O blogue e a educação.

Na noite chuvosa de quinta-feira, 04 de abril de 2013, enquanto o prédio da Faculdade de Educação da UFRGS se esvaziava depois de mais um dia de atividades, o professor Paulo Francisco Slomp dialogava com a turma de Software Livre na Educação sobre a importância dos blogues e suas contribuições ao fazer pedagógico. Chegamos à conclusão de que são muitas as possibilidades de ensino/aprendizagem e de comunicação educativa que esta ferramenta pode oferecer.

Uma dos potenciais que têm, os blogues, é enquanto espaço de armazenamento de materiais como textos, fotos, vídeos e arquivos de áudio. Esse recurso é interessante para a socialização e acesso à esses materiais por parte de alunos e professores. Também foi mencionado a importância que o blogue pode adquirir como espaço de estímulo à autoria na escrita. Através da alimentação de um blogue um aluno pode elaborar publicações, individuais ou coletivas, que o levariam a pensar sobre a transmissão de informações e sobre a realidade que se transmite.

Outros potenciais pedagógicos dos blogues foram mencionados e, após visitarmos algumas páginas educativas disponíveis na web, partimos para a criação de nossos blogues. A plataforma utilizada foi a WordPress, pelo fato de ser livre e por nela estar localizada a hospedagem www.ufrgs.br/soft-livre-edu/. Aliás, a característica “livre”, foi tratada na oficina, e acerca das diferenças existentes entre um blog de software livre e um proprietário. Concluímos que nos blogues livres, além de o usuário não ficar dependente de um serviço de hospedagem, o mesmo tem mais liberdade de diagramação, uso de cores e personalização em geral. Foram quatro novos blogues que, respeitando suas diferentes propostas e as características de cada autor, foram criados com o intuito de serem portais educativos e de comunicação livre. Encerramos a atividade fazendo nossas primeira publicações nos recém nascidos blogues.

Páginas educativas exibidas:

Profª Bernadete Motter (Caxias do Sul – RS) http://caminhosparachegar.blogspot.com.br

Profª Suely Aymone (Uruguaiana – RS) http://ufabloguei.blogspot.com.br

Prof. Marli Fiorentin (Nova Bassano – RS) http://blogosferamarli.blogspot.com.br

Prof. Robson Freire ( Rio de Janeiro – RJ) http://caldeiraodeideias.wordpress.com

Felipe Bischoff (RS) http://www.ufrgs.br/soft-livre-edu/felippebis

Rafaela Melo (RS) http://rafaelamelo.org e http://blog.rafaelamelo.org

Páginas educativas criadas na oficina:

Felipe Bischoff  (monitoria) http://www.ufrgs.br/soft-livre-edu/monitorfelipe

Flávia http://www.ufrgs.br/soft-livre-edu/educacaoinclusiva

Rafaela Melo http://www.ufrgs.br/soft-livre-edu/rafaelamelo

Breno Neves http://www.ufrgs.br/soft-livre-edu/bgbn

Vania Carraro – www.ufrgs.br/soft-livre-edu/vaniacarraro

Lissane – http://www.ufrgs.br/soft-livre-edu/pedagogiaufrgs

Rosa – www.ufrgs.br/soft-livre-edu/rosaarteeducacao

Sugestão de atividades nos blogs livres:

1 – Modifique sua senha, clicando em “usuários” na coluna da esquerda do menu do blog;

2 – Publique uma foto ou imagem;

3 – Publique, por exemplo, uma poesia;

4 – Publique o endereço de um vídeo. www.youtube.com, www.vimeo.com, www.dailymotion.com/br, etc. Pode ser o documentário The Code Linux com legendas em português: www.youtube.com/watch?v=MlmgJqhXT4Y. Observe que você deve transformar o endereço do vídeo em uma ligação (link) clicável;

5 – Publique no blog o endereço de suas páginas favoritas  na Internet (blogroll). Clique em “links” na coluna da esquerda do menu do blog. Você pode indicar o endereço dos blogs dos colegas da turma.

6 – Edite a “página de exemplo” e forneça algumas informações sobre você. Clique em “Páginas” no menu.

7 – Altere o tema do blog. Minha sugestão é de que você utilize o tema Vistered Little, pois assim o usuário pode escolher as cores. Clique em “Aparência” no menu.

8 – Escreva comentários nos blogs dos colegas.

9 – Publique no seu blog o endereço completo de um artigo ou página de alguns dos colegas. Observe que você deve transformar o endereço em uma ligação (link) clicável. Essa tarefa tem por objetivo conhecer a funcionalidade de citação automática “trackback” dos blogs http://pt.wikipedia.org/wiki/Trackback.