NetLogo

NetLogo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
NetLogo
Paradigma multiparadigma: procedural, educacional, simulação, baseada em agentes
Surgido em 1999
Última versão 5.0.4
Criado por Uri Wilensky
Estilo de tipagem: Dinâmica
Licença: GPL
Página oficial ccl.northwestern.edu/netlogo

NetLogo é uma linguagem de programação e um ambiente de desenvolvimento integrado baseada em agentes.

Sobre

O NetLogo foi desenhado, no espírito da linguagem Logo, para ser “piso baixo e sem teto”. Ele ensina conceitos de programação usando agentes na forma de tartarugas, esparadrapos, “elos” e o observador1 . O programa foi desenhado com múltiplas audiências em mente, em particular: ensinar crianças na comunidade educativa e para especialistas sem um conhecimento de programação para modelar fenômenos relacionados 2 .

Muitos artigos científicos foram publicados usando o NetLogo.3

O ambiente NetLogo permite a exploração de emergências. Ele vem com uma vasta biblioteca de modelos, incluindo modelos em uma variedade de domínios, tais como economia, biologia, física, química, psicologia e dinâmica de sistemas. 4 O programa permite a exploração ao modificar chaves, controles deslizantes, seletores, entradas e outros elementos de sua interface5 . Além da exploração, o NetLogo permite a autoria de novos modelos e a modificação de modelos existentes.

O programa está livremente disponível a partir de seu sítio web. Ele é utilizado em uma larga variedade de contextos educacionais, da escola elementar à graduação6 7 8 9 . Muitos professores fazem uso do NetLogo em seus currículos10 .

O NetLogo foi projetado e criado por Uri Wilensky, diretor do Centro para Aprendizagem Conetada e Modelagem baseada em Computadores da Universidade Northwestern11 Seu desenvolvedor líder é Seth Tisue11 .

Livros

Vários livros sobre o NetLogo foram publicados12 , tais como:

Cursos Online

Muitos cursos online massivos abertos estão atualmente sendo oferecidos que utilizam o NetLogo para exercícios ou demonstrações:

Base técnica

O NetLogo é um software livre e de código aberto, sob uma licença GPL13 . Licenças comerciais também estão disponíveis. Ele é escrito em Scala e em Java e roda na máquina virtual do Java14 . Seu núcleo é um interpretador/compilador híbrido que parcialmente compila o código do usuário para o bytecode JVM15 .

Uma versão que roda em JavaScript, ao invés da JVM, está atualmente em desenvolvimento16 .

Interface do usuário

Captura de tela do NetLogo 5.0 no Mac OS X

Exemplos

Um modelo multiagente simples no NetLogo é o modelo de predação Lobo-Ovelha17 , que é mostrado na captura de tela acima. Ele modela o crescimento populacional de um sistema presa/predador através do tempo. Possui as seguintes características:

  • Existem duas raças de tartarugas, chamadas ovelhas e lobos.
  • As ovelhas e os lobos se movimentam aleatoriamente e possuem energia limitada.
  • Os lobos e as ovelhas perdem energia ao se movimentarem. Se um lobo ou uma ovelha tiver energia zero, ele morre.
  • A ovelha ganha energia ao comer grama.
  • Os lobos ganham energia ao comer ovelhas.
  • Tanto lobos quanto ovelhas podem se reproduzir, compartilhando energia com sua prole.

HubNet

HubNet é uma tecnologia que utiliza o NetLogo para rodar simulações participativas na sala de aula18 . Em uma simulação participativa, um grupo inteiro de usuários toma parte em estabelecer o comportamento de um sistema. Usando um dispositivo individual, como um computador em rede ou uma calculadora gráfica, cada usuário atua como um agente separado e independente.

Um exemplo de atividade da Hubnet é a “Tragédia dos commons”19 , que modela o problema econômico homônimo.

Referências

  1. Types of Agents in NetLogo
  2. (November 15–17, 2007) “Visualization Tools for Agent-Based Modeling in NetLogo” in Agent2007. {{{booktitle}}}. Página visitada em October 4, 2012.
  3. [1]
  4. Models included with NetLogo
  5. [2]
  6. lhttp://ccl.northwestern.edu/papers/2011/sengupta2011.pdf
  7. [3]
  8. lhttp://ccl.northwestern.edu/papers/2009/Blikstein&Wilensky_AnAtomIsKnown.pdf
  9. [4]
  10. [5]
  11. NetLogo: Design and Implementation of a Multi-Agent Modeling Environment” in Agent2004. {{{booktitle}}}. Página visitada em October 4, 2012 ! date = October 2004.
  12. [6]
  13. [7]
  14. [8]
  15. Breeding faster turtles: Progress towards a NetLogo compiler” in Agent 2006. {{{booktitle}}}. Página visitada em October 22, 2012 ! date = 2006.
  16. [9]
  17. Wolf Sheep Predation
  18. HubNet
  19. [10]

Ligações externas

  • Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em inglês, cujo título é «NetLogo», especificamente desta versão.

Mais recente modificação por

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.