Freeciv

De Wiki Software Livre na Educação

Freeciv é um jogo de computador, para um ou mais jogadores, que simula um combate entre as grandes civilizações da história, por poder e territórios.

O jogador assume o comando de uma civilização (existem dezenas de opções, relativas a povos ou culturas de todos os continentes e todos os momentos da história) e precisa, ao longo das rodadas, cuidar de construir cidades, campos de plantio, minas, estradas, etc. Assume a posição de chefe da civilização escolhida, podendo inclusive enfrentar revoltas e instatisfação popular. Além das construções, o jogador também precisa organizar a distribuição de fundos, orientar a pesquisa científica e escolher o regime político da civilização adequado de acordo com o momento histórico.

Paralelamente à construção, o jogo também envolve destruição: criar exércitos para atacar e dominar civilizações rivais é o objetivo último, pois vence aquele que conseguir dominar o planeta ou que tiver a maior extensão territorial ao fim dos tempos (determinado antes de se iniciar).

Design[editar]

No diz respeito a regras específicas, Freeciv é extremamante configurável, de maneira que ele pode ser jogado no modo Freeciv (padrão), Civilization, Civilization II, ou no modo definido por usuário. Um ou mais jogadores podem agir como administradores do jogo ou configurar as regras do jogo. Regras usualmente modificadas são:

  • Número mínimo de jogadores
  • Ritmo das pesquisas tecnológicas
  • A presença ou não de jogadores controlados por computador
  • Se bárbaros (controlados por computador) deven invadir o território de outro jogador
  • A distância mínima entre as cidades
  • Como a distribuição dos continentes e ilhas devem ser distribuídas ao longo do mapa

Compatibilidade[editar]

Desenvolvido originalmente para a plataforma IRIX, tem-se notícia de que Freeciv funciona no mínimo em SunOS 4, Solaris, Ultrix, QNX, Linux, FreeBSD, OpenBSD, NetBSD, Mac OS X, OS/2, Microsoft Windows 95-Vista, Cygwin e AmigaOS. Freeciv é incluído em várias distribuições de linux populares.