Galeria de arte

Imaginalizando o amanhã

Ilustraê! O nome do projeto de extensão que gerou as artes expostas nesta galeria foi cunhado com base naquele pedido que muitos artistas já escutaram pelo menos uma vez na vida: “Faz aí uma ilustraçãozinha!”. Ou outro, igualmente popular entre nós, artistas visuais: “Faz aí rapidinho um desenho”.

Por trás dessas expressões, sabemos qual é a crença: produzir uma arte deve ser rápido, intuitivo e, sobretudo, fácil, para quem nasce com o “dom”. É tipo como um toque mágico, sabe?

Ilustraê! quer mostrar que não é assim. O projeto foi criado a partir de uma superparceria que nasceu em 2020, entre eu e a Thaís Furtado, em plena pandemia. Para o tema da edição anterior, “Janelas da Quarentena”, havíamos contado com artes oferecidas voluntariamente por estudantes dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais. Em 2021, o Ilustraê! formalizou a participação das Artes Visuais na revista, esgotando as 30 vagas abertas no primeiro dia de inscrição.

Mais de 40 estudantes artistas interessaram-se em imaginalizar o que seria esse tal de “olhar para o futuro”. Aproveitamos o formato digital para fugir ao tradicional e trazer novas possibilidades de ilustrar. Assim, não se espante com as ilustras animadas, só possíveis nesta ambiência.

Importante salientar que, em tempos de pandemia, os artistas tiveram que contar com materiais e recursos que tinham em casa. Alguns só usaram celular para executar seu trabalho.

Ilustraê! vai além de formalizar a parceria, colaborando com ilustrações para a revista Sextante. O projeto tem um caráter educativo, afinal, produzir arte requer pesquisa, aplicação de conceitos, experimentação técnica e trabalho. Realizamos uma oficina para potencializar a criatividade dos artistas, reuniões para organização e criamos um fórum para orientação direta e individual. Tudo on-line, como o momento pede. A gente espera que cada arte aqui exposta seja a expressão viva disso, desse “talento” que não nasce pronto, mas se desenvolve com muita dedicação.

Paula Mastroberti
Coordenadora do Ilustraê!

Brenda klein

Biografia
Graduanda do curso bacharelado em Artes Visuais pela UFRGS, tem sua produção artística focada em desenho, ilustração e pintura. Trabalha desenvolvendo projetos de forma autônoma e também para o Planetário da UFRGS. Atualmente está ilustrando dois livros, Astros, livro infantil que ensina astronomia e yoga, e a HQ Delírio Coletivo na Terra do Fogo, independente e financiada coletivamente através do Catarse.
Instagram: @brenda__klein

Ficha técnica:
TOPO
Agricultura Urbana e Arquitetura Sustentável. Ilustração tradicional com Aquarela, 2021.

AO LADO
(1) Ciência e Esoterismo, formas de traçar um futuro. Ilustração tradicional com aquarela e montagem digital em formato GIF. 2021.
(2) Sem título. Ilustração em guache e edição digital. 2021.

BRUNA kl

Biografia
Estudante de bacharelado, no sexto semestre, em Artes Visuais pela UFRGS. Sua poética se dá na pintura, no desenho, na gravura e na fotografia. Gosta de explorar e criar interações entre essas técnicas, criando obras híbridas. Seus trabalhos são reflexões de como percebe e sente o que está ao seu redor. Explora seu subconsciente e deixa, muitas vezes, suas obras tomarem forma por si próprias. Interessada pela natureza, busca formas de reaproveitar e tornar seu trabalho mais sustentável. Participou da 55ª edição da revista Sextante, ilustrando a pauta “O Martírio da Primavera”. Recentemente se juntou ao NAI (Núcleo de Arte Impressa), coordenado por Helena Kanaan. Gerencia seu portfólio online através do Instagram, onde expõe, compartilha e vende seu trabalho desde 2019.
Instagram: @enfadonho.art
E-mail:
enfadonho.art@gmail.com

Ficha técnica:
(1) Transitando. Desenho e colagem. 2021.
(2) Sem título. Colagem digital com interferência luminosa em GIF. 2021.

carolina kircher baiocco

Biografia
É natural de Porto Alegre e graduanda do curso de bacharelado em Artes Visuais da UFRGS. Tem 26 anos e atualmente é bolsista da Biblioteca do Instituto de Artes e trabalha como tatuadora, porém o trabalho com tatuagem está em pausa por motivos de isolamento social. Sua produção artística consiste principalmente de desenhos a grafite, ilustrações digitais e estampas, mas recentemente tem desenvolvido trabalhos com colagens e xilogravuras.
Instagram: @c_kircherbaiocco

Ficha técnica:
(1) Qual o teu mood? Colagem digital. 2021.
(2) Futuro icônico. Ilustração digital. 2021.

cecilia marques

Biografia
Artífice natural de Gravataí, atualmente é graduanda do bacharelado em Artes Visuais na UFRGS. Em sua poética, transita entre pinturas, bordado, cerâmica, quinquilharias e produção de arte digital, pesquisando e explorando questões de identidade, idiossincrasias cotidianas e o non sense.

Ficha técnica:
TOPO
Sem título. Pintura digital. 2021.

AO LADO
Não haverá silêncio. Série de colagens digitais em GIF, sob foto original da ativista Olive Morris ao acervo Lambeth Counsil, de Londres. 2021.

cerise gomes

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

Biografia: Graduanda do curso de bacharelado em Artes Visuais pela UFRGS, tem sua produção  poética focada nas relações humanas com o espaço de vivência, investigando  aspectos dessas relações. Sua linguagem maior é a fotografia, mas vem descobrindo  a internet art, collage e outras possibilidades para suporte e pesquisa. Atua com o grupo  de fotografia do Instituto de Artes da UFRGS “A Imagem no Campo da Ficção”,  coordenado pelo Prof. Dr. Eduardo F. V. da Cunha. Faz parte do coletivo Essas Mulheres, composto por seis artistas e atuante no Rio Grande do Sul.
Instagram:@cerise_mattos

Ficha técnica:
TOPO
Energias sustentáveis. Série de artes com GIF, vídeo, colagem, fotografia. 2021.

ABAIXO
Somos todos da cidade. Série de artes com GIF, vídeo, colagem, fotografia. 2021.

céu isatto

Biografia
Estudante de Artes Visuais na UFRGS e ilustradore nascide em Porto Alegre em 1998, é artista visual não binarie que busca em seu trabalho estudar e falar de questões como identidade, gênero, alteridade, linguagem/comunicação e memória no espaço.

Ficha técnica:
(1) Sem título. 2021.
(2) Sem título. 2021.

Futurodotransport
Futurodaalimentacao

Clara santi

Biografia
É de Porto Alegre, Rio Grande do Sul e licenciada em Artes Visuais pela UFRGS. Se interessa por ilustração, pintura, bordado e aquarela. Ultimamente tem abordado questões como a natureza e as nossas relações com ela. Busca externalizar sentimentos e reflexões internas por meio da arte.
Instagram: @clara_santi_
E-mail: claraheineck@hotmail.com

Ficha técnica
(1) O futuro do campo. Aquarela sobre papel. 2021.
(2) Cidade submersa. Aquarela sobre papel. 2021.

Dayandra DA SILVA ARAúJO

Biografia
Nascida no interior do estado de São Paulo, atualmente reside em Porto Alegre. Estudante no início do curso de Artes Visuais na UFRGS, ainda segue explorando suas afinidades com o mundo das artes.
E-mail: araujodayandra@gmail.com

Ficha técnica:
O que teremos para o jantar? Guache com finalização digital. 2021.

eliseu sauthier

Eliseu

Biografia
É bacharel em Filosofia e Serviço Social (PUCRS) e graduando no bacharelado em Artes Visuais da UFRGS. Seu universo artístico preferido é o cartoon, charge e tirinha. Atualmente sua técnica está direcionada à arte digital, porém sem abrir mão do primeiro esboço no papel.
Instagram: @eliseu.bide

Eliseu
Eliseu

Ficha técnica:
TOPO
(1) Sem título. Arte digital. 2021.
(2) Sem título. Arte digital. 2021.
(3) Sem título. Arte digital. 2021.

AO LADO
Sem título. Arte digital. 2021.

Eliseu

gabriela barbosa borges

Biografia
É graduanda em Arte Visuais pela UFRGS. Seu trabalho e pesquisa têm como foco a ligação entre indivíduo e paisagens, além de trazer questões sobre saúde mental. Utiliza principalmente o desenho e a pintura como ferramenta.

Ficha técnica:
Máquina do tempo. Aquarela e colagem em formato GIF. 2021.

gabriela berghahn santana

Biografia
Nascida em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, é estudante de Artes Visuais-bacharelado na UFRGS. Atua como bolsista de iniciação científica na pesquisa Produção e Veiculação da Arte na Internet, orientada pela professora Marina Polidoro. Em sua poética, a fotografia, o bordado, a programação, a pintura e a escrita se cruzam, criando conflitos e estudos visuais.
Instagram: @gabriolar

Ficha técnica:
TOPO E AO LADO (COMPOSIÇÃO)
A F0NT3 DE R. G3GW. Net art. 2021

ABAIXO
Amigos eletrônicos. GIF. 2021

gabi berwanger

Gabriela Inacio Berwanger

Biografia
Formada em Letras e Produção de Moda, tem a maquiagem como profissão, mas é em Artes Visuais que seu coração bate mais forte. Atualmente na segunda etapa do curso, na UFRGS, adora explorar todas as áreas disponíveis, mesmo que acabe focando mais em técnicas como colagem, fotografia ou pintura abstrata. Em sua maioria, seus trabalhos envolvem temas de caráter pessoal, como sentimentos, relação com objetos, pessoas e itens da cultura popular, tópicos políticos e sua constante luta com a ansiedade e a depressão. Tem 27 anos e é natural de Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul.
Instagram: @berwangergabi

Ficha técnica:
Essa vida não é minha. Colagem e guache sobre papel. 2021.

Gabriela Barbosa, Gabriela berghahn e maria stela jacob Saldanha

Ficha técnica:
Futuro das brincadeiras. Colagem montada em conjunto. 2021.

laur peters

Biografia
Com 22 anos, natural de Porto Alegre, é estudante de Artes Visuais na UFRGS. É artista não binárie que tenta, na sua arte, compreender o sentir de si para com o mundo, buscando relações entre o sentimental, o corpo, o gênero e as conexões humanas. Utiliza diversas técnicas, principalmente pintura com aquarela e acrílica, também trabalha com argila e desenhos com giz pastel oleoso.

Ficha técnica:
TOPO
Baralho de Copas. Aquarela com montagem digital. 2021.

AO LADO
(1) Seguindo a visão do futuro. Gravura, aquarela e montagem digital. 2021
(2) Mão presente / passado / futuro. GIF com montagem digital a partir de desenhos e impressões digitais. 2021.

leONardo GRIFFO

Biografia
Estudante de licenciatura em Artes Visuais pela UFRGS, tem como marca desenhos abstratos, sejam eles tradicionais ou digitais. Seus trabalhos trazem a ideia de conforto ou desconforto visual, criatividade e, às vezes, crítica. Talvez um pouco perfeccionista e sempre querendo dar mais detalhes as coisas.

Ficha técnica:
TOPO
“Talk?” Desenho digital. 2021.

AO LADO
Equilíbrio. Desenho digital. 2021.

Religiao

Lucas MATUSIAK

Biografia
Estudante de bacharelado em Artes Visuais na UFRGS, estuda para se aperfeiçoar nas áreas de design de games e concept art. Faz alguns trabalhos de ilustração e edição de vídeo e gosta de explorar a ilustração de forma divertida e com linguagem inspirada nas ‘splash arts’ dos games.

Ficha técnica:
TOPO
Sem título. Pintura digital. 2021.

AO LADO
Sem título. Pintura digital. 2021.

LUI GRIEBELER

Biografia
Bacharelanda em Artes Visuais na UFRGS, foi bolsista do Projeto de Extensão Objeto Identidade (Pró-Reitoria de Extensão-Prorext) durante dois anos, participando das atividades extras realizadas como parte do coletivo Objeto Identidade. Participou também de diversas exposições coletivas e feiras gráficas, tendo como ênfase o trabalho em cerâmica, fotografia e a união poética e física entre os meios tridimensional e bidimensional. Participou do edital internacional de mobilidade acadêmica, estudando Artes Visuais na Universidade do Algarve (UALG), Portugal, em 2019/2. Atua como artista autônoma, confeccionando objetos cerâmicos utilitários e produções gráficas direcionadas para feiras, bem como cria obras em diferentes mídias pensadas para exposições e para projetos literários.
Instagram: @luipersona
E-mail: lgs.adllu@gmail.com

Ficha técnica:
(1) Sem título. Animação digital frame por frame em forma de GIF, de 1920×1920 px, interferindo sobre uma fotografia antiga apropriada e alterada. 2021.
(2) Sem título. Ilustração digital de 1920×1920 px realizada a partir de referências fotográficas e inspiração em formatos de carta de tarô. 2021.

M.F. Martins

Biografia
Natural de Bagé, Rio Grande do Sul, M. F. Martins desde muito cedo teve interesse pelo universo das artes, desenvolvendo trabalhos em ilustração e artes gráficas. Sua primeira graduação na área de tecnologia da informação lhe proporcionou conhecimentos que a auxiliam na elaboração de projetos em arte tecnologia. Atualmente é estudante do curso de bacharelado de Artes Visuais pela UFRGS. Foi bolsista de iniciação cientifica na pesquisa “Processo de criação em arte e computação gráfica: linguagem, repetição e difusão”, coordenado pela professora, artista e pesquisadora Marina Polidoro. Participou na elaboração do projeto Verter e executou apoio técnico para obra -46186, da artista Fernanda Gassen. Suas temáticas abordam questões referentes ao feminismo, relações familiares, narrativas visuais em universos fantásticos e divulgação científica. Temas referentes ao universo sombrio e ao mesmo tempo infantil são constantemente presentes. Seu principal interesse é a interseção onde arte, tecnologia e ciência se encontram.

Ficha técnica:
(1) Fê com fé. Arte digital. 2021.
(2) A mulher em seu home office. Arte digital. 2021.

Maria Stela Jacob Saldanha

Biografia
É natural de Porto Alegre,  especializada em Arte-educação pela Feevale e estudante no curso de bacharelado em Artes Visuais da UFRGS. Participou de várias exposições coletivas em galerias de arte e instituições culturais. Trabalha com pintura, monotipia, desenho e ilustração. Sua produção tem ênfase na figura humana, representando o ser humano em diferentes contextos. Na ilustração, também tem interesse no universo infantil. Participa do VW Atelier Coletivo, onde desenvolve trabalhos sob a orientação de Leticia Lau. Na pintura, realiza experimentações e cruzamentos  entre monotipia e pintura, desenvolvendo trabalhos tanto figurativos quanto abstratos. 
Seu trabalho é principalmente expressivo, buscando registrar percepções e sentimentos sobre o seu universo particular e sobre a vida e o meio em que vive.
Instagram: @stelajacobsaldanha.arte
Email: stelajsarte@gmail.com
Portfólio

Ficha técnica:
TOPO
(1) Socorro. Grafite, lápis aquarelável e nanquim sobre papel, finalizado digitalmente. 2021.
(2) Boneca detetive 1. Grafite, lápis aquarelável, acrílica e caneta posca sobre papel, finalizado digitalmente. 2021.

AO LADO
Boneca detetive 2. Grafite, lápis aquarelável, acrílica e caneta posca sobre papel, finalizado digitalmente. 2021.

ABAIXO
Disco Voador. Massinha de modelar, fotografado e finalizado digitalmente. 2021.

MUNIQUE BRUM

Biografia
Artista visual, nascida e residente na cidade de Porto Alegre, atualmente cursando a graduação em Artes Visuais – licenciatura pela UFRGS. Busca no meio da arte uma forma de expressar os anseios que percebe no meio em que habita e em si mesma. Atualmente, caminha pelas artes por meio de ilustrações, cerâmicas e desenhos, buscando uma materialização das inquietações presentes.
Instagram: @art_nbrum
E-mail: muniquebrum@gmail.com

Ficha técnica:
TOPO
Me toca aqui dentro. Ilustração digital, 2560×2560. 2021.

AO LADO
Sou eu de novo. Ilustração digital, 720×1280. 2021.

nícoLAS mollardi

Biografia
Estudante de licenciatura no segundo semestre em Artes Visuais na UFRGS. Tem  uma produção focada em desenho e na pintura em telas e papelão. Atualmente, tem  sua produção focada em encomendas de telas e produções independentes veiculadas no Instagram e em outras mídias. 
Instagram: @nicoenquadrado
E-mail: nicolaseects@gmail.com

Ficha técnica:
TOPO
(1) A revolução. Ilustração digital. 2021.
(2) Consciente. Colagem e ilustração digital. 2021.

AO LADO
Qual o futuro do espetáculo? Xilogravura impressa em papel Canson. 2021.

Pann Couto

Biografia
Atualmente, é graduanda do curso de bacharelado em Artes Visuais na UFRGS e bolsista em monitoria indígena. Tem 30 anos e mora em Alvorada. Não segue uma linha específica nas artes, nem na vida. Gosta de experimentar técnicas e linguagens, temas (contra) religiosos e misturar, visualmente, velhos costumes com novos hábitos. Não imagina mais alguém ou alguma coisa sem um celular na mão, e as colagens feitas para este projeto são sobre isso. Não fala em terceira pessoa.
Instagram: @pandora_c

Ficha técnica:
TOPO
Fé no iPhone. Colagem digital. 2021.

AO LADO
Segura Júpiter. Colagem digital. 2021.

Talia Luz

Biografia
É estudante de licenciatura em Artes Visuais pela UFRGS e tem 20 anos. Atualmente, é bolsista de iniciação científica e pesquisa sobre letramento imagético na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Possui interesse em arte digital, fotografia e aquarela. Em seus trabalhos, moda e cotidiano são temas recorrentes.
Instagram: @talia.prates
Email: taliapratesdaluz@gmail.com

Ficha técnica
Moda circular. Arte digital, 16 x 9cm. 2021.

Tamires de Oliveira

Biografia
É estudante de bacharelado em Artes Visuais pela UFRGS, tem 25 anos e é natural de Gravataí, Rio Grande do Sul. Atualmente, atua como bolsista de aperfeiçoamento na área do design, assim como também possui trabalho voluntário em projeto de extensão pela UFRGS. Sua poética transita principalmente pela ilustração, design e street art.
Instagram: @tamisdeoliveira
Portfólio

Ficha técnica
TOPO
Sem título. Pintura digital. 2021.

AO LADO
Sem título. Pintura e colagem digital. 2021.

vITÓRIA vieira

Biografia:
Vitória estudou Artes Visuais na UFRGS por dois anos, porém não concluiu o curso e trocou para Psicologia na UFCSPA. Apesar disso, a arte segue sendo uma constante em sua vida, e a linguagem que mais explora é o desenho, utilizando diversos materiais, desde lápis de cor a tinta e aquarela. Além disso, já participou de feiras gráficas em Porto Alegre e sonha em se tornar ilustradora e tatuadora. Em seus desenhos, procura expressar os sentimentos, os comportamentos e as relações entre as pessoas através de representações do corpo, do amor e de situações cotidianas, quase sempre fazendo uso da cor.
Instagram: @eclipse.ilustras
E-mail: vitoriasv2000@gmail.com

Ficha técnica:
Romance EAD. Aquarela sobre papel Canson, aprox. 15 x 18,5cm. 2021.

YHASMIN SELENA

Biografia
Natural de lugar nenhum, atualmente cursa Artes Visuais na UFRGS. Em sua produção, busca transitar entre dimensões, explorando a mescla de sentires que o ato de criação pode proporcionar. Tatuando peles, pincelando riscos, cortando pixels, aramando rostos, costurando mangas, palavreando símbolos, ou quaisquer outras figuras de linguagem que permitam expressar-se em liberdade.
Instagram: @Nuv333m

Ficha técnica:
TOPO
(des) connect. Desenho em papel com hidrocor e nanquim, sob colagem digital. 2021.

AO LADO
Cyborgu. Montagem digital a partir de fotos, com reciclagem de óculos 3D e mini CDs. Participação de Caetano Slaviero como modelo. 2021.

Font Resize
Contraste