Ekaaty

Ekaaty

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Emblem-scales.svg
neutralidade desse artigo (ou seção) foi questionada, conforme razões apontadas na página de discussão.
Justifique o uso dessa marca na página de discussão e tente torná-lo mais imparcial.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapéEncontre fontes: Google — notíciaslivrosacadêmico — Scirus — Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Ekaaty  v • e
Ekaaty Yanomami
Área de Trabalho do Ekaaty Linux 4 (Yanomami)
Desenvolvedor Ekaaty Linux
Arquiteturas x86
Modelo do desenvolvimento Software Livre
Lançado em 30 de janeiro de 2006; há 434semanas e 2 dias
Versão estável 5 (Pataxós) / 6 de fevereiro de 2010; há 224 semanas e 4 dias
Versão em teste 5 Update 1 (Pataxós) /
Língua natural PortuguêsInglês
Mercado-alvo falantes da língua portuguesa
Família Fedora Linux
Núcleo Linux
Gerenciamento de pacotes Smart / RPM
Interface KDE
Licença GNU GPL / Outras
Estado do desenvolvimento Corrente
Website http://www.ekaaty.org (emportuguês) , acessado pela última vez há 220 semanas
Posição noDistrowatch 235ª (em inglês, em espanhol, em francês, em alemão, emtcheco/checo, em japonês e emchinês)
Origem comum  Brasil
Portal do Software Livre

Ekaaty Linux (do tupi-guarani Eka = Busca e Aty = União) é uma distribuição GNU/Linux desenvolvida no Brasilque tem como base o Fedora Core e gerenciador de ambientes KDE. Seu desenvolvimento é focado na plataforma PC Desktop e otimizado para a arquitetura i386, tendo atualmente duas versões (Desktop e Educacional). Sua última versão estável é a 5 (Pataxós), lançado oficialmente no dia 06 de fevereiro de 2010.

Histórico

O Ekaaty Linux surgiu da iniciativa dos administradores da Comunidade Fedora Brasil (antigo Projeto Fedora Minas) de se criar um repositório de pacotes otimizados para o Fedora. Foram realizadas algumas pesquisas sobre as necessidades e anseios dos usuários brasileiros do Fedora e, a partir dos resultados, os pacotes foram desenvolvidos e disponibilizados no site da Comunidade Fedora Brasil, em formato de repositório de pacotes, que poderia facilmente ser adicionado à ferramenta de instalação de pacotes do Fedora – o YUM. Também foi disponibilizado suporte para o gestor de pacotes Smart.

Com o passar do tempo e sucesso da iniciativa do repositório, os usuários da comunidade sugeriram que os pacotes fossem colocados em uma imagem de CD para facilitar o download. Um CD repositório foi criado, mas não chegou a ser disponibilizado.

Havia também a necessidade de se proceder com instalações mínimas do Fedora e, então, foi implementado um CD de instalação com o Anaconda modificado. O Projeto Fedora foi consultado sobre a possibilidade de nomeá-lo Fedora Light, o que não ocorreu. Então, em reunião, os administradores da Comunidade Fedora Brasil (Christian Tosta, Cristiano Furtado, Francisco Vianna, Rudimar Grass e Luciano Soares) decidiram dar um nome para a nova distribuição. Alguns dos nomes propostos foram Pererê e Kurupyra.

Foi fundado, então, em 30/01/2006, o Projeto Ekaaty, nome que vem da conjunção de dois afixos da língua tupi:eka, que significa Busca e aty, significando União. A junção formou a palavra Ekaaty representa o objetivo do projeto, a ‘busca por união’ entre os usuários e os desenvolvedores do novo sistema operacional.

Logotipo

O logotipo, proposto por Cristiano Furtado, também foi esboçado em reunião e simboliza as barreiras separando a comunidade dos desenvolvedores na busca por essa união. São três as barreiras representadas no logotipo, onde uma delas, da direita para a esquerda, está quebrada, formando uma figura semelhante a um ‘IK’ alternando as cores verde e amarelo (depois bege). Passado algum tempo, o logotipo ganhou um retângulo verde com bordas arrendodadas e margem bege ao redor do ‘IK’.

O mascote da distribuição nasceu de uma brincadeira do Christian Tosta. “Os cinco mosqueteiros” representam os administradores da Comunidade Fedora Brasil reunidos na noite da fundação do Projeto Ekaaty.

Versões

Cada versão do Ekaaty Linux homenageia uma tribo indígena brasileira. Após a versão 2, optou-se pelo lançamento de uma nova versão estável a cada oito a doze meses.

Versões Estáveis:

  • Ekaaty Linux 5 (Pataxós)
  • Ekaaty Linux 4 (Yanomami)
  • Ekaaty Linux 3 (Kayowas)
  • Ekaaty Linux 2 (Juruna)
  • Ekaaty Linux 1 (Aymores)

Versões de Testes:

  • Ekaaty Linux 5 Update 1 (Pataxós)
  • Ekaaty Linux 5 Alfa (Pataxós)
  • Ekaaty Linux 4 RC (Yanomami)
  • Ekaaty Linux 3 RC (Kayowas)
  • Ekaaty Linux 2.1 (Guarani-Mbyá)
  • Ekaaty Linux 1.98 (Kaiapos)
  • Ekaaty Linux 1.97 (Tamoios)
  • Ekaaty Linux 1.96 (Carijos)
  • Ekaaty Linux 0.99 (Xingu)
  • Ekaaty Linux 0.98 (Xavantes)
  • Ekaaty Linux 0.97 (Oyapoc)
  • Ekaaty Linux 0.96 (Tupis)

Projetos e Empresas Parceiras

A equipe de desenvolvimento e suporte do Ekaaty Linux tem participado dos principais eventos de Software Livre do país, como o FISL 10, além de realizar palestras e treinamentos em escolas e faculdades. Através destas atividades, fechou parcerias com grandes empresas e projetos, como:

Projeto Ekaaty Educacional

O Projeto Ekaaty Educacional é uma iniciativa derivada do Projeto Ekaaty original, a qual investe na divulgação e inserção do software livre dentro de universidades e escolas. Suas ações visam incentivar o uso de um conjunto de softwares de código aberto em uma distribuição GNU/Linux diferenciada, fazendo com que alunos e professores, além de fazerem uso dos programas também estejam contribuindo, melhorando, opinando e discutindo sobre os softwares que usam. Sua meta é possibilitar a todos o conhecimento do Software Livre ao mesmo tempo que aprendem conceitos básicos de convivência, que o aprendizado em conjunto proporciona.

  • Software Livre na Educação

Quando optamos em utilizar algum software em uma escola, seja ele um Software de Código aberto ou Proprietário, não podemos decidir isso por costume ou porque aquele software é mais bonito, temos o dever moral de não incentivar a pirataria e, no caso de escolas públicas, optar por softwares que, além de atender as necessidades pedagógicas, seja financeiramente viável.

A economia de dinheiro com licenças é o menor dos benefícios de se implantar Software Livre em escolas. Usando software de código aberto, temos a possibilidade de adequar os softwares aos fazeres pedagógicos, além da própria comunidade escolar participar desse processo de construção, contribuindo com as comunidades de Software Livre.

Isso se traduz em um processo de aprendizado e troca de informações que só irá trazer mais conhecimento para alunos e escolas.

Existem muitos softwares que se encaixariam perfeitamente para uso escolar, como o Wiki. Este programa funciona de forma integrada, permitindo que um texto possa ser editado por diferentes pessoas sem que seja preciso criar e salvar cópias distintas. Ou seja, o software propõe a criação e edição dos mais diversos tipos de texto em um mesmo ambiente. Uma ferramenta excelente tanto para professores, que trocam informações, como para alunos, que desenvolvem trabalhos em grupo, dentro e fora de sala de aula. Além disso, permite uma atualização em “tempo real”.

Dvd do Ekaaty Educacional

O projeto pretende lançar duas variações do DVD de instalação:

Ekaaty Acadêmico

Voltado a alunos de 5 a 8 série e para jovens que estejam cursando faculdades e cursos técnicos, esse projeto busca capacitar alunos a conhecer e trabalhar com ferramentas livres preparando-os para o mercado de trabalho.

Ekaaty Infantil

Ferramentas educacionais para crianças de 3 a 13 anos com acompanhamento pedagógico. Utilizando softwares para melhorar o conhecimento e aprendizado das crianças utilizando software livre.

Sub-projetos do Ekaaty Educacional

Módulos de aula[editar | editar código-fonte]

O Projeto está desenvolvendo material de apoio para treinamento e aprendizado da distribuição, voltado para professores, coordenadores de telecentros e usuários em geral. Esta material é dividido em módulos, conforme abaixo:

  • Módulo I – Redes

Módulo voltado a instruir o usuário a configuração de seus dispositivos de rede e noções de tcp/ip.

  • Módulo II – Softwares de Escritório

Módulo voltado a instruir o usuário a utilizar de forma simplificada o BrOffice.org como sua ferramenta padrão de texto. Ex.: WriterCalcImpress.

  • Módulo III – Área de Trabalho

Módulo voltado a instruir o usuário a utilizar de forma simplificada o ambiente gráfico KDE. Deixando o usuário bem informado de como configurar o seu desktop. Ex.: Painel de Controle, PulseAudio.

  • Módulo IV – Edição de Imagens

Módulo voltado a instruir o usuário a utilizar de forma simplificada o ferramentas para trabalhos gráficos.

Ex.: GimpInkscape.

  • Módulo V – Configuração

Módulo voltado a instruir o usuário a configurar o seu sistema gráfico de forma simplificada. Quebrando totalmente o conceito que usar Linux atualmente é difícil. Ex.: Configuração de menu, Acessórios.

  • Módulo VI – Multimídia

Módulo voltado a instruir o usuário a configurar o seu sistema de multimídia de forma prática e sem dificuldades. Mostrando os melhores softwares para multimídia. Ex.: AmarokMplayerKaffeine.

  • Módulo VII – Softwares Educativos

Módulo voltado a instruir o usuário a utilizar softwares do Kdeedu de maneira prática e interativa.

Ex.: KalgebraKigKalziumKmplot.

Vídeo aulas[editar | editar código-fonte]

Criação de vídeo aulas para facilitar a introdução das ferramentas para alunos, pais, professores e interessados.

Casos de Sucesso

A Prefeitura do município de Silva Jardim – RJ adotou o Ekaaty Linux como distribuição oficial para o seu programa de inclusão digital[1]. O objetivo desse projeto específico é atender a pessoas de baixo poder aquisitivo que não tiveram acesso a cursos de informática, proporcionando o aprendizado de ferramentas livres e a inserção dos mesmos na Sociedade da Informação.

Ligações externas

[Expandir]

v • e

Distribuições GNU/Linux

Ícone de esboço Este artigo sobre software livre é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Mais recente modificação por

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.