out
8
seg
Introdução a pesquisa com gerenciadores @Sala 103, SEAD, Prédio 43124
out 8@15:30 – 17:30

O que são gerenciadores de referências

Como os gerenciadores de referências podem auxiliar a pesquisa;

Criação da biblioteca em gerenciador;

Comparativo entre zotero e mendeley,

Critérios para avaliação dos resultados de pesquisa do Google Acadêmico;

Uso de operadores booleanos e outros recursos de pesquisa.

Vagas: 32

nov
16
sex
Gerenciador de Referências – Zotero @Sala 103, SEAD, Prédio 43124
nov 16@14:00 – 17:00
    Programa:

  • O que são gerenciadores de referências;
  • Funcionalidades do Zotero:
  • Inserção de citações e referências automaticamente;
  • Como usar grupos para compartilhar documentos,
  • Organizando pastas no Zotero,
  • Incluindo tags em documentos para facilitar a recuperação de documentos;
  • Como fazer anotações em PDFs,
  • Como importar resultados de bases de dados usando plugins;
  • Como identificar duplicatas.

Vagas: 32

Servidores UFRGS
Podem fazer a inscrição pela EDUFRGS

    Observações:

  • Para técnico-administrativos é válido para progressão funcional por capacitação. Para docentes, é válido pelo módulo II do PAAP.
  • Caso você tenha alguma deficiência e necessite de recurso de acessibilidade para participar dessa atividade, favor entrar em contato conosco (edufrgs@progesp.ufrgs.br) informando sua necessidade e indicando o(s) recurso(s) necessário(s) para realização da mesma. Realizar esse contato logo após a realização da sua inscrição no Portal do Servidor. Para verificar alguns dos recursos possíveis de serem oferecidos, clique aqui.
  • Para integralizar a carga horária da atividade é necessária frequência mínima em 75% dos encontros previstos.
  • As ações com mais de um encontro previsto podem sofrer alterações no cronograma inicial, mantendo a necessidade de frequência mínima para integralização da carga horária.
  • Caso o servidor já tenha realizado esta capacitação via EDUFRGS, em outro momento, a mesma não poderá ser contabilizada novamente para fins de progressão funcional.

dez
5
qua
Em busca de financiamento acadêmico: base de dados Pivot @ILEA, sala 113
dez 5@12:00 – 14:00
A Pivot (https://pivot.cos.com) é uma ferramenta de descoberta de financiamento, que indexa editais do mundo todo para a captação de recursos para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Esta base de dados possibilidade a identificação das fontes de financiamento pela indexação dos editais que aceitem candidaturas brasileiras institucionais ou individuais em todas as áreas do conhecimento.
A assinatura da Pivot é uma inciativa da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAN) e da Biblioteca Central para a ampliar o acesso a informações sobre possibilidades de financiamento internacionais.

abr
23
ter
Introdução à pesquisa com Mendeley e Zotero @Sala 210, Prédio 43433 (Instituto de Biociências), Bloco IV
abr 23@14:00 – 16:00

Critérios para avaliação dos resultados de pesquisa do Google Acadêmico;

Uso de operadores booleanos e outros recursos de pesquisa.

O que são gerenciadores de referências

Como os gerenciadores de referências podem auxiliar a pesquisa;

Introdução à criação da biblioteca em gerenciador;

Comparativo entre Zotero e Mendeley.

 

maio
21
ter
Gerenciador de Referências – Zotero @Sala 210, Laboratório de Informática (IBIO) - Prédio 43433 - Bloco IV.
maio 21@09:00 – 12:00

Programa:

O que são gerenciadores de referências;

Funcionalidades do Zotero:

Inserção de citações e referências automaticamente;

Como usar grupos para compartilhar documentos,

Organizando pastas no Zotero,

Incluindo tags em documentos para facilitar a recuperação de documentos;

Como fazer anotações em PDFs,

Como importar resultados de bases de dados usando plugins;

Como identificar duplicatas.

Apoio: Amanda Santos Witt
Vagas: 23

ago
27
ter
Introdução à Pesquisa com Bases de Dados @Prédio 43433, sala 210 (Laboratório de informática - Instituto de Biociências) - Campus do Vale
ago 27@09:00 – 11:00

Critérios para avaliação dos resultados de pesquisa do Google Acadêmico;

Uso de operadores booleanos e outros recursos de pesquisa.

O que são gerenciadores de referências

Como os gerenciadores de referências podem auxiliar a pesquisa;

Introdução à criação da biblioteca em gerenciador;

Comparativo entre Zotero e Mendeley.

Apoio: Marina Plentz
Vagas: 20

 

set
5
qui
Gerenciador de Referências – Zotero @Prédio 43433, sala 210 (Laboratório de informática - Instituto de Biociências) - Campus do Vale
set 5@09:00 – 12:00

Programa:

O que são gerenciadores de referências;

Funcionalidades do Zotero:

Inserção de citações e referências automaticamente;

Como usar grupos para compartilhar documentos,

Organizando pastas no Zotero,

Incluindo tags em documentos para facilitar a recuperação de documentos;

Como fazer anotações em PDFs,

Como importar resultados de bases de dados usando plugins;

Como identificar duplicatas.

Vagas: 20

set
16
seg
Introdução à Pesquisa com Bases de Dados @Sala 134 (Laboratório de informática) - Prédio 43322 ILEA - Instituto Latino-americano de Estudos Avançados - Av. Bento Gonçalves, 9500 - Campus do vale
set 16@15:00 – 17:00

Critérios para avaliação dos resultados de pesquisa do Google Acadêmico;

Uso de operadores booleanos e outros recursos de pesquisa.

O que são gerenciadores de referências

Como os gerenciadores de referências podem auxiliar a pesquisa;

Introdução à criação da biblioteca em gerenciador;

Comparativo entre Zotero e Mendeley.

Apoio: Wagner
Vagas: 15

set
19
qui
Gerenciador de Referências – Zotero @Sala 108 (Laboratório de Informática) Prédio 44301 - Prédio de Ensino do Instituto de Pesquisas Hidráulicas - IPH
set 19@14:00 – 17:00

Programa:

O que são gerenciadores de referências;

Funcionalidades do Zotero:

Inserção de citações e referências automaticamente;

Como usar grupos para compartilhar documentos,

Organizando pastas no Zotero,

Incluindo tags em documentos para facilitar a recuperação de documentos;

Como fazer anotações em PDFs,

Como importar resultados de bases de dados usando plugins;

Como identificar duplicatas.

Vagas: 20

nov
20
qua
Em busca de financiamento acadêmico: base de dados Pivot @Auditório da Botânica / Prédio 43432 / Sala 103 Instituto de Biociências - Departamento de Botânica - DEBOT
nov 20@09:30 – 11:30
A Pivot (https://pivot.cos.com) é uma ferramenta de descoberta de financiamento, que indexa editais do mundo todo para a captação de recursos para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Esta base de dados possibilidade a identificação das fontes de financiamento pela indexação dos editais que aceitem candidaturas brasileiras institucionais ou individuais em todas as áreas do conhecimento.
A assinatura da Pivot é uma inciativa da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAN) e da Biblioteca Central para a ampliar o acesso a informações sobre possibilidades de financiamento internacionais.
Apoio: Nalin F. Silveira