Livro Copyleft – Manual de Uso

Traduzido ao português de maneira voluntária e colaborativa

21/08/2012

Fonte:
http://baixacultura.org/2012/08/21/copyleft-manual-de-uso-em-portugues

Um dos trabalhos mais importantes sobre o copyleft chama-se “Copyleft – Manual de Uso“, publicado pela editora espanhola Traficantes de Sueños.

Em 9 capítulos, o manual tem como seu maior mérito relacionar a parte conceitual do copyleft com aspectos práticos, relacionado a aplicação das licenças nas áreas da música, audiovisual, software, dos livros e das artes visuais.

Disponível para baixar no endereço http://copyleftmanual.wordpress.com.

Você também pode ajudar a revisar e a divulgar, compartilhando o livro com seus amigos e conhecidos.

SUMÁRIO

0 – Introdução

1 – Guia do software livre. Jesús M. González Barahona
Introdução
Aspectos legais
Por que se produz software livre?
Principais consequências
Algumas breves conclusões

2 –Guia do autor de música livre. musicalibre.info
Introdução
Aspectos legais e licenças
Gravação
Página de internet
Promoção
Venda e distribuição de CDs
Os problemas com as entidades de gestão
Alguns linques de interesse

3 – O copyleft no meio editorial. Emmanuel Rodríguez
O que é a edição
O copyleft na edição
Como aplicar uma licença copyleft?
A batalha pelo copyleft
Rumo a uma comunidade copyleft no meio editorial
Como epílogo: mais além do copyleft?

4 – Arte e copyleft. Natxo Rodriguez
Produção, legislação e direitos de autor no âmbito da arte
Tipos de licença
Licenças e tipografias
Por que utilizar Creative Commons?
Como proteger nosso trabalho com licenças copyleft
Passos para licenciar uma obra plástica como copyleft
Dificuldades materiais para a expansão do copyleft na arte
Comunidade copyleft na arte
Exemplos de produção copyleft
Recursos online

5 – Licenças livres e criação audiovisual. Maria Concepción Cagide e
Nerea Fillat Oiz
Algumas características do mundo da produção audiovisual
Características gerais da LPI nas produções audiovisuais
Aplicação de licenças livres a criações audiovisuais
Dificuldades materiais na produção de vídeos livres
Experiências de Produção de Materiais Livres no Mundo Audiovisual
Conclusão
Referências de Imagens Livres na Web

6 – O direito é copyleft. Ou a liberdade de copiar as leis. Javier de la
Cueva
Introdução
Os materiais de trabalho
Uso cotidiano
Conclusão

7 – Ativismo copyleft. Libertar os códigos da produção tecnopolítica. Teresa Malina Torrent
Sombras sobre a oportunidade de uma mudança histórica
O copyright contra a comunidade na era da redes de informática
Embriogênese dos corpos políticos do copyleft
Comunidade, tecnociência, trabalho e cooperação na constituição do
ativismo copyleft
Esboço de uma cartografia reticular através de algumas trajetórias
ativistas
Alguns princípios táticos como conclusão

8 – Libertar a mente: o software livre e o fim da cultura privativa. Eben Moglen

Cópia local da edição espanhola. Fonte da edição espanhola.

Cópia local da tradução. Fonte da tradução.

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