ago
20
seg
Seminário SBUFRGS e SABi @Sala 103, SEAD, Prédio 43124
ago 20@06:30 – 08:30

Programa

Apresenta os serviços oferecidos pelo Sistema de Bibliotecas da UFRGS. Indica boas práticas dentro da biblioteca. Demonstra os recursos do Catálogo online (SABi):

Uso dos serviços de empréstimo/devolução e reservas nas bibliotecas;

Catálogos;

Dicas de pesquisa

Salvamento de resultados em gerenciadores de referência;

Como gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU).

vagas: 32

ago
29
qua
Gerenciadores de Referências – Zotero @Sala 103, SEAD, Prédio 43124
ago 29@06:00 – 09:00

O que são gerenciadores de referências;

Funcionalidades do Zotero:

Inserção de citações e referências automaticamente;

Como usar grupos para compartilhar documentos,

Organizando pastas no Zotero,

Incluindo tags em documentos para facilitar a recuperação de documentos;

Como fazer anotações em PDFs,

Como importar resultados de bases de dados usando plugins;

Como identificar duplicatas.

vagas:32

set
10
seg
Seminário SBUFRGS e SABi @Sala 103, SEAD, Prédio 43124
set 10@12:30 – 14:30

Programa:

Apresenta os serviços oferecidos pelo Sistema de Bibliotecas da UFRGS. Indica boas práticas dentro da biblioteca. Demonstra os recursos do Catálogo online (SABi):

Uso dos serviços de empréstimo/devolução e reservas nas bibliotecas;

Catálogos;

Dicas de pesquisa

Salvamento de resultados em gerenciadores de referência;

Como gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU).

set
25
ter
LUME @Sala 103, SEAD, Prédio 43124
set 25@06:30 – 08:30

PROGRAMA:

Panorama sobre repositórios;
Acesso aberto;
Lume (objetivo; abrangência; regulamentação, políticas e mandatos; fluxos de TCCs, Teses e Dissertações; estatísticas; rankings)

vagas: 32

out
25
qui
Workshop de autores Springer Nature: Redação e submissão de artigos científicos @Auditório do Centro de Ecologia, Sala 101 do prédio 43411 | Campus do Vale
out 25@14:30 – 15:30

Este workshop para autores tem o objetivo de apresentar e discutir alguns princípios básicos para a publicação de artigos científicos de forma bem sucedida.

A apresentação se divide em três partes:

a) estrutura lógica do manuscrito;

b) como encontrar o periódico mais adequado para seu manuscrito;

c) fatores que aumentam as chances de seu manuscrito ser aceito para publicação.

O workshop será em inglês e sem tradução simultânea

O workshop tem duração prevista de 1h30 e mais 30 minutos para sessão de perguntas e respostas.

Ministrante: Christina Eckey

 

nov
16
sex
Gerenciador de Referências – Zotero @Sala 103, SEAD, Prédio 43124
nov 16@14:00 – 17:00
    Programa:

  • O que são gerenciadores de referências;
  • Funcionalidades do Zotero:
  • Inserção de citações e referências automaticamente;
  • Como usar grupos para compartilhar documentos,
  • Organizando pastas no Zotero,
  • Incluindo tags em documentos para facilitar a recuperação de documentos;
  • Como fazer anotações em PDFs,
  • Como importar resultados de bases de dados usando plugins;
  • Como identificar duplicatas.

Vagas: 32

Servidores UFRGS
Podem fazer a inscrição pela EDUFRGS

    Observações:

  • Para técnico-administrativos é válido para progressão funcional por capacitação. Para docentes, é válido pelo módulo II do PAAP.
  • Caso você tenha alguma deficiência e necessite de recurso de acessibilidade para participar dessa atividade, favor entrar em contato conosco (edufrgs@progesp.ufrgs.br) informando sua necessidade e indicando o(s) recurso(s) necessário(s) para realização da mesma. Realizar esse contato logo após a realização da sua inscrição no Portal do Servidor. Para verificar alguns dos recursos possíveis de serem oferecidos, clique aqui.
  • Para integralizar a carga horária da atividade é necessária frequência mínima em 75% dos encontros previstos.
  • As ações com mais de um encontro previsto podem sofrer alterações no cronograma inicial, mantendo a necessidade de frequência mínima para integralização da carga horária.
  • Caso o servidor já tenha realizado esta capacitação via EDUFRGS, em outro momento, a mesma não poderá ser contabilizada novamente para fins de progressão funcional.

maio
21
ter
Gerenciador de Referências – Zotero @Sala 210, Laboratório de Informática (IBIO) - Prédio 43433 - Bloco IV.
maio 21@09:00 – 12:00

Programa:

O que são gerenciadores de referências;

Funcionalidades do Zotero:

Inserção de citações e referências automaticamente;

Como usar grupos para compartilhar documentos,

Organizando pastas no Zotero,

Incluindo tags em documentos para facilitar a recuperação de documentos;

Como fazer anotações em PDFs,

Como importar resultados de bases de dados usando plugins;

Como identificar duplicatas.

Apoio: Amanda Santos Witt
Vagas: 23

set
5
qui
Gerenciador de Referências – Zotero @Prédio 43433, sala 210 (Laboratório de informática - Instituto de Biociências) - Campus do Vale
set 5@09:00 – 12:00

Programa:

O que são gerenciadores de referências;

Funcionalidades do Zotero:

Inserção de citações e referências automaticamente;

Como usar grupos para compartilhar documentos,

Organizando pastas no Zotero,

Incluindo tags em documentos para facilitar a recuperação de documentos;

Como fazer anotações em PDFs,

Como importar resultados de bases de dados usando plugins;

Como identificar duplicatas.

Vagas: 20

set
13
sex
Seminário Bibliotecas UFRGS e Sabi+ @Sala 210, Prédio 43433 (Instituto de Biociências), Bloco IV, Campus do Vale.
set 13@10:00 – 12:00

Apresenta os serviços oferecidos pelas Bibliotecas da UFRGS. Indica boas práticas dentro da biblioteca. Demonstra os recursos do Catálogo online (SABi+): uso dos serviços de empréstimo/devolução  e reservas nas bibliotecas, catálogos, opções e recursos de pesquisa (salvamento de resultados por  email e em gerenciadores de referência), funcionalidades para o usuário e como gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU).

set
19
qui
Gerenciador de Referências – Zotero @Sala 108 (Laboratório de Informática) Prédio 44301 - Prédio de Ensino do Instituto de Pesquisas Hidráulicas - IPH
set 19@14:00 – 17:00

Programa:

O que são gerenciadores de referências;

Funcionalidades do Zotero:

Inserção de citações e referências automaticamente;

Como usar grupos para compartilhar documentos,

Organizando pastas no Zotero,

Incluindo tags em documentos para facilitar a recuperação de documentos;

Como fazer anotações em PDFs,

Como importar resultados de bases de dados usando plugins;

Como identificar duplicatas.

Vagas: 20