nov
22
qui
Trabalho Acadêmico com Zotero Laboratório de Informática Faculdade de Economia, sala 37
nov 22@14:00 – 17:00

Capacita o usuário para aplicação da norma NBR 14724/2011: Informação e documentação — Trabalhos acadêmicos (escopo, estrutura do trabalho acadêmico, apresentação gráfica: formato, margens, tamanho da fonte, espaçamento, indicativo de seção, numeração progressiva, paginação, ordem dos elementos). Indica o uso de gerenciadores de referência para automatizar a normalização de citações e referências segundo as normas NBR 10520/202: Informação e documentação – Citações em documentos e NBR 6023/2002: Informação e documentação – Referências – Elaboração. Para melhor aproveitamento do conteúdo é indicado que o participante já tenha feito o módulo de Mendeley ou Zotero.

Vagas: 27

Trabalho Acadêmico com Mendeley ESEFID - Lab. Informática
nov 22@16:00 – 18:00

Programa:
Capacita o usuário para aplicação da norma NBR 14724/2011: Informação e documentação — Trabalhos acadêmicos (escopo, estrutura do trabalho acadêmico, apresentação gráfica: formato, margens, tamanho da fonte, espaçamento, indicativo de seção, numeração progressiva, paginação, ordem dos elementos). Indica o uso de gerenciadores de referência para automatizar a normalização de citações e referências segundo as normas NBR 10520/202: Informação e documentação – Citações em documentos e NBR 6023/2002: Informação e documentação – Referências – Elaboração.

Vagas:30

nov
23
sex
Trabalho Acadêmico com Zotero Sala 103, SEAD, Prédio 43124
nov 23@13:30 – 16:30

Capacita o usuário para aplicação da norma NBR 14724/2011: Informação e documentação — Trabalhos acadêmicos (escopo, estrutura do trabalho acadêmico, apresentação gráfica: formato, margens, tamanho da fonte, espaçamento, indicativo de seção, numeração progressiva, paginação, ordem dos elementos). Indica o uso de gerenciadores de referência para automatizar a normalização de citações e referências segundo as normas NBR 10520/202: Informação e documentação – Citações em documentos e NBR 6023/2002: Informação e documentação – Referências – Elaboração. Para melhor aproveitamento do conteúdo é indicado que o participante já tenha feito o módulo de Mendeley ou Zotero.

Vagas: 32

Servidores UFRGS
Podem fazer a inscrição pela EDUFRGS

    Observações:

  • Para técnico-administrativos é válido para progressão funcional por capacitação. Para docentes, é válido pelo módulo II do PAAP.
  • Caso você tenha alguma deficiência e necessite de recurso de acessibilidade para participar dessa atividade, favor entrar em contato conosco (edufrgs@progesp.ufrgs.br) informando sua necessidade e indicando o(s) recurso(s) necessário(s) para realização da mesma. Realizar esse contato logo após a realização da sua inscrição no Portal do Servidor. Para verificar alguns dos recursos possíveis de serem oferecidos, clique aqui.
  • Para integralizar a carga horária da atividade é necessária frequência mínima em 75% dos encontros previstos.
  • As ações com mais de um encontro previsto podem sofrer alterações no cronograma inicial, mantendo a necessidade de frequência mínima para integralização da carga horária.
  • Caso o servidor já tenha realizado esta capacitação via EDUFRGS, em outro momento, a mesma não poderá ser contabilizada novamente para fins de progressão funcional.

nov
26
seg
IEEE online
nov 26@13:00 – 14:00

Acesso a mais de 4 milhões de documentos relevantes nas áreas de Engenharia, Ciências da Computação, Biotecnologia, Transporte, Geociência e áreas afins.
Tema: Conheça IEEE Xplore: Conteúdo e Recursos

Obs: este evento não faz parte do curso de extensão Super 8.

nov
27
ter
Gerenciador de Referências – Zotero Curso Online
nov 27@11:00 – 13:00

Programa:

O que são gerenciadores de referências;

Funcionalidades do Zotero:

Inserção de citações e referências automaticamente;

Como usar grupos para compartilhar documentos,

Organizando pastas no Zotero,

Incluindo tags em documentos para facilitar a recuperação de documentos;

Como fazer anotações em PDFs,

Como importar resultados de bases de dados usando plugins;

Como identificar duplicatas.

Apoio pedagógico: Natália Rebelo
Instruções para entrar na sala de aula Virtual:
1º) Acessar o link: https://mconf.ufrgs.br/webconf/00104698
2º) Clique na opção circulada em vermelho (Figura 1).


3º) Faça o login com seu usuário e senha do Portal do Aluno (Figura 2).


4º) Na tela seguinte (Figura 3), coloque a seguinte chave de acesso: AB12

5º) A seguir, será pedido que você ative o Flash Player. Tenha cuidado também com a atualização dele, verifique isto antes do dia do curso: https://helpx.adobe.com/br/flash-player/kb/flash-player-background-updates.html
6º) Será também solicitado que você permita o Flash Player; clique em “Permitir”.
6º) Na seta seguinte (Figura 4 anexa), escolha a opção “Somente ouvir”

Outras recomendações:

  • Recomenda-se utilizar o navegador “Mozilla Firefox” ou “Google Chrome”
  • Para compartilhamento de tela dos instrutores com a turma, será necessário o Java atualizado; você pode aprender mais aqui: https://www.java.com/pt_BR/download/help/version_manual.xml.
  • Familiarize-se com os controles de áudio do seu computador, pode haver variação entre o som emitido pelo microfone dos instrutores e o som que chega até você; além disso, dê preferência para o uso de fones de ouvido.
  • NÃO habilite sua câmera para evitar tráfego desnecessário de dados na rede.
  • Existe um app para uso do Mconf em dispositivos móveis (procure Mconf no Google Play); porém, recomendamos instalar e testar o uso antes do dia da capacitação; não sabemos o grau de qualidade de transmissão via aplicativo.

OXFORD E CAMBRIDGE online
nov 27@13:00 – 14:00


Acesso a mais de 200 periódicos científicos de editores multidisciplinares divididos nas áreas de Medicina, Ciências da Vida, Direito, Ciências Física e Matemática, Ciências Sociais e Humanas.
Tema: Editores Multidisciplinares: Oxford e Cambridge

Obs: este evento não faz parte do curso de extensão Super 8.

nov
28
qua
SAGE online
nov 28@08:00 – 09:00

Acesso a mais de 800 periódicos científicos divididos nas áreas de Ciências da Saúde, Ciências da Vida, Biomedicina, Ciências Materiais e Engenharia, Ciências Sociais e Humanas.
Tema: Conheça SAGE Journals: Conteúdo e Recursos

Obs: este evento não faz parte do curso de extensão Super 8.

dez
4
ter
Em busca de financiamento acadêmico: base de dados Pivot Auditório Nascente - Prédio Centenário da Escola de Engenharia - Campus Centro
dez 4@12:00 – 14:00
A Pivot (https://pivot.cos.com) é uma ferramenta de descoberta de financiamento, que indexa editais do mundo todo para a captação de recursos para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Esta base de dados possibilidade a identificação das fontes de financiamento pela indexação dos editais que aceitem candidaturas brasileiras institucionais ou individuais em todas as áreas do conhecimento.
A assinatura da Pivot é uma inciativa da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAN) e da Biblioteca Central para a ampliar o acesso a informações sobre possibilidades de financiamento internacionais.

dez
5
qua
Em busca de financiamento acadêmico: base de dados Pivot ILEA, sala 113
dez 5@12:00 – 14:00
A Pivot (https://pivot.cos.com) é uma ferramenta de descoberta de financiamento, que indexa editais do mundo todo para a captação de recursos para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Esta base de dados possibilidade a identificação das fontes de financiamento pela indexação dos editais que aceitem candidaturas brasileiras institucionais ou individuais em todas as áreas do conhecimento.
A assinatura da Pivot é uma inciativa da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAN) e da Biblioteca Central para a ampliar o acesso a informações sobre possibilidades de financiamento internacionais.