Tux Paint

De Wiki Software Livre na Educação

Tux Paint trata-se de um editor de imagens bitmap de código aberto, para crianças a partir da idade em que tenham condições de operar com o mouse. O projeto, licenciado por GPL, iniciou-se em 2002 por William J Kendrick e tem obtido um grandioso número de voluntários tanto em suporte quanto em programação. Por ser multi-plataforma, o programa está disponivel para Windows, Macintosh, Linux, FreeBSD e NetBSD.

O nome Tux Paint vem do Tux, o famoso e divertido pinguim do Linux, que é usado como uma personagem que encoraja crianças a se divertirem se aventurando pelo programa.

Interface[editar]

O programa é composto por botões grandiosos com iconografia e texto descritivo e muitas cores deixando-o mais vivo e complacente ao público alvo infantil. A parte da usabilidade fica por conta dos sons, diferentes a cada ferramenta relacionando a ferramenta ao som por ela produzido. Também em questão de usabilidade, os botões grandes ajudam facilitando a focalização do botão correto por crianças pequenas com coordenação motora ainda imperfeita. O programa oferece a possibilidade de desenho livre, uso de linhas, uso de formas geométricas, além de carimbos (com desenhos pré definidos). Um ponto negativo é o fato de o desenho inserido não poder der movimentado. Além disso, ao salvar o trabalho, o mesmo só fica disponível no próprio programa. caso queira usar a produção em outro programa ou ter a imagem, terá que fazer um print screen da tela do computador e usar outro programa para salvar a imagem.

Ligações externas[editar]