abr
25
qui
Gerenciador de Referências – Zotero @Laboratório de Informática Economia - Sala 37
abr 25@09:00 – 12:00

O que são gerenciadores de referências;

Funcionalidades do Zotero:

Inserção de citações e referências automaticamente;

Como usar grupos para compartilhar documentos,

Organizando pastas no Zotero,

Incluindo tags em documentos para facilitar a recuperação de documentos;

Como fazer anotações em PDFs,

Como importar resultados de bases de dados usando plugins;

Como identificar duplicatas.

 

maio
17
sex
Gerenciador de Referências – Zotero @Laboratório de Informática Faculdade de Economia, sala 37
maio 17@09:00 – 12:00

Programa:

O que são gerenciadores de referências;

Funcionalidades do Zotero:

Inserção de citações e referências automaticamente;

Como usar grupos para compartilhar documentos,

Organizando pastas no Zotero,

Incluindo tags em documentos para facilitar a recuperação de documentos;

Como fazer anotações em PDFs,

Como importar resultados de bases de dados usando plugins;

Como identificar duplicatas.

Vagas: 27

maio
21
ter
Gerenciador de Referências – Zotero @Sala 210, Laboratório de Informática (IBIO) - Prédio 43433 - Bloco IV.
maio 21@09:00 – 12:00

Programa:

O que são gerenciadores de referências;

Funcionalidades do Zotero:

Inserção de citações e referências automaticamente;

Como usar grupos para compartilhar documentos,

Organizando pastas no Zotero,

Incluindo tags em documentos para facilitar a recuperação de documentos;

Como fazer anotações em PDFs,

Como importar resultados de bases de dados usando plugins;

Como identificar duplicatas.

Apoio: Amanda Santos Witt
Vagas: 23

jun
13
qui
Gerenciador de Referências Zotero – EAD
jun 13@17:00 – 20:00

O que são gerenciadores de referências;

Funcionalidades do Zotero:

Inserção de citações e referências automaticamente;

Como usar grupos para compartilhar documentos,

Organizando pastas no Zotero,

Incluindo tags em documentos para facilitar a recuperação de documentos;

Como fazer anotações em PDFs,

Como importar resultados de bases de dados usando plugins;

Como identificar duplicatas.

Apoio pedagógico: Natália Rebelo

Instruções para entrar na sala de aula Virtual:
1º) Acessar o link: https://mconf.ufrgs.br/webconf/sala-de-aula-virtual-da-bibeng
2º) Clique na opção circulada em vermelho (Figura 1 anexa).

3º) Faça o login com seu usuário e senha do Portal do Aluno (Figura 2 anexa). Caso você seja um usuário externo (sem vínculo com a UFRGS), escolha a opção “Eu não possuo uma conta, quero entrar como convidado” e preencha com seu nome.
4º) Na tela seguinte (Figura 3 anexa), coloque a seguinte chave de acesso: AB12

5º) A seguir, será pedido que você ative o Flash Player. Tenha cuidado também com a atualização dele, verifique isto antes do dia do curso: https://helpx.adobe.com/br/flash-player/kb/flash-player-background-updates.html
6º) Será também solicitado que você permita o Flash Player; clique em “Permitir”.
6º) Na seta seguinte (Figura 4 anexa), escolha a opção “Somente ouvir”

Outras recomendações:
– Recomenda-se utilizar o navegador “Mozilla Firefox” ou “Google Chrome”
– Assim que você estiver dentro da sala de aula, passe seu NOME COMPLETO para as instrutoras via mensagem privada. Caso a exibição do seu nome na parte superior da tela, à esquerda, já esteja sendo exibido de forma completa, este passo não será necessário.
– Para compartilhamento de tela dos instrutores com a turma, será necessário o Java atualizado; você pode aprender mais aqui: https://www.java.com/pt_BR/download/help/version_manual.xml.
– Familiarize-se com os controles de áudio do seu computador, pode haver variação entre o som emitido pelo microfone dos instrutores e o som que chega até você; além disso, dê preferência para o uso de fones de ouvido.
– NÃO habilite sua câmera para evitar tráfego desnecessário de dados na rede.
– Existe um app para uso do Mconf em dispositivos móveis (procure Mconf no Google Play); porém, recomendamos instalar e testar o uso antes do dia da capacitação; não sabemos o grau de qualidade de transmissão via aplicativo.
Instruções para instalação do Zotero:
– Entre em https://www.zotero.org/
– Clique em “Log in”, no canto superior direito;
– Caso ainda não tenha uma conta, clique em “Register” ou “Register for a free account” (circulados em vermelho) para criar a sua conta; caso já possua uma conta, entre no site, preenchendo os campos indicados com as flechas azuis.

– Após efetuar o login, clique em “Download” no canto superior direito;

– Faça o download dos dois itens: “Zotero 5.0 for Windows” e “Zotero connector”; após o término do download, siga as instruções de instalação de ambos

jun
17
seg
Revisão sistemática @Anfiteatro Carlos César de Albuquerque, Hospital de Clínicas de Porto Alegre
jun 17@06:00 – 09:00

Revisão sistemática: o que é? Como fazer? Edição 2019

O objetivo do módulo é ampliar o entendimento do público acadêmico sobre a importância das revisões sistemáticas como método de pesquisa, bem como demonstrar as etapas necessárias ao seu desenvolvimento.

Conteúdo programático:
– Etapas para a construção de uma revisão sistemática;
– formulação da questão de pesquisa – Modelo PICO;
– identificação das fontes;
– elaboração da estratégia de busca;
– seleção e análise dos estudos
– avaliação da qualidade metodológica dos estudos;
– metanálise
– redação do artigo de revisão sistemática;

Ministrantes: Graciele Sbruzzi e Viviane Carrion Castanho
Apoio: Bárbara Pilatti Piffer e Raquel Schimitt Domingos

Nºvagas: 90

jun
18
ter
Gerenciador de Referências – Zotero @Laboratório de Informática Faculdade de Economia, sala 37
jun 18@09:00 – 12:00

Programa:

O que são gerenciadores de referências;

Funcionalidades do Zotero:

Inserção de citações e referências automaticamente;

Como usar grupos para compartilhar documentos,

Organizando pastas no Zotero,

Incluindo tags em documentos para facilitar a recuperação de documentos;

Como fazer anotações em PDFs,

Como importar resultados de bases de dados usando plugins;

Como identificar duplicatas.

Vagas:25

set
5
qui
Gerenciador de Referências – Zotero @Prédio 43433, sala 210 (Laboratório de informática - Instituto de Biociências) - Campus do Vale
set 5@09:00 – 12:00

Programa:

O que são gerenciadores de referências;

Funcionalidades do Zotero:

Inserção de citações e referências automaticamente;

Como usar grupos para compartilhar documentos,

Organizando pastas no Zotero,

Incluindo tags em documentos para facilitar a recuperação de documentos;

Como fazer anotações em PDFs,

Como importar resultados de bases de dados usando plugins;

Como identificar duplicatas.

Vagas: 20

set
13
sex
Seminário Bibliotecas UFRGS e Sabi+ @Sala 210, Prédio 43433 (Instituto de Biociências), Bloco IV, Campus do Vale.
set 13@10:00 – 12:00

Apresenta os serviços oferecidos pelas Bibliotecas da UFRGS. Indica boas práticas dentro da biblioteca. Demonstra os recursos do Catálogo online (SABi+): uso dos serviços de empréstimo/devolução  e reservas nas bibliotecas, catálogos, opções e recursos de pesquisa (salvamento de resultados por  email e em gerenciadores de referência), funcionalidades para o usuário e como gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU).

set
19
qui
Gerenciador de Referências – Zotero @Sala 108 (Laboratório de Informática) Prédio 44301 - Prédio de Ensino do Instituto de Pesquisas Hidráulicas - IPH
set 19@14:00 – 17:00

Programa:

O que são gerenciadores de referências;

Funcionalidades do Zotero:

Inserção de citações e referências automaticamente;

Como usar grupos para compartilhar documentos,

Organizando pastas no Zotero,

Incluindo tags em documentos para facilitar a recuperação de documentos;

Como fazer anotações em PDFs,

Como importar resultados de bases de dados usando plugins;

Como identificar duplicatas.

Vagas: 20

set
27
sex
Gerenciador de Referências – Zotero EAD
set 27@18:00 – 21:00

Programa:

O que são gerenciadores de referências;

Funcionalidades do Zotero:

Inserção de citações e referências automaticamente;

Como usar grupos para compartilhar documentos,

Organizando pastas no Zotero,

Incluindo tags em documentos para facilitar a recuperação de documentos;

Como fazer anotações em PDFs,

Como importar resultados de bases de dados usando plugins;

Como identificar duplicatas.

Instruções para entrar na sala de aula Virtual:
1º) Acessar o link: https://mconf.ufrgs.br/webconf/sala-de-aula-virtual-da-bibeng
2º) Clique na opção circulada em vermelho

3º) Faça o login com seu usuário e senha do Portal do Aluno
Caso você seja um usuário externo (sem vínculo com a UFRGS), escolha a opção “Eu não possuo uma conta, quero entrar como convidado” e preencha com seu nome.
4º) Na tela seguinte, coloque a seguinte chave de acesso: AB12

5º) Na seta seguinte, escolha a opção “Somente ouvir”.
Outras recomendações:
– Recomenda-se utilizar preferencialmente o Google Chrome, para desktops e dispositivos Android, e Safari, para dispositivos iOS.
– Assim que você estiver dentro da sala de aula, passe seu NOME COMPLETO para as instrutoras via mensagem privada. Caso a exibição do seu nome na parte superior da tela, à esquerda, já esteja sendo exibido de forma completa, este passo não será necessário.
– Familiarize-se com os controles de áudio do seu computador, pode haver variação entre o som emitido pelo microfone dos instrutores e o som que chega até você; além disso, dê preferência para o uso de fones de ouvido.
– NÃO habilite sua câmera para evitar tráfego desnecessário de dados na rede.
– Existe um app para uso do Mconf em dispositivos móveis (procure Mconf no Google Play); porém, recomendamos instalar e testar o uso antes do dia da capacitação; não sabemos o grau de qualidade de transmissão via aplicativo.Instruções para instalação do Zotero:
– Entre em https://www.zotero.org/
– Clique em “Log in”, no canto superior direito;
– Caso ainda não tenha uma conta, clique em “Register” ou “Register for a free account” (circulados em vermelho) para criar a sua conta; caso já possua uma conta, entre no site, preenchendo os campos indicados com as flechas azuis.

– Após efetuar o login, clique em “Download” no canto superior direito;

– Faça o download dos dois itens: “Zotero 5.0 for Windows” e “Zotero connector”; após o término do download, siga as instruções de instalação de ambos
– Mais abaixo, clique em “Plugins” e instale também o “Zotfile”.
Vagas: 50