Fityk

De Wiki Software Livre na Educação

Fityk é um programa de ajuste de curvas e de análise de dados, utilizado predominantemente para ajustar funções analíticas e em forma de sino a dados experimentais. Posiciona-se entre softwares de desenho de gráficos e programas específicos para um campo, como por exemplo cristalografia<ref>Marcin Wojdyr (2010). Fityk: a general-purpose peak fitting program Journal of Applied Crystallography.</ref> ou de XPS.

Originalmente, o Fityk foi desenvolvido para analisar dados da difração de pó. Também é utilizado em outros campos que requerem análises de pico e montagem de pico, como a Cromatografia ou vários tipos de Espectroscopia.

O Fityk é distribuído sob os termos da GNU General Public License, mas desde a versão 1.0.0, uma assinatura é exigida para baixar os arquivos binários<ref>Fityk - subscribers' download. Página visitada em 4 de Fevereiro de 2014.</ref>. Possui versões para Linux, Mac OS X, Microsoft Windows, FreeBSD e outras plataformas. Opera como um programa de linha de comando ou através de interface gráfica.

É escrito em C++, usando wxWidgets, e fornece vinculações para Python e outras linguagens de script.

Recursos[editar]

Alternativas[editar]

Os programas peak-o-mat e MagicPlot possuem escopo similar.

Programas mais genéricos de análise de dados com capacidades de planilha eletrônica incluem o software proprietário Origin e seus clones livres QtiPlot e SciDAVis.

Referências

<references group=""></references>
  • Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em inglês, cujo título é «Fityk», especificamente desta versão.

Ligações externas[editar]

Portal A Wikipédia possui o portal:
  • Software livre