Mudanças climáticas em debate na UFRGS

JU e ILEA promovem a primeira edição do “Esquinas” para discutir os efeitos da ação humana sobre a Terra

Por mais que pareça improvável, há quem negue o quanto o clima da Terra tem se modificado por conta da ação humana sobre o planeta. Mas quais são as evidências disso? De que formas é possível coexistir desenvolvimento econômico e social com preservação do ambiente?

Buscando contribuir para o debate sobre essas e outras questões em um momento em que o Brasil atrai a atenção mundial em razão de queimadas na Amazônia e pelo país, o Jornal da Universidade (JU) e o Instituto Latino-americano de Estudos Avançados (ILEA) promovem a primeira edição do Esquinas – Ciclo de debates. O evento acontece no dia 11 de setembro, quarta-feira, às 14h, no Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Av. Paulo Gama, 110 – 2.° andar). A entrada é franca e aberta a todos os interessados. Os participantes recebem certificados.

A atividade reúne três professores da UFRGS para analisarem o tema:

Edson Talamini é professor da Faculdade de Economia da UFRGS e se dedica a temas como bioeconomia, economia ecológica, biocombustíveis, agroenergia, economia e gestão do agronegócio.

Jefferson Cardia Simões é professor nos Programas de Pós-graduação em Geociências e Geografia. Criou o Centro Polar e Climático da UFRGS e participou de 19 expedições polares. Coordena projetos do Programa Antártico Brasileiro (Proantar).

Lorena Fleury é professora do Departamento de Sociologia da UFRGS. Desenvolve pesquisas sobre relações entre sociedade e natureza, com ênfase no estudo de conflitos ambientais e projetos de desenvolvimento. 

A mediação é do jornalista Everton Cardoso, do Jornal da Universidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *