TUTORIAL DE GIMP 2.2

TUTORIAL BÁSICO DE GIMP 2.2

Por Günther Natusch

Fonte: http://aprendi.org/forum/download/file.php?id=4

GIMP é o GNU Image Manipulation Program

Cópia local

Agente Pedagógico do Projeto Aprendi – www.aprendi.org. Um projeto selecionado pela Petrobras Cultural.

Introdução:

O programa gráfico GIMP – The GNU Image Manipulation Program – foi desenvolvido para plataforma livre LINUX, mas é também compatível com plataforma Windows. Sendo um software livre, é gratuito para qualquer usuário, basta baixar o arquivo executável no site oficial GIMP (www.gimp.org).

IMPORTANTE: Existem versões para as plataformas LINUX, Windows e Mac disponíveis no site oficial do GIMP, mas atenção para fazer o download da versão compatível com o seu sistema operacional. Também verifique o idioma da versão que está baixando, além, evidentemente, de usar sites seguros para fazer download para a sua máquina.

FATOS: O projeto foi criado no ano de 1995 por Spencer Kimball e Peter Mattis quando o desenvolveram como um projeto para a faculdade. O mascote oficial do projeto chama-se Wilber e foi criado dois anos depois do desenvolvimento do programa, no dia 25 de setembro de 1997 por Tuomas Kuosmanen.

GIMP e outros softwares de manipulação de imagem: Embora a comparação não seja “justa”, o GIMP é geralmente comparado ao programa Adobe Photoshop, conhecido manipulador e criador de imagem digital. De uma forma mais direta, ao se conhecer os dois programas se encontrará similaridades, mas também diferenças; especialmente em termos de efeitos e caminhos para acessar funções. Ainda existem diversos outros programas de manipulação e criação de imagem digital, e especialmente uma grande variedade de programas grátis (freeware), tais como o Pixia e o software livre Tux Paint (este mais voltado para o público infantil), e outros bem mais complexos para criação de imagens em 3D, a exemplo do Blender (software livre) e do Daz Studio. Veremos à seguir o complexo de funções e aplicações de ferramentas e efeitos do GIMP, criando imagens ou manipulando fotografia.

Mais recente modificação por

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.