Filme em DVD Piratas do Vale do Silício

Gente

Acho que vale a pena assistir o filme em DVD Piratas do Vale do Silício.

Pode ser interessante para conhecer um pouco o espírito empresarial e financeiro que move o software proprietário, para contrapô-lo ao espírito de cooperação e compartilhamento do software livre.

O filme apresenta uma versão romanceada do início da era dos computadores pessoais.

Dois principais personagens:

1 STEVE JOBS, fundador da Apple (empresa fabricante dos computadores Mac e do iPod, iPhone e iPad, entre outros). http://pt.wikipedia.org/wiki/Steve_Jobs

2 BILL GATES, fundador da Microsoft. http://pt.wikipedia.org/wiki/Bill_Gates

Personagens secundários:
Steve Wozniak, sócio de Steve Jobs. http://pt.wikipedia.org/wiki/Steve_Wozniak
Paul Allen e Steve Ballmer, sócios de Bill Gates. http://pt.wikipedia.org/wiki/Paul_Allen
http://pt.wikipedia.org/wiki/Steve_Ballmer

Agumas fotos da pessoas representadas no filme: http://www.ufrgs.br/soft-livre-edu/monitorapatricia/archives/48

———

Artigo da Wikipédia sobre o filme:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Piratas_do_Vale_do_Sil%C3%ADcio

Piratas do Vale do Silício (Pirates of Silicon Valley), de 1999, é um filme feito para a televisão, pela TNT, escrito e dirigido por Martyn Burke. Baseado no livro Fire in the Valley: The Making of The Personal Computer, de Paul Freiberger e Michael Swaine, o filme oferece uma versão dramatizada do nascimento da era da informática doméstica, desde o primeiro PC, através da histórica rivalidade entre a Apple e seu Macintosh e a Microsoft, indo desde o Altair 8800 da empresa MITS, passando pelo MS-DOS, pelo IBM PC e terminando no Microsoft Windows.

O filme começa no início da década de 1970 e termina em 1997, pouco antes de Steve Jobs ser demitido da Apple por John Sculley.

Começando no campus da UCB (Universidade de Berkley) durante o período do Movimento Liberdade de Expressão, o filme expõe as aflições dos amigos Steve Jobs (Noah Wyle) e Steve Wozniak (Joey Slotnick), que formariam a Apple Computer; e os estudantes de Harvard, Bill Gates (Anthony Michael), Steve Ballmer (John Di Maggio) e o amigo de Gates, Paul Allen (Josh Hopkins), que criariam a Microsoft.

Gates, Jobs e Wozniak deixariam a universidade (Jobs foi na realidade, um estudante do Reed College) por um curto período, mas isto não é documentado no filme; Wozniak logo regressaria à UCB, para poder tomar o papel no crescimento da revolução dos computadores pessoais. O filme é narrado pelo ponto de vista de Wozniak e Ballmer.

Página oficial do filme:
http://alt.tnt.tv/movies/tntoriginals/pirates

Fiz uma busca e o filme está disponível para aquisição em DVD:
http://www.videolar.com, http://www.walmart.com.br, etc.

Autor: admin

Professor da disciplina Software Livre na Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.