Apostila do BrOffice.org Writer

Apostila do Editor de Textos BrOffice Writer

Governo do Estado do Paraná
Celepar Informática Paraná
Gerência de Gestão de Ambientes – GGA
Coordenação de Planejamento, Pesquisa e Capacitação – CPPC
13/02/2008

Cópia local

www.documentfoundation.org

Pacote de escritório Libre Office

http://broffice.org/broo/?q=produto/writer

Introdução ao BrOffice.org Writer

É um programa destinado às tarefas de escritório, com diversos módulos, ou seja, possui editor de textos, planilha eletrônica para cálculos, gerenciador de apresentações, editor de páginas web, ferramenta para ilustrações, além de outros programas.

É derivado do StarOffice, da empresa Sun, e tem muitas vantagens: é grátis, e é um software livre, ou seja, tem código fonte aberto e versões diferentes para rodar em vários sistemas operacionais.

Como acontece freqüentemente com programas livres, a versão do BrOffice.org em português do Brasil foi compilada e traduzida por muitos voluntários em todo o país.

O BrOffice.org pode ser comparado com suítes (conjuntos de programas) existentes no mercado, funcionando de forma similar ao Office da Microsoft (MS), sendo que é capaz de importar/exportar seus arquivos (do Word, Excel e PowerPoint) de várias versões até o MS Office XP.

As pessoas que utilizam Microsoft Office têm uma grata surpresa ao abeirem os programas: seu aspecto é bastante semelhante a programas já conhecidos com muitos atalhos e funções idênticos, permitindo uma fácil adaptação. (Se desejar, verifique a aparência desses programas clicando em: Calc, em Impress e em Writer . Lembre-se: todos os atalhos conhecidos realizarão a mesma função).

Como qualquer outro programa, é importante observar que o BrOffice.org não é um produto acabado, podendo ainda existir erros e falhas. Entretanto, na maioria dos casos funciona bastante bem, permitindo trabalhar com a maioria dos documentos MS-Office (Word, Excel, Powerpoint), podendo-se editá-los e gravá-los, tanto nos formatos próprios do BrOffice.org como em seus formatos originais.

Ou seja, o BrOffice.org permite criar, modificar e salvar textos como arquivos de texto com extensão doc, salvar planilhas com formato xls e salvar apresentações com as terminações pps e ppt.

Note-se que, como a Microsoft não publica as descrições oficiais dos formatos dos arquivos do MS-Office, as macros destes documentos não funcionam no BrOffice.org, mas elas são preservadas se alguém desejar editá-las novamente no MS-Office.

Deve-se ressaltar que mesmo os programas que seguem a filosofia de software livre apresentam custos de manutenção. Pois, evidentemente, como quaisquer outros programas o usuário precisa ser treinado, e as bases precisam ser mantidas.

[…]

Referência Bibliográfica
Esta apostila foi feita para atender o módulo básico do curso de Debian Desktop, curso este ministrado pelos técnico da CPPC (Coordenação de Projetos Pesquisa e Capacitação) para os funcionários subordinados ao governo do Estado do Paraná. Seu conteúdo foi feito em sua maior parte baseada em conhecimento próprio tendo sido, em alguns momentos, baseada no Manual do BrOffice.org Writer desenvolvido pela CELEPAR e na ajuda do BrOffice.org.

Autoria da apostila André Luís da Cunha
Coordenado por Jonsue Trapp Martins

Mais recente modificação por

Um comentário em “Apostila do BrOffice.org Writer”

  1. Olá! Primeiramente gostaria de agradecer pela disponibilização de conteúdos, pois foi de grande contribuição para meu conhecimento. Gostaria também, de complementar o que foi explicado com algumas informações sobre esse software livre, em especial o LibreOffice. Esta suíte que possui muitos programas reunidos e categorizados de acordo com necessidades de escritórios, colabora para com a comunidade, assim como a comunidade colabora para manutenção e e aprimoramento, por se tratar de um software livre e de código fonte aberto. Como isso seria possível? Bom, para contribuir com esse software, não é necessário que você seja um desenvolvedor experiente. Na verdade, você pode testar, escrever artigos, escrever documentação, desenhar ícones, ajudar colegas, fazer marketing, entre outros. Dessa forma, é possível afirmar que sempre haverá uma tarefa relacionada a como você pode contribuir para realizar tal feito na comunidade de software livre, respeitando sempre licenças e governanças. No que tange a usabilidade, a suíte sempre traz novas funcionalidades que podem ser instaladas através de expansões, conservando sempre ambiente para que os documentos ali tratados tenham aspecto profissional e limpos, independente do objetivo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.