Regulamento

Apresentação

A 36ª edição do SEURS ocorre em Porto Alegre/RS, de 28 a 31 de agosto, e é organizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, através da Pró-Reitoria de Extensão - PROREXT. O evento tem como objetivo principal promover o intercâmbio entre as Instituições Públicas de Ensino Superior de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, estimulando o diálogo interinstitucional e a troca de experiências entre extensionistas e desses com a comunidade, fortalecendo assim o agir extensionista.

O tema escolhido para o evento é “Extensão: Ação Transformadora” e busca refletir a respeito das mudanças que ocorreram nas Instituições de Ensino Superior públicas nos últimos anos, ao mesmo tempo em que lança um olhar para o futuro da extensão universitária, discutindo o presente.

Durante os três dias de programação, serão desenvolvidas atividades estruturadas nas seguintes modalidades:  Mostra Interativa, Tertúlias (Apresentações Orais e Debates), Oficinas e Minicursos. O evento contará ainda com a Conferência de Abertura, atividades culturais diversas, além do tradicional Jantar de Integração.

  1. Programação Geral

Dia 28 de agosto (terça-feira):

Atividades (14h-19h):

  • 14h: Credenciamento
  • 14h: Montagem da Mostra Interativa
  • 14h: Reunião de Pró-Reitores
  • 17h: Abertura Oficial
  • 17h30: Conferência de Abertura, com o educador popular e sociólogo costarriquenho Oscar Jara
  • 18h30: Apresentação Cultural

Dia 29 de agosto (quarta-feira):

Atividades (8h30 – 18h30min.):

  • Tertúlias (Apresentações Orais e Debates)
  • Oficinas
  • Minicursos Temáticos
  • Mostra Interativa

Dia 30 de agosto (quinta-feira):

Atividades (8h30 – 18h30min.):

  • Tertúlias (Apresentações Orais e Debates)
  • Oficinas
  • Minicursos Temáticos
  • Mostra Interativa

Dia 31 de agosto (sexta-feira):

Atividades (8h30 – 13h):

  • Tertúlias (Apresentações Orais e Debates)
  • Oficinas
  • Mostra Interativa

 

  1. Apresentação de Trabalhos

Cada Instituição Pública de Ensino Superior participante do SEURS 36 poderá inscrever até 17 trabalhos, selecionados internamente pelas próprias instituições, e distribuídos entre as seguintes modalidades:

  • Tertúlias (Apresentações Orais e Debates): 14
  • Oficinas: 2
  • Minicurso: 1

Além dessas, será oferecida também uma outra modalidade, que contará com espaço permanente durante a realização do evento: a Mostra Interativa de Extensão.

A Mostra Interativa de Extensão tem como proposta o diálogo, a aprendizagem e a troca de experiências entre os acadêmicos, comunidades envolvidas e o público do SEURS. Com intuito de dar maior visibilidade aos projetos e às universidades participantes, a Mostra se apresenta como alternativa expandida aos tradicionais estandes.

Cada Instituição poderá inscrever quantas atividades de extensão julgar pertinente ao formato da Mostra, levando em conta as especificações da modalidade, detalhadas conforme item 3.4 deste Regulamento.

 

Procedimentos para inscrições de trabalhos

A inscrição de trabalhos deve ser realizada pelas respectivas Pró-Reitorias de Extensão ou instâncias equivalentes, exclusivamente no site do evento (www.ufrgs.br/seurs36), mediante credenciamento e recebimento de habilitação (login e senha) da organização do evento.

 

O período de inscrições de trabalhos para o SEURS 36 é de 13 de maio a 21 de junho de 2018.

Os trabalhos a serem inscritos deverão ser selecionados internamente por cada Instituição, que estabelecerá seus critérios levando em consideração o objetivo das modalidades propostas, o Regulamento do evento e a disponibilidade de vagas.

Os dados necessários para inscrição dos trabalhos estão detalhados na ficha de inscrição, disponível para download aqui.

A inscrição de trabalhos no SEURS 36, em todas as modalidades, requer a apresentação de resumos em pdf, que devem ser formatados conforme orientações no item 4 deste Regulamento. Não serão aceitos trabalhos fora dos padrões estabelecidos no item 4 deste Regulamento.

 

  1. Modalidades

3.1 Tertúlias (Apresentações Orais e Debates)

Tertúlia é uma reunião de pessoas interessadas em um mesmo tema para debate, informação e compartilhamento de opiniões. Trata-se de um momento de questionamento e reflexão sobre a prática extensionista e uma oportunidade de reapreciação e redimensionamento das atividades de extensão, com possibilidade de formação de novas alianças e parcerias.

No SEURS 36, as Tertúlias visam ampliar as Apresentações Orais, oferecendo um espaço de exercício de comunicação que privilegia a aprendizagem a partir da troca de ideias e experiências entre as atividades de extensão.

 

Desenvolvimento

a.          As sessões de Tertúlia serão estruturadas em dois momentos: apresentação da atividade (em até cinco minutos) e debate entre os participantes (com aproximadamente uma hora e meia de duração).
b.          As atividades de extensão serão representadas por até dois apresentadores.
c.          Além dos representantes de cada atividade de extensão, as sessões contarão com a participação de um mediador, responsável pela condução dos trabalhos.
d.          As sessões de Tertúlia serão organizadas preferencialmente por eixos temáticos, como oportunidade de conhecimento e aproximação entre os projetos.
e.          Será disponibilizado equipamento multimídia (computador e datashow) nas salas em que acontecerão as Tertúlias, ainda que não seja obrigatória a sua utilização.
f.          Todas as sessões estarão abertas à participação do público do evento, respeitando a capacidade do espaço físico.

 

3.2 Oficinas

As Oficinas se caracterizam por oportunizar, à comunidade acadêmica e ao público em geral, o conhecimento de atividades de extensão desenvolvidas pelas instituições públicas de ensino superior participantes do SEURS 36. As Oficinas oferecem atividades vivenciais e práticas e serão oferecidas para a comunidade local, além do público participante do evento.


Desenvolvimento

a.          As Oficinas terão 2 horas de duração e ocorrerão no local do evento.
b.          A atividade poderá ser ministrada por até dois representantes da equipe de trabalho.
c.          As Oficinas serão divulgadas através do site do evento (www.ufrgs.br/seurs36) para toda a comunidade local. É necessário, portanto, no momento da inscrição, especificar o público-alvo da Oficina, bem como o número de vagas desejado e espaço apropriado, a ser avaliado pela Organização do evento.
d.          A Organização do evento poderá disponibilizar equipamentos multimídia (computador e datashow) se preciso, mas outros materiais necessários para a execução da Oficina são de responsabilidade das Instituições.

 

3.3 Minicurso:

O Minicurso é um espaço de qualificação do fazer extensionista, em que podem ser apresentados resultados de atividades de extensão ou reflexões relativas à extensão, configurando-se como contribuição ao conhecimento sobre o tema.

O seu público-alvo prioritário no âmbito do SEURS 36 é o extensionista, seja docente, técnico ou discente.

 

Desenvolvimento

a.          O Minicurso terá 3 horas de duração e ocorrerá no local do evento.
b.          A atividade deverá ser ministrada por até dois representantes da Instituição.
c.          O Minicurso será divulgado através do site do SEURS 36 (www.ufrgs.br/seurs36) para toda a comunidade participante do evento.
d.          A Organização do evento poderá disponibilizar equipamentos multimídia (computador e datashow) se preciso, mas outros materiais necessários para a execução do Minicurso são de responsabilidade das Instituições.

 

3.4 Mostra Interativa de Extensão

A Mostra Interativa de Extensão tem como proposta o diálogo, a aprendizagem e a troca de experiências entre os acadêmicos, comunidades envolvidas e o público do SEURS 36. Esta modalidade conta com um espaço permanente no SEURS e é apropriada para projetos que envolvam exposição de produtos, protótipos e outros materiais, bem como a realização de atividades interativas com o público, de modo a permitir a visualização do trabalho desenvolvido e da metodologia de atuação da atividade de extensão.

As Instituições deverão selecionar projetos que tenham características interativas e integrativas.

 

Desenvolvimento

a.          Os projetos são organizados de forma a compor um ambiente de acolhimento e proporcionar um diálogo permanente entre as diferentes atividades e o público visitante, em estrutura montada especialmente para este fim.
b.          Cada Instituição poderá selecionar quantos projetos julgar pertinente ao formato da Mostra, atentando ao espaço disponível.
c.          Espaço Físico: cada Instituição contará com uma ilha de exposição, que contará com duas bancadas, um balcão de duas portas e três cadeiras.
d.          A Mostra terá um espaço permanente no SEURS 36, estando aberta à visitação durante todo o evento. Assim, faz-se necessária a presença constante de no mínimo um representante da Instituição na ilha de exposição.

 

  1. Formato para inscrição de trabalhos

Para fins de registros nos anais do evento e certificação, o formato abaixo é imprescindível para inscrição de trabalhos em todas as modalidades do SEURS 36:

  • Tertúlias (Apresentações Orais e Debates)
  • Oficinas
  • Minicursos
  • Mostra Interativa de Extensão

O artigo do trabalho em arquivo (.PDF) deve seguir, necessariamente,  o formato a seguir. (Acesse aqui o modelo em formato editável - MSWord).

Trabalhos que não se pautarem por esse modelo não serão aceitos.

Título Centralizado, letras maiúsculas e negrito.
Área Temática Identificar em qual área temática o trabalho se insere: Cultura; Comunicação; Direitos Humanos e Justiça; Meio Ambiente; Trabalho; Tecnologia e Produção; Saúde; e Educação.
Coordenador(a) da Atividade Nome completo, primeira letra do nome e sobrenome em maiúscula.
Instituição Nome da instituição por extenso e, em parênteses, a sigla, alinhado à direita.
Nome dos Autores Primeiras letras de nomes e sobrenomes em maiúscula, separados por ponto e vírgula, com chamada numérica de identificação.
Resumo Máximo de 250 palavras, sem parágrafo e sem citações bibliográficas. Deverá conter uma introdução, o objetivo do projeto trabalhado, a metodologia, os processos avaliativos e apontar as conclusões.
Palavra-chave Identificação de até três expressões ou palavras que sintetizem o objeto do trabalho e que permitam a posterior localização do resumo em bases de dados
Corpo do Texto Introdução Demonstrar a importância/relevância do trabalho. Contextualizar a situação problema, o ambiente e os atores da ação extensionista. Demonstrar a vinculação com a pesquisa e o ensino. Apresentar os objetivos do trabalho ao final da introdução.
Metodologia Descrever a metodologia utilizada, destacando o público-alvo da atividade desenvolvida, o local, os materiais utilizados, as etapas e o universo abordado.
Desenvolvimento e processos avaliativos Apresentar e discutir as ações desenvolvidas. Cabe destacar: (a) a participação da comunidade no planejamento e execução da atividade de extensão; (b) o impacto e a transformação social proporcionados pela atividade de extensão; (c) a contribuição da atividade de extensão na formação acadêmica dos estudantes envolvidos.
Considerações Finais Concluir se os objetivos foram alcançados, tomando como referencial a discussão dos processos e resultados. Ressaltar os ganhos acadêmicos e o grau de alteração da situação problema.
Referências Relacionar todas as referências citadas nas demais partes do trabalho redigido, conforme as normas da ABNT.
Orientações Gerais – até 03 páginas; A4; fonte Times New Roman, tamanho 12;
– margens superior, inferior e direita: 2,5cm; margem esquerda: 3,0cm;
– itens e subitens em negrito e centralizado;
– espaçamento: entre o Título e Autores e no texto: 1,5cm; entre os itens e subitens: espaçamento simples;
– tabulação do parágrafo: 1,25 cm (padrão Word).

Os resumos de todos os trabalhos apresentados no SEURS 36 serão publicados nos anais do evento, que serão disponibilizados no site oficial após término do SEURS.

 

  1. Inscrições de participantes e ouvintes

Todos os apresentadores de trabalhos estarão automaticamente inscritos no evento. Demais participantes das delegações deverão ser inscritos na categoria “Participação geral no evento”, que contempla, além das modalidades de apresentações de trabalho, também a Conferência de Abertura e a Mostra Interativa de Extensão.

Interessados em assistir oficinas específicas deverão realizar inscrição individual, em link disponível no site do evento. Vagas limitadas.

 

  1. Cronograma
Período de inscrições de trabalhos 13 de maio a 21 de junho
Divulgação da programação 09 de julho
Inscrições de participantes (ouvintes e oficinas) 11 de julho a 10 de agosto
Realização do SEURS 36 28 a 31 de agosto

*Os prazos estão sujeitos a alterações.

* Todas as informações podem ser acessadas através do site do evento: www.ufrgs.br/seurs36

 

  1. Disposições Gerais

Os apresentadores deverão estar presentes trinta minutos antes do início de cada atividade para a inclusão/organização do material de sua apresentação e deverão permanecer até o término.

Os apresentadores de trabalhos terão seus certificados digitais liberados mediante presença nas atividades. Os certificados serão disponibilizados aos participantes após o evento.

Os casos omissos serão submetidos à Comissão Executiva do SEURS 36.