QtiPlot

De Wiki Software Livre na Educação

QtiPlot é um software livre multiplataforma para plotagem interativa de gráficos científicos e análise de dados. É similar aos softwares proprietários Origin ou SigmaPlot<ref>Review article in LinuxLinks Linuxlinks.com (3 de Abril de 2011). Página visitada em 12 de Dezembro de 2011.</ref> e está sendo utilizado para substituí-los em universidades<ref>University page about QtiPlot Omnis.if.ufrj.br. Página visitada em 12 de Dezembro de 2011.</ref>.

O QtiPlot pode ser utilizado para apresentar dados bidimensionais e tridimensionais e possui várias funções da análise de dados como ajuste de curvas. A plotagem de dados 3D pode ser renderizada usando OpenGL através das bibliotecas Qwt3D.

O programa também é extensível a um grau considerável via muParser e Python, os quais permitem adicionar as funções arbitrárias definidas pelo usuário com acesso a gráficos, a matrizes e a tabelas de dados.

Lançado sob os termos da GNU General Public License, o QtiPlot é um software livre. Os binários compilados estão disponíveis para o Microsoft Windows, muitas distribuições Linux e Mac OS X. O download dos binários do sítio do autor requer a aquisição de um contrato de manutenção anual, porém qualquer pessoa pode compilar e distribuir os binários sob a GPL. Este é o caso dos repositórios de algumas distribuições de Linux<ref>QtiPlot packages for Linux</ref>, bem como para Windows<ref>Unofficial QtiPlot Build for Windows</ref>.

Ver também[editar]

Portal A Wikipédia possui o portal:
  • Software livre
  • SciDAVis, bifurcado do QtiPlot em 2007
  • LabPlot, outro clone do Origin
  • Fityk, mais focado em ajuste de curvas

Referências

<references group=""></references>
  • Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em inglês, cujo título é «QtiPlot», especificamente desta versão.