abr
24
ter
SciFinder @Sala 103, SEAD - Prédio 43124
abr 24@13:30 – 16:30

Programa:
Apresentação das bases de dados no SciFinder
Busca por referências
Busca por substâncias químicas
Busca por reações químicas

maio
8
ter
Pesquisa com e-Books @Sala 104, SEAD - Prédio 43124
maio 8@14:00 – 16:00

Programa:

Coleções de e-books disponíveis na UFRGS.
Acesso na rede UFRGS e remoto.
Busca e acesso aos e-books no SABi – Catálogo Geral e Livros Eletrônicos.
Pesquisa, visualização e download de e-books nas bases e-volution e Minha Biblioteca.
Anotações, marcações e recursos extras.
Google Books.
Salvamento de referências de e-books em gerenciadores de referências.

jun
6
qua
Lume @Sala 104, SEAD - Prédio 43124
jun 6@10:00 – 12:00

PROGRAMA:

Panorama sobre repositórios
Acesso aberto
Lume (objetivo; abrangência; regulamentação, políticas e mandatos; fluxos de TCCs, Teses e Dissertações; estatísticas; rankings)

ago
20
seg
Seminário SBUFRGS e SABi @Sala 103, SEAD, Prédio 43124
ago 20@06:30 – 08:30

Programa

Apresenta os serviços oferecidos pelo Sistema de Bibliotecas da UFRGS. Indica boas práticas dentro da biblioteca. Demonstra os recursos do Catálogo online (SABi):

Uso dos serviços de empréstimo/devolução e reservas nas bibliotecas;

Catálogos;

Dicas de pesquisa

Salvamento de resultados em gerenciadores de referência;

Como gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU).

vagas: 32

set
10
seg
Seminário SBUFRGS e SABi @Sala 103, SEAD, Prédio 43124
set 10@12:30 – 14:30

Programa:

Apresenta os serviços oferecidos pelo Sistema de Bibliotecas da UFRGS. Indica boas práticas dentro da biblioteca. Demonstra os recursos do Catálogo online (SABi):

Uso dos serviços de empréstimo/devolução e reservas nas bibliotecas;

Catálogos;

Dicas de pesquisa

Salvamento de resultados em gerenciadores de referência;

Como gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU).

set
25
ter
LUME @Sala 103, SEAD, Prédio 43124
set 25@06:30 – 08:30

PROGRAMA:

Panorama sobre repositórios;
Acesso aberto;
Lume (objetivo; abrangência; regulamentação, políticas e mandatos; fluxos de TCCs, Teses e Dissertações; estatísticas; rankings)

vagas: 32

out
25
qui
Workshop de autores Springer Nature: Redação e submissão de artigos científicos @Auditório do Centro de Ecologia, Sala 101 do prédio 43411 | Campus do Vale
out 25@14:30 – 15:30

Este workshop para autores tem o objetivo de apresentar e discutir alguns princípios básicos para a publicação de artigos científicos de forma bem sucedida.

A apresentação se divide em três partes:

a) estrutura lógica do manuscrito;

b) como encontrar o periódico mais adequado para seu manuscrito;

c) fatores que aumentam as chances de seu manuscrito ser aceito para publicação.

O workshop será em inglês e sem tradução simultânea

O workshop tem duração prevista de 1h30 e mais 30 minutos para sessão de perguntas e respostas.

Ministrante: Christina Eckey

 

dez
5
qua
Em busca de financiamento acadêmico: base de dados Pivot @ILEA, sala 113
dez 5@12:00 – 14:00
A Pivot (https://pivot.cos.com) é uma ferramenta de descoberta de financiamento, que indexa editais do mundo todo para a captação de recursos para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Esta base de dados possibilidade a identificação das fontes de financiamento pela indexação dos editais que aceitem candidaturas brasileiras institucionais ou individuais em todas as áreas do conhecimento.
A assinatura da Pivot é uma inciativa da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAN) e da Biblioteca Central para a ampliar o acesso a informações sobre possibilidades de financiamento internacionais.

set
13
sex
Seminário Bibliotecas UFRGS e Sabi+ @Sala 210, Prédio 43433 (Instituto de Biociências), Bloco IV, Campus do Vale.
set 13@10:00 – 12:00

Apresenta os serviços oferecidos pelas Bibliotecas da UFRGS. Indica boas práticas dentro da biblioteca. Demonstra os recursos do Catálogo online (SABi+): uso dos serviços de empréstimo/devolução  e reservas nas bibliotecas, catálogos, opções e recursos de pesquisa (salvamento de resultados por  email e em gerenciadores de referência), funcionalidades para o usuário e como gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU).

nov
20
qua
Em busca de financiamento acadêmico: base de dados Pivot @Auditório da Botânica / Prédio 43432 / Sala 103 Instituto de Biociências - Departamento de Botânica - DEBOT
nov 20@09:30 – 11:30
A Pivot (https://pivot.cos.com) é uma ferramenta de descoberta de financiamento, que indexa editais do mundo todo para a captação de recursos para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Esta base de dados possibilidade a identificação das fontes de financiamento pela indexação dos editais que aceitem candidaturas brasileiras institucionais ou individuais em todas as áreas do conhecimento.
A assinatura da Pivot é uma inciativa da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAN) e da Biblioteca Central para a ampliar o acesso a informações sobre possibilidades de financiamento internacionais.
Apoio: Nalin F. Silveira