Histórias em quadrinhos livres

PRODUZINDO HISTÓRIA EM QUADRINHOS COM SOFTWARE LIVRE

Por Rodrigo Leão (noisnatira.com)

Cópia local

INTRODUÇÃO

Navegando pela internet, clicando nos diversos resultados da busca do Google, sempre é possível encontrar inúmeros tutoriais de como se produzir uma História em Quadrinhos. Porém, todos esses tutoriais (ou a imensa maioria deles) sempre utiliza como referência aplicativos que possuem licenças demasiadamente caras para os padrões de um usuário comum de computador, para um desenhista amador ou para professores que queiram produzir um HQ com seus alunos. Isso deixa na mão da maioria dos leitores desses tutoriais apenas a opção de roubar um banco pra comprar a licença do software ou, o caminho mais fácil, comprar uma cópia pirata no camelô mais próximo.

Muito embora haja uma pequena divulgação a esse respeito, existem alternativas gratuitas para a produção digital de uma HQ. O que torna o custo de produção da mesma quase zero. Utilizando-se apenas dos chamados “softwares livres” – aplicativos de código aberto – é possível produzir uma HQ com os mesmos padrões de qualidade de uma HQ produzida com softwares proprietários e pagos.

Neste tutorial iremos utilizar dois dos mais famosos softwares gráficos de código aberto atualmente disponíveis na web: o GIMP, um editor de imagens nos padrões do Adobe Photoshop (mas que não procura igualar-se a este), e o Inkscape, um editor de imagens vetoriais que realiza funções semelhantes ao Corel Drawn (mas que, assim como ocorre com o GIMP em relação ao Photoshop, não busca ser uma cópia do programa da Corel).

Como já ressaltamos, os dois aplicativos possuem o código aberto e podem ser utilizados livremente. O download do GIMP e do Inkscape pode ser realizado no site dos mesmos ou através dos principais sites de download da web.

Caso se interessem ainda mais pelos aplicativos e queiram utilizá-los de forma mais ampla, uma vasta documentação pode ser obtida online, através dos inúmeros mecanismos de busca disponíveis na internet.

As dicas e procedimentos que seguem são o resultado do conhecimento adquirido por meio de uma postura auto-didata com o uso das ferramentas aqui citadas. Por isso, outras formas de realizar os mesmos procedimentos podem existir.

Mais recente modificação por

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.