O que é Licenciamento Ambiental

Licenciamento Ambiental procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental, considerando as disposições legais e regulamentares e as normas técnicas aplicáveis ao caso.

O que são Estudos Ambientais

Estudos Ambientais são todos e quaisquer estudos relativos aos aspectos ambientais relacionados à localização, instalação, operação e ampliação de uma atividade ou empreendimento, apresentado como subsídio para a análise da licença requerida, tais como: relatório ambiental, plano e projeto de controle ambiental, relatório ambiental preliminar, diagnóstico ambiental, plano de manejo, plano de recuperação de área degradada e análise preliminar de risco.

O que é Gestão Ambiental

Gestão Ambiental é composta de graduados capacitados a avaliar impactos ambientais decorrentes das atividades humanas e planejar, desenvolver e gerenciar atividades de proteção e controle ambiental. O profissional formado tem conhecimento de técnicas de coleta, análise, tratamento e gerenciamento de recursos e resíduos e de legislação e normas ambientais. Esta preparado para promover a educação ambiental e desenvolver projetos que visem a reduzir os impactos ambientais, de modo a contribuir para o desenvolvimento sustentável: eficiência sócioeconômica associada à sustentabilidade ambiental.

GESTÃO AMBIENTAL AREA DE ATUAÇÃO

A “Gestão ambiental é o campo de estudo da administração do exercício de atividades econômicas e sociais de forma a utilizar de maneira racional os recursos naturais, incluindo fontes de energia, renováveis ou não. Fazem parte também do arcabouço de conhecimentos associados à gestão ambiental técnicas para a recuperação de áreas degradadas, técnicas de reflorestamento, métodos para a exploração sustentável de recursos naturais, e o estudo de riscos e impactos ambientais para a avaliação de novos empreendimentos ou ampliação de atividades produtivas. A prática da gestão ambiental introduz a variável ambiental no planejamento empresarial, e quando bem aplicada, permite a redução de custos diretos – pela diminuição do desperdício de matérias-primas e de recursos cada vez mais escassos e mais dispendiosos, como água e energia – e de custos indiretos – representados por sanções e indenizações relacionadas a danos ao meio ambiente ou à saúde de funcionários e da população de comunidades que tenham proximidade geográfica com as unidades de produção da empresa. Um exemplo prático de políticas para a inserção da gestão ambiental em empresas tem sido a criação de leis que obrigam a prática da responsabilidade pós-consumo”.

Pode-se então concluir que a Gestão Ambiental é consequência natural da evolução do pensamento da humanidade em relação à utilização dos recursos naturais de um modo mais sábio, onde se deve retirar apenas o que pode ser reposto ou caso isto não seja possível, deve-se, no mínimo, recuperar a degradação ambiental causada.

Fontes Bibliográficas:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Gestão_ambiental
http://ambiental.jar.io/graduacao-gestao-ambiental.html
http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental
https://www.una.br/curso/gestao-ambiental/

Olá, mundo!

Este blog ambiental aborda assuntos referentes a Educação Ambiental, Ecologia, desenvolvimento sustentável, Ativismo, Economia Verde e assuntos semelhantes.

Pretende ser um rascunho de assuntos relevantes para sociedade, trazendo as novidades sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Notícias das COP´s e conferências mundiais sobre clima e meio ambiente.

Se quiser fazer contato comigo use este canal, basta enviar uma mensagem no formulário.