MuseScore

De Wiki Software Livre na Educação

O MuseScore é um editor de partituras para Linux, Microsoft Windows e Mac. Trata-se de um editor WYSIWYG completo com suporte a reprodução de partitura e importação/exportação de arquivos MusicXML e MIDI. Notação para percussão é suportada, assim como impressão direta.

O programa tem uma interface de usuário clara, com inserção fácil de notas semelhante aos editores de partituras comerciais mais populares, Finale e Sibelius.

O MuseScore é um software livre, publicado sob GNU General Public License.

Características[editar]

O MuseScore é capaz de importar e exportar arquivos de diferentes formatos, inclusive MIDI, LilyPond e MusicXML, assim como importar arquivos do Band-in-a-Box. Pode também salvar arquivos nos formatos PDF, SVG ou PNG.

Desenvolvimento[editar]

O MuseScore é um desdobramento do MusE, um Sequenciador MIDI para Linux. Em 2002, Werner Schweer - criador de ambos os programas - decidiu "cortar fora os recursos de notação do MusE e reescrevê-los como um editor de partituras independente."<ref>Dave Phillips, "At the Sounding Edge: Music Notation Software, the Final Installment," Linux Journal (6 de Abril de 2006).</ref> O programa é desenvolvido em Qt.

Ver também[editar]

Referências[editar]

<references />

Ligações externas[editar]