Fityk

Fityk

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fityk
Desenvolvedor Marcin Wojdyr
Lançamento 2004
Versão estável 1.2.1
Escrito em C++
Sistema operativo Multiplataforma
Gênero(s) Ajuste de curvas
Licença GNU General Public License
Página oficial fityk.nieto.pl

Fityk é um programa de ajuste de curvas e de análise de dados, utilizado predominantemente para ajustar funções analíticas e em forma de sino a dados experimentais. Posiciona-se entre softwares de desenho de gráficos e programas específicos para um campo, como por exemplo cristalografia1 ou de XPS.

Originalmente, o Fityk foi desenvolvido para analisar dados da difração de pó. Também é utilizado em outros campos que requerem análises de pico e montagem de pico, como a Cromatografia ou vários tipos de Espectroscopia.

O Fityk é distribuído sob os termos da GNU General Public License, mas desde a versão 1.0.0, uma assinatura é exigida para baixar os arquivos binários2 . Possui versões para LinuxMac OS XMicrosoft WindowsFreeBSD e outras plataformas. Opera como um programa de linha de comando ou através de interface gráfica.

É escrito em C++, usando wxWidgets, e fornece vinculações para Python e outras linguagens de script.

Recursos

Alternativas

Os programas peak-o-mat e MagicPlot possuem escopo similar.

Programas mais genéricos de análise de dados com capacidades de planilha eletrônica incluem o software proprietário Origin e seus clones livres QtiPlot eSciDAVis.

Referências

  1. Ir para cima↑ Marcin Wojdyr (2010). Fityk: a general-purpose peak fitting program. Journal of Applied Crystallography.
  2. Ir para cima↑ Fityk – subscribers’ download. Página visitada em 4 de Fevereiro de 2014.
  • Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em inglês, cujo título é «Fityk», especificamente desta versão.

Ligações externas

Portal A Wikipédia possui o portal:

Mais recente modificação por

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.