Geomview

De Wiki Software Livre na Educação

Geomview é um programa de visualização 3D<ref>Andreas Fabri e Sylvain Pion. Manual do Usuário (PDF) (em inglês). Página visitada em 21 de Maio de 2014.</ref> interativo que permite visualizar e manipular objetos tridimensionais podendo-se usar o mouse para girar, transladar, dar zoom, e assim por diante. Geomview<ref>Mark Phillips. O que é Geomview? (PDF) (em inglês). Página visitada em 21 de Maio de 2014.</ref> pode ser usado como um visualizador independente para objetos estáticos ou como um mecanismo de exibição para outros programas que produzem alteração dinâmica de geometria.

Desenvolvimento[editar]

Geomview foi escrito no Centro de geometria na Universidade de Minnesota, entre 1992 e 1996. Embora o Centro de Geometria que desenvolveu o software tenha fechado em 1998, Geomview é usado por milhares de pessoas ao redor do mundo por meio do trabalho voluntário dos autores originais e outros colaboradores. O Geomview continua evoluindo.

Geomview roda na maioria das plataformas Unix, incluindo GNU/Linux. Também pode ser executado no Microsoft Windows usando o Cygwin. É um software livre disponibilizado sob os termos da GNU Lesser General Public License (LGPL).

Características[editar]

  • Pode exibir objetos descritos em uma variedade de formatos de arquivo.
  • Suporta os seguintes tipos de dados simples: poliedros com vértices compartilhados, quadriláteros, malhas retangulares, vetores, e patches de Bézier de superfície de grau arbitrário incluindo correções racionais.
  • Exibe objetos interativos no espaço hiperbólico e esférico, bem como o espaço euclidiano.
  • Permite que vários objetos ​​e câmeras sejam independentemente controláveis.
  • Grande variedade de exemplos de objetos, podendo-se criar novos objetos também.

Ligações Externas[editar]

Referências

<references group=""></references>