mar
28
qui
Webinar Escrita Científica Curso Online
mar 28@15:30 – 16:30

Pesquisa e disseminação de informações são dois fatos intrinsecamente ligados. E sob esse contexto, o objetivo deste webinar, ministrado em espanhol, é fornecer ao pesquisador uma visão geral a partir dos procedimentos de aceitação de manuscritos por um editor. Nathalie Jacobs, de uma perspectiva muito prática, apresentará extensamente um conjunto de ferramentas e dicas que visam facilitar a publicação de artigos e livros. Em particular, ela vai se referir aos vários modos de publicação existentes atualmente na Springer.

PS.: Este webinar não faz parte do curso Super8.

mar
29
sex
Seminário SBUFRGS e SABi Sala 210, Instituto de Biociências (Prédio 43433) Bloco IV, Campus do Vale.
mar 29@09:00 – 11:00

Programa:

Apresenta os serviços oferecidos pelo Sistema de Bibliotecas da UFRGS. Indica boas práticas dentro da biblioteca. Demonstra os recursos do Catálogo online (SABi):

Uso dos serviços de empréstimo/devolução e reservas nas bibliotecas;

Catálogos;

Dicas de pesquisa;

Como configurar alertas de novidades do catálogo;

Salvamento de resultados em gerenciadores de referência;

Como gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU).

 

abr
4
qui
SAGE Research Methods
abr 4@10:00 – 12:00

O SAGE Research Methods é uma coleção on-line de livros e outros materiais de texto completo que fornecem informações confiáveis e multimídia sobre como aplicar os métodos de pesquisa.

No SAGE METHODS você encontra:

  • Dicas para escrever uma questão de pesquisa válida até a escolha e aplicação de um método;
  • Informações sobre como projetar e conduzir um projeto de pesquisa;
  • Dicas sobre novos métodos de pesquisa;
  • Dicas para fazer uma revisão de literatura
  • Vídeos,  livros, obras de referência, estudos de casos, ferramenta de desenvolvimento de projeto de pesquisa e outros materiais para auxiliar o pesquisador a projetar e executar um projeto de pesquisa.

INSCRIÇÕES: clique aqui

Obs.: Este treinamento não faz parte do curso Super 8.

abr
8
seg
Bases de dados EBSCO: tecnologia e educação – como pesquisar em documentos científicos em formato eletrônico Auditório NASCENTE - Prédio Centenário Engenharia
abr 8@14:00 – 16:00

ProgramaçãoCapacitar docentes, discentes e corpo técnico nas bases de dados da EBSCO, apresentando recursos como pesquisa avançada e acesso aos textos completos, uso de ferramentas de tradução automática de artigos, geração automática de referência bibliográfica, exportação de artigos para Mendeley e EndNote e diversas outras funcionalidades que potencializam o uso dessa ferramenta tão importante para a academia.

 

MinistranteMichelângelo Viana. Especialista em treinamentos da EBSCO Information Services. Bibliotecário e Analista de Sistemas, com mais de 18 anos de experiência profissional em bibliotecas acadêmicas, incluindo sistemas e tecnologias de pesquisa de informação.

abr
9
ter
Introdução à pesquisa com Mendeley e Zotero Laboratório de Informática Faculdade de Economia, sala 37
abr 9@10:00 – 12:00

Critérios para avaliação dos resultados de pesquisa do Google Acadêmico;

Uso de operadores booleanos e outros recursos de pesquisa.

O que são gerenciadores de referências

Como os gerenciadores de referências podem auxiliar a pesquisa;

Introdução à criação da biblioteca em gerenciador;

Comparativo entre Zotero e Mendeley.

Vagas: 25

 

abr
11
qui
Pesquisa com HeinOnline e RTOnline Laboratório de Informática Faculdade de Economia, sala 37
abr 11@13:30 – 15:30
– Apresenta o Super 8 e os passos da pesquisa; 
– Apresentação das bases de dados de Informação Jurídica Hein Online e RT Online;
– Orientação para acesso das restritas da UFRGS via proxy;
–  Conteúdo das bases, estratégias de busca e navegação;
– Principais funcionalidades: download de texto completo, exportação e compartilhamento de referências;
– Importação de resultados de pesquisa para gerenciadores de referências (Mendeley e Zotero)

Gerenciador de Referências – Zotero Sala Informatizada 211 - FABICO.
abr 11@18:00 – 21:00
    Programa:

  • O que são gerenciadores de referências;
  • Funcionalidades do Zotero:
  • Inserção de citações e referências automaticamente;
  • Como usar grupos para compartilhar documentos,
  • Organizando pastas no Zotero,
  • Incluindo tags em documentos para facilitar a recuperação de documentos;
  • Como fazer anotações em PDFs,
  • Como importar resultados de bases de dados usando plugins;
  • Como identificar duplicatas.

Vagas: 20

abr
15
seg
Gerenciador de Referências – Zotero Sala 210, Prédio 43433 (Instituto de Biociências), Bloco IV, Campus do Vale
abr 15@14:00 – 17:00

O que são gerenciadores de referências;

Funcionalidades do Zotero:

Inserção de citações e referências automaticamente;

Como usar grupos para compartilhar documentos,

Organizando pastas no Zotero,

Incluindo tags em documentos para facilitar a recuperação de documentos;

Como fazer anotações em PDFs,

Como importar resultados de bases de dados usando plugins;

Como identificar duplicatas.

Vagas: 23

abr
16
ter
Seminário SBUFRGS e SABi Laboratório de Informática do ILEA, sala 134, Prédio 43322 - Campus do Vale.
abr 16@16:00 – 18:00

Programa:

Apresenta os serviços oferecidos pelo Sistema de Bibliotecas da UFRGS. Indica boas práticas dentro da biblioteca. Demonstra os recursos do Catálogo online (SABi):

Uso dos serviços de empréstimo/devolução e reservas nas bibliotecas;

Catálogos;

Dicas de pesquisa;

Como configurar alertas de novidades do catálogo;

Salvamento de resultados em gerenciadores de referência;

Como gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU).

Vagas: 15

abr
18
qui
Introdução à pesquisa com Mendeley e Zotero – EAD
abr 18@18:00 – 20:00

Programa:

Critérios para avaliação dos resultados de pesquisa do Google Acadêmico;

Uso de operadores booleanos e outros recursos de pesquisa.

O que são gerenciadores de referências

Como os gerenciadores de referências podem auxiliar a pesquisa;

Introdução à criação da biblioteca em gerenciador;

Comparativo entre Zotero e Mendeley.

Instruções para entrar na sala de aula Virtual: 
1º) Acessar o link: https://mconf.ufrgs.br/webconf/sala-de-aula-virtual-da-bibeng
2º) Clique na opção circulada em vermelho (Figura 1 anexa).
3º) Faça o login com seu usuário e senha do Portal do Aluno (Figura 2 anexa). Caso você seja um usuário externo (sem vínculo com a UFRGS), escolha a opção “Eu não possuo uma conta, quero entrar como convidado” e preencha com seu nome.
4º) Na tela seguinte (Figura 3 anexa), coloque a seguinte chave de acesso: AB12
5º) A seguir, será pedido que você ative o Flash Player. Tenha cuidado também com a atualização dele, verifique isto antes do dia do curso: https://helpx.adobe.com/br/flash-player/kb/flash-player-background-updates.html
6º) Será também solicitado que você permita o Flash Player; clique em “Permitir”.
6º) Na seta seguinte (Figura 4 anexa), escolha a opção “Somente ouvir”
Outras recomendações:
– Recomenda-se utilizar o navegador “Mozilla Firefox” ou “Google Chrome”
– Assim que você estiver dentro da sala de aula, passe seu NOME COMPLETO para as instrutoras via mensagem privada. Caso a exibição do seu nome na parte superior da tela, à esquerda, já esteja sendo exibido de forma completa, este passo não será necessário.
– Para compartilhamento de tela dos instrutores com a turma, será necessário o Java atualizado; você pode aprender mais aqui: https://www.java.com/pt_BR/download/help/version_manual.xml.
– Familiarize-se com os controles de áudio do seu computador, pode haver variação entre o som emitido pelo microfone dos instrutores e o som que chega até você; além disso, dê preferência para o uso de fones de ouvido.
– NÃO habilite sua câmera para evitar tráfego desnecessário de dados na rede.
– Existe um app para uso do Mconf em dispositivos móveis (procure Mconf no Google Play); porém, recomendamos instalar e testar o uso antes do dia da capacitação; não sabemos o grau de qualidade de transmissão via aplicativo.