Sobre o Som no Salão - 10 Anos!

Neste ano, completaremos a 10ª edição do edital. Ao todo, foram realizados 38 espetáculos de música autoral gaúcha, de diferentes gêneros, estilos e formações musicais, apresentados no palco do Salão de Atos, resultando numa experiência para um público de quase 20 mil pessoas.  Seguimos com um grande desafio: manter a qualidade dos materiais inscritos e selecionados e aproximar cada vez mais um número maior de público com os artistas. Além disso, é fundamental defender a permanência do projeto dentro da política cultural do Salão de Atos e da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS.

 Desde 2011, mais de 750 projetos se inscreveram no edital, que consolida, a cada ano, um repertório de espetáculos em linguagens musicais diversas, colaborando para fortalecer e qualificar a cena musical contemporânea do sul do Brasil. Já passaram pelo palco 33 projetos de música autoral, apresentando artistas como As Aventuras, Paulinho Parada, Jorge Foques, Alpargatos, Trabalhos Espaciais Manuais, Dona Conceição, Banda Afroentes, Daniel Debiagi, Paola Kirst, Três Marias, Conjunto Linhares e Vôo Livre, Conjunto Musical La Digna Rabia, Raquel Leão, Medula Coletivo de Experimentos Sonoros, Quinteto Canjerana, Banda Calote, Trem Imperial, Tratak, O.C.L.A, Bhia Tabert, Fruet& Os Cozinheiros, Caio Martinez, Bandinha Di Da Dó, Funkalister, Marcelo Birck, Gustavo Telles & Os Escolhidos, Quiçá, se Fosse, Bianca Obino, Terminal 470, Nenung & o Projeto Dragão, Banda Motivos Óbvios, Capitão Rodrigo entre outros. Os artistas contemplados ganham todas as condições técnicas de palco e de divulgação para a difusão do trabalho, além de terem seu show gravado pela UFRGS TV, que é parceira do projeto.

Foto: Ramon Moser / DEDS/ UFRGS

O Som no Salão tem possibilitado a aproximação de novas manifestações artísticas musicais com o público de Porto Alegre, a partir de espetáculos que tem como um de seus pilares a formação de plateia, uma vez que os projetos selecionados apresentam uma diversidade de estilos musicais. São trabalhos cuja originalidade, singularidade e qualidade possibilitam uma experiência sonora para além do entretenimento. Desenvolvido e coordenado pela administração do Salão de Atos da UFRGS, o Som no Salão tem o objetivo de promover o acesso e firmar uma ação cultural para este espaço, que é um dos principais equipamentos culturais de Porto Alegre.