio com o grande diferencial de ser freemium, digital (leia-se escalável) e gamificado.

Ocean Power BR –  Desenvolvimento de projetos e dispositivos de conversão de energia das ondas para ajudar empresas e a população geral a consumir energia elétrica renovável com know how e baixo impacto ambiental.

By |2021-07-30T21:41:08+00:00julho 30th, 2021|Notícias|
EnglishPortuguese