nov
20
qua
Currículo Lattes Laboratório de Informática (LIEF) - Campus Olímpico
nov 20@09:00 – 11:00

Programa:

Plataforma e Currículo Lattes.

Cadastro e atualização do CV Lattes.

Dados gerais, formação, atuação, projetos de pesquisa e extensão.

Produção bibliográfica e técnica.

Eventos, orientações, bancas e citações.

Orientações para preenchimento e atualização do CV Lattes.

Vagas: 25

Em busca de financiamento acadêmico: base de dados Pivot Auditório da Botânica / Prédio 43432 / Sala 103 Instituto de Biociências - Departamento de Botânica - DEBOT
nov 20@09:30 – 11:30
A Pivot (https://pivot.cos.com) é uma ferramenta de descoberta de financiamento, que indexa editais do mundo todo para a captação de recursos para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Esta base de dados possibilidade a identificação das fontes de financiamento pela indexação dos editais que aceitem candidaturas brasileiras institucionais ou individuais em todas as áreas do conhecimento.
A assinatura da Pivot é uma inciativa da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAN) e da Biblioteca Central para a ampliar o acesso a informações sobre possibilidades de financiamento internacionais.
Apoio: Nalin F. Silveira

Gerenciador de Referências – Zotero Laboratório de Informática Faculdade de Economia, sala 37
nov 20@14:00 – 17:00

Programa:

O que são gerenciadores de referências;

Funcionalidades do Zotero:

Inserção de citações e referências automaticamente;

Como usar grupos para compartilhar documentos,

Organizando pastas no Zotero,

Incluindo tags em documentos para facilitar a recuperação de documentos;

Como fazer anotações em PDFs,

Como importar resultados de bases de dados usando plugins;

Como identificar duplicatas.

Vagas: 30

 

nov
21
qui
Pesquisa na Hein Online Laboratório de Informática Faculdade de Economia, sala 37
nov 21@14:00 – 16:00
  • Apresentação da base de dados jurídica HeinOnline
  • Orientação para acesso de recursos UFRGS via proxy
  • Conteúdo da base, estratégias de busca e navegação
  • Funcionalidades: download de texto completo, exportação e compartilhamento de referências
  • Exportação de resultados de pesquisa para gerenciadores de referências (Mendeley e Zotero)
  • Ferramentas complementares
  • Vagas: 30

nov
22
sex
Gerenciador de Referências – Zotero EAD
nov 22@18:00 – 21:00

Programa:

O que são gerenciadores de referências;

Funcionalidades do Zotero:

Inserção de citações e referências automaticamente;

Como usar grupos para compartilhar documentos,

Organizando pastas no Zotero,

Incluindo tags em documentos para facilitar a recuperação de documentos;

Como fazer anotações em PDFs,

Como importar resultados de bases de dados usando plugins;

Como identificar duplicatas.

Instruções para entrar na sala de aula Virtual:
1º) Acessar o link: https://mconf.ufrgs.br/webconf/sala-de-aula-virtual-da-bibeng
2º) Clique na opção circulada em vermelho

3º) Faça o login com seu usuário e senha do Portal do Aluno
Caso você seja um usuário externo (sem vínculo com a UFRGS), escolha a opção “Eu não possuo uma conta, quero entrar como convidado” e preencha com seu nome.
4º) Na tela seguinte, coloque a seguinte chave de acesso: AB12

5º) Na seta seguinte, escolha a opção “Somente ouvir”.
Outras recomendações:
– Recomenda-se utilizar preferencialmente o Google Chrome, para desktops e dispositivos Android, e Safari, para dispositivos iOS.
– Assim que você estiver dentro da sala de aula, passe seu NOME COMPLETO para as instrutoras via mensagem privada. Caso a exibição do seu nome na parte superior da tela, à esquerda, já esteja sendo exibido de forma completa, este passo não será necessário.
– Familiarize-se com os controles de áudio do seu computador, pode haver variação entre o som emitido pelo microfone dos instrutores e o som que chega até você; além disso, dê preferência para o uso de fones de ouvido.
– NÃO habilite sua câmera para evitar tráfego desnecessário de dados na rede.
– Existe um app para uso do Mconf em dispositivos móveis (procure Mconf no Google Play); porém, recomendamos instalar e testar o uso antes do dia da capacitação; não sabemos o grau de qualidade de transmissão via aplicativo.Instruções para instalação do Zotero:
– Entre em https://www.zotero.org/
– Clique em “Log in”, no canto superior direito;
– Caso ainda não tenha uma conta, clique em “Register” ou “Register for a free account” (circulados em vermelho) para criar a sua conta; caso já possua uma conta, entre no site, preenchendo os campos indicados com as flechas azuis.

– Após efetuar o login, clique em “Download” no canto superior direito;

– Faça o download dos dois itens: “Zotero 5.0 for Windows” e “Zotero connector”; após o término do download, siga as instruções de instalação de ambos
– Mais abaixo, clique em “Plugins” e instale também o “Zotfile”.
Vagas: 50

nov
25
seg
Trabalho Acadêmico com Zotero Sala 210, Prédio 43433 (Instituto de Biociências), Bloco IV, Campus do Vale.
nov 25@14:00 – 17:00

Capacita o usuário para aplicação da norma NBR 14724/2011: Informação e documentação — Trabalhos acadêmicos (escopo, estrutura do trabalho acadêmico, apresentação gráfica: formato, margens, tamanho da fonte, espaçamento, indicativo de seção, numeração progressiva, paginação, ordem dos elementos). Indica o uso de gerenciadores de referência para automatizar a normalização de citações e referências segundo as normas NBR 10520/202: Informação e documentação – Citações em documentos e NBR 6023/2002: Informação e documentação – Referências – Elaboração. Para melhor aproveitamento do conteúdo é indicado que o participante já tenha feito o módulo de Mendeley ou Zotero.

Vagas: 20

nov
28
qui
Pesquisa com RTOnline e Proview Laboratório de Informática Faculdade de Economia, sala 37
nov 28@14:00 – 16:00
  • Apresentação das bases RTOnline e ProView (Thompson Reuters)
  • Orientação para acesso de recursos UFRGS via proxy
  • Conteúdo da base, estratégias de busca e navegação
  • Funcionalidades: download de texto completo/parcial, exportação e compartilhamento de referências
  • Cadastro para acesso via aplicativos de leitura (Ebooks)
  • Vagas: 30

dez
4
qua
Gerenciador de Referências – Zotero Laboratório de Informática Faculdade de Economia, sala 37
dez 4@14:00 – 17:00

Programa:

O que são gerenciadores de referências;

Funcionalidades do Zotero:

Inserção de citações e referências automaticamente;

Como usar grupos para compartilhar documentos,

Organizando pastas no Zotero,

Incluindo tags em documentos para facilitar a recuperação de documentos;

Como fazer anotações em PDFs,

Como importar resultados de bases de dados usando plugins;

Como identificar duplicatas.

Vagas: 30
Apoio: Luísia Alves

dez
9
seg
Trabalho Acadêmico com Zotero EAD
dez 9@18:00 – 21:00

Capacita o usuário para aplicação da norma NBR 14724/2011: Informação e documentação — Trabalhos acadêmicos (escopo, estrutura do trabalho acadêmico, apresentação gráfica: formato, margens, tamanho da fonte, espaçamento, indicativo de seção, numeração progressiva, paginação, ordem dos elementos). Indica o uso de gerenciadores de referência para automatizar a normalização de citações e referências segundo as normas NBR 10520/202: Informação e documentação – Citações em documentos e NBR 6023/2002: Informação e documentação – Referências – Elaboração. Para melhor aproveitamento do conteúdo é indicado que o participante já tenha feito o módulo de Mendeley ou Zotero.

Instruções para entrar na sala de aula Virtual:
1º) Acessar o link: https://mconf.ufrgs.br/webconf/sala-de-aula-virtual-da-bibeng
2º) Clique na opção circulada em vermelho (Figura 1 anexa).

3º) Faça o login com seu usuário e senha do Portal do Aluno (Figura 2 anexa). Caso você seja um usuário externo (sem vínculo com a UFRGS), escolha a opção “Eu não possuo uma conta, quero entrar como convidado” e preencha com seu nome.
4º) Na tela seguinte (Figura 3 anexa), coloque a seguinte chave de acesso: AB12

5º) Na seta seguinte (Figura 4 anexa), escolha a opção “Somente ouvir”.
Outras recomendações:
– Recomenda-se utilizar preferencialmente o Google Chrome, para desktops e dispositivos Android, e Safari, para dispositivos iOS.
– Assim que você estiver dentro da sala de aula, passe seu NOME COMPLETO para as instrutoras via mensagem privada. Caso a exibição do seu nome na parte superior da tela, à esquerda, já esteja sendo exibido de forma completa, este passo não será necessário.
– Familiarize-se com os controles de áudio do seu computador, pode haver variação entre o som emitido pelo microfone dos instrutores e o som que chega até você; além disso, dê preferência para o uso de fones de ouvido.
– NÃO habilite sua câmera para evitar tráfego desnecessário de dados na rede.
– Existe um app para uso do Mconf em dispositivos móveis (procure Mconf no Google Play); porém, recomendamos instalar e testar o uso antes do dia da capacitação; não sabemos o grau de qualidade de transmissão via aplicativo.Instruções para instalação do Zotero:
– Entre em https://www.zotero.org/
– Clique em “Log in”, no canto superior direito;
– Caso ainda não tenha uma conta, clique em “Register” ou “Register for a free account” (circulados em vermelho) para criar a sua conta; caso já possua uma conta, entre no site, preenchendo os campos indicados com as flechas azuis.

– Após efetuar o login, clique em “Download” no canto superior direito;

– Faça o download dos dois itens: “Zotero 5.0 for Windows” e “Zotero connector”; após o término do download, siga as instruções de instalação de ambos
– Mais abaixo, clique em “Plugins” e instale também o “Zotfile”.
Vagas: 50

 

dez
10
ter
Gerenciador de Referências – Mendeley Laboratório de Informática Faculdade de Economia, sala 37
dez 10@14:00 – 17:00

Programa:

O que são gerenciadores de referências;

Funcionalidades do Mendeley:

Inserção de citações e referências automaticamente;

Como usar grupos para compartilhar documentos,

Organizando pastas no Mendeley,

Incluindo tags em documentos para facilitar a recuperação de documentos;

Como fazer anotações em PDFs,

Como importar resultados de bases de dados usando plugins;

Como identificar duplicatas.

Vagas: 30
Apoio: Dirce Santin