Microsoft Office com ODF e PDF em 2009

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2008/05/21/microsoft-anuncia-que-suportara-odf-e-pdf-no-pacote-office-em-2009/

Microsoft anuncia que suportará ODF e PDF no pacote Office em 2009

Nova York – Em anúncio surpreendente, Microsoft volta atrás em resistência ao ODF, rival do OOXML, e suportará padrão, assim como PDF, em 2009.

A Microsoft finalmente vai adicionar suporte para os padrões Open Document Format (ODF) e Portable Document Format (PDF) em seu pacote de produtividade Office, a companhia deverá anunciar até o final desta quarta-feira (21/05).

O suporte para ODF e PDF será incluído no software pelo Service Pack 2 para Microsoft Office que deverá ser divulgado no primeiro semestre de 2009, de acordo com um esboço do release que a companhia divulgará para a imprensa enviado ao IDG News Service.

Pontualmente, o service pack acrescentará o suporte aos padrões PDF 1.5, PDF/A e ODF v1.1, assim como ao XML Paper Specification (XPS). O XPS é uma especificação similar ao PDF criada pela Microsoft para rivalizar com o popular padrão da Adobe.

A Microsoft criou seu próprio padrão baseado em XML, chamado de Office OpenXML (OOXML), integrado à versão mais recente do seu popular pacote de produtividade, o Office 2007.

A novidade resolve uma antiga rixa entre a Mirosoft e os defensores do ODF, um padrão aberto apoiado por empresas como IBM e Sun e aprovado como padrão ISO em maio de 2006.

A Microsoft submeteu o OOXML ao Ecma International, órgão responsável por padrões internacionais, em novembro de 2005 e tentou colocá-lo no processo de fast-track durante suas discussões. Mesmo com críticas e promessas, o processo eventualmente teve sucesso em 1º de abril, quando a ISO aprovou o OOXML como padrão.

Até hoje, a Microsoft nunca havia assumido que suportaria nativamente o ODF, afirmando que o Office poderia ler arquivos por meio de softwares adicionais que faziam a tradução entre o padrão da empresa e o ODF.

No entanto, a empresa foi bastante criticada pela indústria, particularmente pelas repetidas multas tomadas na União Européia, pela sua falta de interoperabilidade com produtos de outras empresas.

A Microsoft anteriormente disse que suportaria PDF no Office 2007, mas a Adobe, dona e gerenciador da especificação, bloqueou a jogada. Como resultado, a Microsoft afirmou que retiraria o suporte nativo ao PDF no Office 2007 em junho de 2006.

Dede então, a Adobe pediu à Ecma que considerasse o PDF como padrão aberto ISO. Enquanto retirava o suporte nativo ao PDF, a Microsoft revelou planos de promover seu próprio formato, o XPS.

Apoiadora do ODF e crítica do OOXML, a IBM afirmou em anúncio oficial que suporta a provável mudança da Microsoft, explicando que há um crescente interesse no PDF e nos pacotes de produtividade que o suportam.

Elizabeth Montalbano, editora do IDG News Service, de Nova York

Autor: admin

Professor da disciplina Software Livre na Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.