Sextante

57 Galeria

A ilustração como polifonia

Ilustraê! é um projeto de extensão que vem se firmando como um lugar importante para solidificar a relação, para muitos inusitada, entre jornalismo e artes visuais.

Através da produção ilustrativa, temos mostrado, junto aos leitores da revista Sextante, que Aristóteles tinha razão: reunir fato e poesia é, talvez, o modo mais convincente de contar uma história.

Se, por um lado, temos a informação investigada e assegurada pela palavra do jornalista, por outro, ela se faz sensível na arte do ilustrador. Como diria o filósofo, ao discorrer sobre a eficácia da mímese: não se trata de representar a verdade histórica tal como ela ocorreu, mas como nós a sentimos. É assim que a tornamos verossímil, e é por ter-nos sensibilizado que ela permanecerá em nossas memórias.

O tema desta edição surge num momento em que alguns símbolos nacionais, como a bandeira e o mapa, foram usurpados para projeção de uma imagem nacional totalizante e monológica. Felizmente, a arte nos permite reinventar os símbolos que nos dissolvem numa solução homogênea, criando contrastes e possibilitando decantamentos.



Na análise dos resíduos deste caldo liquidificado, surgem as nossas diferentes humanidades, naturezas e culturas. A pluralidade brasileira nos desafia. Sua cartografia extrapola o tradicional desenho escolar em direção a outras localidades, como a Irlanda; o verde e o amarelo são incapazes de esconder a cor menstrual que flui de milhares de mulheres do nosso país.

É justamente na diversidade brasileira que encontramos resiliência; tantos e tais somos, que uma única palavra de ordem, ou uma diretriz exclusiva de progresso não conseguem nos silenciar. Onde falham os símbolos que nos unificam em torno de uma ideia de nação, aí deve entrar uma arte tão polifônica quanto as vozes jornalísticas aqui atuantes.

Cada artista dispôs de um repertório singular para expressar aspectos sensíveis do fato narrado. Para além das qualidades de pura representação temática, porém, a variedade de técnicas, cores e configurações atesta que, tão plural quanto a realidade de um país, é o imaginário de seu povo.

Paula Mastroberti
Coordenadora do projeto de extensão Ilustraê!

Ayla Dresch

Pauta11_Ayla_Dresch_2
Pauta11_Ayla_Dresch_3-1
Pauta11_Ayla_Dresch_4-1
Pauta11_Ayla_Dresch_5-1
Pauta11_Ayla_Dresch_6
Pauta11_Ayla_Dresch_7
previous arrow
next arrow

Biografia
Ayla faz pinturas digitais e tradicionais, explora o campo do desenho, se aventura em alguns projetos de escultura e de design e está sempre ampliando seu repertório. Seu universo referencial traz para suas obras temas do feminino, do místico e da história. Nesta edição da revista Sextante, seus trabalhos assumem uma faceta sociopolítica, criticando estruturas ultrapassadas e celebrando a riqueza cultural do Brasil.

Ficha técnica:
TOPO
Xangô. Pintura Digital. 2021.

AO LADO
(1) Fecundo Brasil. Pintura Digital com Colagem. 2021.
(2) Despejo. Pintura Digital. 2021.
(3) A roça venceu?. Pintura Digital com Colagem e Modelos 3D. 2021.
(4) Os Instrumentos. Conjunto de seis pngs – Pintura Digital. 2021.

Bide

Biografia
Eliseu, o Bide, é bacharel em Filosofia e Serviço Social pela PUCRS e graduando em Artes Visuais na UFRGS. Seu universo artístico preferido é o cartoon, a charge e a tirinha. Atualmente sua técnica está direcionada à arte digital, porém sem abrir mão do primeiro esboço no papel.
Instagram: @eliseu.bide

Ficha técnica:

(1) Sem Título. Arte Digital. 2021.
(2) Sem Título. Arte Digital. 2021.

cecilia marques

Biografia
Artífice natural de Gravataí, Cecilia é graduanda do bacharelado em Artes Visuais da UFRGS. Em sua poética, transita entre pinturas, bordado, cerâmica, quinquilharias e produção de arte digital, pesquisando e explorando questões de identidade, idiossincrasias cotidianas e o nonsense.

Ficha técnica:
Não Haverá Silêncio. Série de colagens digitais em GIF, sob foto original da ativista Olive Morris ao acervo Lambeth Counsil, de Londres. 2021.

cERISE gOMES

Pauta1-Racismo-Ambiental-Cerise-Gomes1
Pauta1 Racismo Ambiental Cerise Gomes2
Pauta1 Racismo Ambiental Cerise Gomes3
Pauta1-Racismo-Ambiental-Cerise-Gomes14
Pauta-1-Racismo-Ambiental-Cerise-Gomes5
Pauta-1-Racismo-Ambiental-Cerise-Gomes-6
Pauta-1-Racismo-Ambiental-Cerise-Gomes-7
Pauta-1-Racismo-Ambiental-Cerise-Gomes-8
Pauta 1 Racismo Ambiental Cerise Gomes 9
IMAGEM 1
IMAGEM 2
IMAGEM 3
IMAGEM 4
IMAGEM 5
IMAGEM 6
IMAGEM 7
IMAGEM 8
previous arrow
next arrow
Pauta15 Brasil Refúgio Cerise E2
Pauta15 Brasil Refúgio Cerise E6
Pauta15 Brasil Refúgio Cerise E3
Pauta 15 Brasil Refúgio Cerise F5
Pauta 15 Brasil Refúgio Cerise E 7
previous arrow
next arrow

Biografia
Cerise é graduanda do curso de licenciatura em Artes Visuais e pós-graduanda em Práticas Curatoriais, ambos da UFRGS. Em sua produção poética investiga, entre outras coisas, a relação do humano com o espaço em que vive. Sua linguagem maior é na fotografia, mas vem descobrindo na digital art outras  possibilidades para suporte e pesquisa. Atua no grupo de fotografia do Instituto de Artes da UFRGS  “A imagem no campo da ficção”, coordenado pelo professor Eduardo F. V. da Cunha. 
Instagram: @ecerise_e

Ficha técnica:
TOPO
(1) Sem Título. Imagens com técnica mista: colagem e art digital. 2021.
(2) Sem Título. Imagens com técnica mista: colagem e art digital . 2021.
AO LADO
(3) Sem Título. 8 Fotografias autorais. 2021.
(4) Sem Título. 9 Imagens com técnica digital mista. 2021.

Dandara Schou

Biografia
Dandara é estudante de Artes Visuais (UFRGS) e cenografia e figurino (SP Escola de Teatro). Pesquisa a poesia no ensino, toca tambor, encanta para performar, experimenta aquarela, tintas minerais e vegetais para acolher os sentidos das palavras na imaginação.

Ficha técnica:
TOPO
As padroeiras de Butiá. Aquarela, nanquim e edição, A3. 2021.
AO LADO
(1) Quarto turno. Aquarela e nanquim, A4 – Releitura do quadro “Operários” (1933) de Tarsila do Amaral. 2021
(2) O processo. Colaboração de Aquisóamor. Lápis, aquarela, nanquim, A3. 2021.
(3) A volta dos que não foram. Aquarela, nanquim e edição, A4. 2021.

gabi berwanger

Biografia
Gabi é formada em Letras e Produção de Moda e tem a Maquiagem como profissão, mas é com as Artes Visuais que seu coração bate mais forte. Atualmente na terceira etapa do curso de Artes Visuais da UFRGS, adora explorar todas as áreas disponíveis, com foco especial em técnicas como colagem, fotografia e pintura abstrata. Em sua maioria, seus trabalhos envolvem temas de caráter pessoal, como sentimentos, relação com objetos, pessoas e itens da cultura popular, tópicos políticos e sua constante luta com a ansiedade e a depressão. Gabi tem 28 anos e é natural de Sapucaia do Sul, RS.
Instagram: @berwangergabi

Ficha técnica:
TOPO
A Dor Me Escorre Por Entre As Pernas. Papel Canson e aquarela . 2021.
ACIMA
O Peso Da Dúvida. Papel sulfite e folha de EVA. 2021.

Gabriela Borges

Ilustração de homens catando restos de comida no lixo.

Biografia
Gabriela é estudante do bacharelado em Arte Visuais da UFRGS. Seu trabalho e pesquisa tem como foco a ligação entre indivíduo e paisagens, além de trabalhar questões entre arte e saúde mental. Utiliza principalmente o desenho e a pintura como ferramenta.

Ficha técnica:
TOPO
Insegurança alimentar. Ilustração Digital. 2021.
AO LADO
Mapa Infográfico. Ilustração Digital. 2021.

Gustavo Poester

Futebol-cassino: "como ficar rico com um gol?"

Biografia
Gustavo é artista visual residente em Porto Alegre. Graduando em Artes Visuais na UFRGS desde 2017, trabalha com diversas linguagens artísticas como pintura, desenho, fotografia, cerâmica, vídeo, instalações e escultura. Já trabalhou em oficinas de marcenaria e possui experiência com montagem, direção de arte, cenografia e videoarte.

Ficha técnica:
Sem Título. Arte digital. 2021.

Iris Ozuna

Biografia
Estudante de Artes Visuais na UFRGS, Iris se interessa por jogos digitais, cultura midiática e tecnologias aplicadas na Educação em Artes. Como filha de argentino e uma brasileira metade indígena, e também residente de áreas periféricas, tem interesse especial em retratar a realidade em que vive e a bagagem cultural que herdou. Esse histórico fez com que se interessasse pelas pautas da Sextante ligadas à construção de identidade e ao racismo ambiental. Artista freelancer, trabalha atualmente com ilustração 2D, animação e Concept Art.

Ficha técnica:
TOPO
Sujeitos. Ilustração Digital. 2021.
AO LADO
(1) Marco das Três Fronteiras. Ilustração Digital. 2021.
(2) Na minha vila. Ilustração Digital. 2021.

jENIRU

Biografia
Jeniru é de Viamão e cursa o segundo semestre do bacharelado em Artes Visuais UFRGS. Tem interesse em ilustração da literatura infantil, principalmente de livros de imagem. Atualmente busca explorar diferentes materiais e técnicas de pintura como aquarela, giz pastel, acrílica e guache.
Ficha técnica:
Sem título
. Aquarela, colagem e nanquim sobre papel. 2021.
Sem título. Aquarela e nanquim sobre papel . 2021.
Sem título. Aquarela e nanquim sobre papel. 2021.

joana falleiro custódio

Biografia
Joana tem 20 anos e é natural de Passo Fundo, mas tem seu coração entre Santa Maria e Porto Alegre. Estudante do terceiro semestre de licenciatura em Artes Visuais na UFRGS, sua produção artística possui forte caráter ilustrativo e tende ao tradicional, como desenho, pintura e colagem. É influenciada principalmente por elementos da própria infância em contraste com a cultura que consome atualmente.

Ficha técnica:
ACIMA
Brasil Família.
Arte digital feita com krita. 2021.
AO LADO
Homossexualidade em rede nacional.
Arte digital feita com krita. 2021.

Judi Leote

Biografia
Ilustradora, artista visual e estudante de Artes Visuais na UFRGS, Judi tem 21 anos e adora ler. Seu interesse por desenho, inclusive, surgiu por conta das ilustrações presentes em alguns livros da sua infância. Mantém estudos independentes de narrativas e ilustração digital, os quais possibilitam explorar as narrativas visuais, principal foco de seus trabalhos. Sua produção artística consiste principalmente em ilustração digital e aquarela, mas sempre explorando novas formas de criar.

Ficha técnica:
TOPO
(1) Elementos ancestrais. Ilustração digital com fundo em aquarela manipulada digitalmente. 2021.
(2) Não-isoladas. Ilustração digital com fundo em aquarela manipulada digitalmente. 2021.
ABAIXO
(1) Selfie. Ilustração digital. 2021.
(2) Postal Virtual. Ilustração digital. 2021.
(3) Invasão da horda hipster. Ilustração digital. 2021.

julia duarte

Biografia
Desenhista e artista visual, residente em Porto Alegre, Julia é apaixonada por desenho e pelas possibilidades que ele traz. Trabalha com projetos partilhados e sob encomenda dentro da área visual. No momento, é estudante de Artes Visuais na UFRGS.

Ficha técnica:
Sem Título. Ilustração digital. 2021.
Sem Título. Ilustração digital. 2021.

JULIA KRISE

Biografia
Estudante de licenciatura em Artes Visuais na UFRGS, Julia tem 18 anos e é residente de Gravataí. Busca, em sua arte, apresentar seu universo e suas visões com cores e formas variadas. Explora áreas, materiais e suportes diferentes para se comunicar e manifestar seus sentimentos e interpretações acerca do mundo. 
Instagram: @krsej

Ficha técnica:
TOPO

És Mãe Gentil. Arte digital. 2021.
ACIMA

Brasis da Irlanda. Arte digital em formato GIF. 2021.

Katarine rech

Biografia
Katarine é estudante do bacharelado em Artes Visuais da UFRGS, tem 19 anos e é natural de Serafina Corrêa, RS. Atualmente trabalha com oficinas de arte, encomendas de pintura em telas e grafite sobre papel — as técnicas com as quais mais se identifica. Para a edição 57 da Sextante, lápis de cor sobre papel foi a técnica desenvolvida, pela qual também nutre grande paixão.
Instagram: katarine_artes

Ficha técnica:
Sem título.
Lápis de cor sobre papel. 2021.

leo Mafra

Biografia
Leo Mafra (Florianópolis, 1999) é artista e ilustrador, residente em de Porto Alegre e estudante do bacharelado em Artes Visuais na UFRGS. Trabalha com pintura acrílica e digital, recorrendo a processos e ferramentas semióticos e gráficos típicos da ilustração editorial. Inspirado pelos universos fictícios literários e cinematográficos, desenvolve projetos artísticos que abordam identidade, ficção científica, terror, sexualidade, surrealismo, fantasias e utopias. Atualmente é bolsista do Laboratório de Imagem e Tecnologia do Instituto de Artes da UFRGS, auxiliando na exposição “Os dias em que as corujas caíram do céu”.
Instagram: @leomafraart

Ficha técnica:
(1) Tradução/Traição. Pintura digital. 2021.
(2) Unidos pelas diferenças. Pintura digital. 2021.
(3) Fora de foco. Pintura digital. 2021.

Letícia Werle

Biografia
Nascida em Novo Hamburgo, RS, e graduanda do bacharelado em Artes Visuais na UFRGS, Letícia tem sua produção artística focada principalmente em desenhos botânicos em lápis de cor. Também utiliza bastante técnicas de pintura, mas procura explorar diversas áreas das artes e não se limitar a um único estilo ou técnica. Suas criações se baseiam na pesquisa das texturas vegetais e colorações variadas, criando composições botânicas. Tem 19 anos e vem se aventurando no mundo das ilustrações. 
Instagram: @_letiartes

Ficha técnica:
TOPO
Brasil, Brasil.
Lápis de cor sobre papel. 2021.

AO LADO
(1) Dia de menstruar. Lápis de cor e tinta acrílica sobre papel. 2021.
(2) Alternativos e perigosos, absorventes improvisados. Lápis de cor sobre papel. 2021.

Luísa sirangelo

Biografia
Luísa, graduanda em licenciatura em Artes Visuais pela UFRGS desde 2017, vive e trabalha em Porto Alegre. Em sua produção, utiliza técnicas como desenho, pintura, ilustração e fotografia, explorando principalmente a figura humana e retratos.
Instagram:
@lusirangelo

Ficha técnica:
TOPO
(1) Sem Título. Arte Digital. 2021.
(2) Sem título. Arte digital feita com Illustrator e Paint Tool SAI. 2021.
(3) Sem título. Arte digital feita com Paint Tool SAI e animada no Photoscape. 2021.

m. f. martins

Biografia
Natural de Bagé, no Rio Grande do Sul, M. F. Martins desde muito cedo teve interesse pelo universo das artes, desenvolvendo trabalhos em ilustração e artes gráficas. Sua primeira graduação na área de tecnologia da informação lhe proporcionou  conhecimentos que a auxiliam na elaboração de projetos em arte tecnologia.  Atualmente é estudante do curso de bacharelado de Artes Visuais pela UFRGS. Foi bolsista de iniciação científica na pesquisa “Processo de criação em arte e  computação gráfica: linguagem, repetição e difusão”, coordenado pela professora Marina Polidoro. Participou na elaboração do projeto Verter e executou apoio técnico para obra -46186, da artista Fernanda Gassen. Suas  temáticas abordam questões referentes ao feminismo, relações familiares, narrativas visuais em universos fantásticos. Temas referentes ao universo sombrio e ao mesmo tempo infantil são constantemente presentes, além da divulgação cientifica. Seu  principal interesse é a interseção onde arte, tecnologia e ciência se encontram.

Ficha técnica:
(1) Infância colorida. Arte digital. 2021
(2) Alimentos sem fronteiras. Arte mista, aquarela, nanquim e digital. 2021.

marisko

Biografia
Discente de licenciatura em Artes Visuais pela UFRGS, Marisko tem 25 anos. No momento, está construindo uma narrativa sob estudos de consciência onírica utilizando algumas ferramentas de linguagens visuais.
Instagram: @mateuskerwald

Ficha técnica:
És Mãe Gentil.
Arte digital, utilizando técnicas mistas e elementos de comunicação visual. 2021.

talia prates

Biografia
Graduanda de Artes Visuais pela UFRGS, Talia se apaixonou pela licenciatura logo no primeiro semestre da faculdade, em 2018. Atualmente é professora de artes e pesquisa sobre práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos. Possui interesse em arte digital, fotografia, aquarela e costura.
Instagram: @talia.prates

Ficha técnica:
TOPO
Florescer
. Gif. 2021.
ACIMA
Juventude Literária
. lustração digital. 2021.

TAMIRES DE OLIVEIRA

Biografia
Tamires, estudante do bacharelado em Artes Visuais pela UFRGS , tem 25 anos e é natural de Gravataí, no RS. Atualmente atua na área do design, gerando conteúdo para as redes sociais. Tem se dedicado também ao estudo da aquarela, técnica que escolheu para a edição 57 da Sextante e a qual se identifica muito. Sua poética transita principalmente pela ilustração, design e street art.
Instagram: @tamisdeoliveira

Ficha técnica:
O poder da representatividade
. Aquarela. 2021

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support